MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Como oferecer serviços jurídicos pensados no cliente

Como oferecer serviços jurídicos pensados no cliente

A cultura de foco no cliente não é novidade e o bom atendimento deixou, há muito tempo, de ser diferencial competitivo.

quarta-feira, 16 de março de 2022

Atualizado às 09:09

 (Imagem: Arte Migalhas)

(Imagem: Arte Migalhas)

Oferecer serviços que satisfaçam os clientes é uma busca de toda empresa.Sendo assim, não é diferente em escritórios de advocacia.

A cultura de foco no cliente não é novidade e o bom atendimento deixou, há muito tempo, de ser diferencial competitivo.

Hoje, então, é importante que os escritórios de advocacia estejam atentos às dores da clientela e busquem implementar - caso ainda não possuam - serviços que façam.

No entanto, vale lembrar que não é necessário mudar completamente a sua área de especialização ou atuar em um ramo que você não gosta. O ponto é que, você pode ampliar a sua atuação, mudar como você oferece alguns serviços, etc.

1- Identifique as necessidades do mercado

De nada adianta oferecer uma cartela super inovadora e cheia de serviços se não é isso que seus clientes precisam. Portanto, é importantíssimo entender qual a necessidade do mercado.

Mas, não basta apenas fazer pesquisas de público e fazer pesquisas com seus clientes sobre suas necessidades. Vocês, advogados e advogadas, com certeza sabem melhor que ninguém que é importante se antecipar ao público alvo em alguns quesitos

Por exemplo, quando começou a se falar em Direito Digital a área ainda não havia se tornado uma necessidade tão latente quanto é hoje - principalmente devido à pandemia de coronavírus.

Desse modo, é importante que os escritórios mantenham-se atentos às pesquisas, tendências, entre outras atividades humanas que podem ser previstas, visando incorporar alguns serviços às suas ofertas.

2- Oferte uma variedade de serviços jurídicos

Antes de implementar novos serviços jurídicos ao seu escritório de advocacia, é importante estudar, explorar e criar mais de uma oferta. Assim, seus clientes e potenciais clientes terão uma gama maior de  opções ao te contratar.

3 - Teste

Toda inovação depende, além da opinião e identificação da dor de um cliente, o teste para que este faça sentido. Portanto, ao ofertar um novo serviço, é importante, como já dito anteriormente, testar mais de uma solução.

Vale destacar que, todo teste vem acompanhado de análise de resultados. Logo, acompanhar indicadores é essencial para identificar se o serviço faz sentido para seu cliente e para o escritório de advocacia.

4 - Escute a opinião do seu cliente sobre os serviços jurídicos ofertados

Apesar de não bastar só a pesquisa com clientes, ela não pode ser descartada. Além da pesquisa inicial, eé importante sempre colher feedbacks sobre o assunto.

O NPS1 na advocacia é uma boa maneira de entender o quanto os clientes estão satisfeitos com o serviço e o se eles o indicariam para um amigo ou parente.

5 - Faça marketing jurídico - e tenha uma boa estratégia!

Muitas pessoas acreditam que o marketing jurídico trata-se apenas das propagandas dos serviços jurídicos. Mas na realidade é muito mais do que isso.

Um bom marketing conta também com uma boa estratégia de branding, isto é, de posicionamento de marca, que nada mais é do que as comunicações que sua marca faz visando ser mais reconhecida. Este tipo de marketing se diferencia porque não é uma estratégia de vendas, necessariamente, e é uma ótima opção para que escritórios de advocacia apostem, sem ferir o código de ética da OAB.

Como oferecer serviços jurídicos a empresas?

Como já dito, você pode utilizar ainda as redes sociais para alcançar clientes B2B e oferecer seus serviços jurídicos. Para isso, utilize-se de canais com viés mais profissional, como o LinkedIn, Youtube ou Blogs.

Você pode, por exemplo, escrever artigos sobre determinado assunto no blog e depois publicar um texto sobre o assunto no LinkedIn, ou ainda, um vídeo para o Youtube.

Assim, as empresas podem fazer um ciclo de consumo do seu conteúdo que pode levá-las a um dia, adquirir o produto.

_____

1 https://blog.sajadv.com.br/escritorio-de-advocacia-nps/

Aline de Souza Pereira

Aline de Souza Pereira

Analista de Conteúdo do SAJ ADV. Graduanda de Jornalismo na UFSC.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca