MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Dicas para melhorar o sinal de Wifi

Dicas para melhorar o sinal de Wifi

Os clientes sabendo que a empresa é segura e bem protegida, colocam ela em um patamar mais respeitável.

quinta-feira, 17 de março de 2022

Atualizado em 18 de março de 2022 15:28


(Imagem: Arte Migalhas)

Hoje em dia, não tem como uma empresa funcionar direito sem uma boa internet. Mas não basta apenas a qualidade, é preciso também ser ágil e eficiente. Por isso, melhorar o sinal do Wi-Fi nos ambientes corporativos é primordial! Ele é capaz de levar mais agilidade e eficiência para o dia a dia das empresas. 

Porém, muitos gestores acabam investindo em roteadores Wireless, concentradores e outros equipamentos que nem sempre atendem as necessidades da corporação. É necessário considerar a quantidade de funcionários e dispositivos que usarão a internet, além do espaço físico da empresa, e claro, a segurança oferecida!

A principal preocupação de uma empresa é ter a proteção dos seus dados para não sofrer um ataque virtual e ter suas informações expostas. Além disso, a conexão rápida, sem falhas de navegação, beneficia muito a produtividade dos funcionários. Por isso, é importante entender como funciona um roteador profissional antes de comprar um novo equipamento.

Os principais problemas que a falta de um bom sinal de Wi-Fi pode ocasionar

1º Afetam a produtividade dos funcionários

O sinal de Wi-Fi proporciona comodidade para os funcionários. Poder trabalhar em qualquer espaço da empresa é muito benéfico. Desta forma, a apresentação de um trabalho pode ser feita na sala de reunião, sem problemas. Porém, sem uma internet com um bom sinal, essa comodidade diminui, afetando diretamente a produtividade da equipe.

2ª Falhas no e-mail impedindo a comunicação com os clientes

Você já passou por uma situação de achar que enviou um e-mail, mas ele não foi entregue pois a internet havia falhado no momento? Isso pode gerar muito caos e até impedir fechamentos de negócios. Sem falar que deixa um clima muito estranho com o cliente, e passa a impressão que falta profissionalismo na sua empresa.

3° Conexão lenta e falhas na conexão

A maioria desses problemas é devido à escolha do equipamento de distribuição do sinal de Wi-Fi. Muitas empresas utilizam roteadores de perfil doméstico no ambiente corporativo, e isso gera as falhas e conexões lentas.

É preciso ter um aparelho que dê segurança e estabilidade em toda a área da empresa. Assim é possível atender o acesso de todos os funcionários e clientes que utilizam o Wi-Fi.

4ª Redução da segurança do ambiente empresarial

Um Wi-Fi sem segurança é uma porta de entrada para hackers. Isso prejudica muito as empresas que podem perder todo um histórico de trabalho, dados de terceiros, informações confidenciais e até afetar a rotina de dias ou semanas. É extremamente importante que haja uma proteção confiável para acessar o sinal de Wi-Fi da sua empresa.

Estratégias para melhorar o sinal de Wi-Fi da sua empresa

Mantenha o roteador e software atualizado

As atualizações melhoram a capacidade tecnológica do aparelho, estabelecendo conexões mais rápidas e limpas. Manter ele com a última versão do software faz com que o sinal fique otimizado e forte contra falhas e lentidões.

Observe a posição de seu roteador

Pode parecer besteira, mas a posição do roteador é muito importante para melhorar o sinal do Wi-Fi. Isso porque, como ele funciona através de ondas de rádio, qualquer parede, móvel ou aparelho eletrônico vira um obstáculo. Por isso, normalmente a melhor opção é a central e o mais alto possível.

Escolha o canal de frequência ideal

Para evitar ou minimizar as interferências de sinais, o ideal é procurar obter um canal de frequência que não seja usado por nenhum outro equipamento eletrônico no escritório. Por exemplo, ter uma assistente virtual conectada à mesma internet que o restante dos computadores da empresa pode causar falhas problemáticas.

Invista em segurança para o seu Wi-Fi

Muitas pessoas não sabem, mas tem como não mostrar a rede da sua empresa entre as disponíveis nos dispositivos. Isso mantém o sinal em sigilo, protegendo de ataques e até de pessoas que tentam acessar e deixam o sistema sobrecarregado.

Estabeleça uma boa política de uso da rede

Os aplicativos e programas dos computadores e celulares também podem consumir muito sinal de Wi-Fi. Por isso, estabeleça uma política de uso da rede na sua empresa! Além disso, configure o roteador para dar prioridade para as atividades principais do trabalho.

Reinicie o roteador esporadicamente

Quando o ambiente está muito quente ou o roteador está sendo sobrecarregado, pode haver um superaquecimento. Nesses momentos, o ideal é reiniciá-lo para que o aparelho possa resfriar e não ter uma perda de sinal ou, até mesmo, do roteador.

Busque um serviço de suporte de TI especializado

Mas, mesmo com todas essas estratégias, há coisas que só pessoas especializadas conseguem dar conta. Por isso, é importante contar com um time de suporte de TI, para que quando surgir algum problema, você saiba quem chamar.

Quais as vantagens de melhorar o sinal de Wi-fi corporativo?

Funcionários têm maior confiança na rede

Por ter uma maior estabilidade, os funcionários sabem que independentemente do número de acesso ou condições climáticas, o Wi-Fi corporativo irá funcionar. Essa confiança é refletida no desempenho das funções, aumentando a produtividade e os resultados da empresa.

Essa é uma excelente forma de fazer os funcionários se sentirem mais motivados e encorajados a produzirem mais.

Há menos riscos de roubos e danos no sistema

O Wi-Fi corporativo é confiável e seguro. Ele disponibiliza o gerenciamento de acessos e impede que pessoas não autorizadas entrem na rede. Além disso, sua proteção funciona contra ataques de hackers e malwares. Isso garante que seus dados ou sistema não sejam prejudicados, ou sofram roubos cibernéticos.

A empresa ganha mais confiança perante o mercado e a sua reputação aumenta

Os clientes sabendo que a empresa é segura e bem protegida, colocam ela em um patamar mais respeitável.

Isso porque, ao cuidar de todos os detalhes de segurança, a empresa está demonstrando que se preocupa e zela pelos dados e informações dos clientes. É uma excelente maneira de fazer seus clientes sentirem que estão em boas mãos.

Por isso, não se engane. Se você quer melhorar o sinal de Wi-Fi da sua empresa, invista em um roteador para fins profissionais.

t

Lucas Ferreira da Silva

Lucas Ferreira da Silva

Head of Digital Marketing da Penso Tecnologia. Especialista em marketing digital com mais de 9 anos de atuação.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca