MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Lei da liberdade econômica: impactos para os escritórios de advocacia

Lei da liberdade econômica: impactos para os escritórios de advocacia

Como qualquer negócio, os escritórios de advocacia e profissionais de departamentos jurídicos devem estar atentos às mudanças em relação à burocracia e a concorrência, já que, são também empreendimentos.

sexta-feira, 18 de março de 2022

Atualizado às 08:53

(Imagem: Arte Migalhas)

A CF/88, em seu art. 1º define que o Brasil é um estado democrático de direito e tem como um de seus fundamentos os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

Com base neste fundamento e nas ideias da livre iniciativa, o presidente da república aprovou em setembro de 2019 a Lei da Liberdade econômica.

A lei tem por objetivo fa,cilitar algumas burocracias para empreendedores, restringir a atuação governamental em na economia e respeitar os direitos de propriedade.

 Vamos ver mais sobre ela?

O que é liberdade econômica?

Liberdade econômica trata-se do direito de realizar atividades econômicas sem interferência estatal.

Este conceito define que, as pessoas são livres para exercer suas atividades econômicas, ou seja, trabalhar, investir e gerar reservas sem a necessidade de justificar ao governo seus atos e valores em reserva. Este é, como já dito acima, um Direito previsto constitucionalmente.

A lei sancionada, surge, então, para garantir a aplicação da liberdade individual e comercial, reduzindo a burocracia em certas transações.

Quais os principais aspectos da Lei da Liberdade Econômica?

"Art. 2º  São princípios que norteiam o disposto nesta Lei:
I - a liberdade como uma garantia no exercício de atividades econômicas;
II - a boa-fé do particular perante o poder público;
III - a intervenção subsidiária e excepcional do Estado sobre o exercício de atividades econômicas; e
IV - o reconhecimento da vulnerabilidade do particular perante o Estado.
 Parágrafo único. Regulamento disporá sobre os critérios de aferição para afastamento do inciso IV do caput deste artigo, limitados a questões de má-fé, hipersuficiência ou reincidência."

O que mudou com a lei 13.874/19?

Como vimos, a Lei da Liberdade Econômica fez alterações significativas nas regulações brasileiras. Vejamos cada uma delas a seguir:

  • 1) Fim dos alvarás para estabelecimentos de baixo risco 
  • 2) Possibilidade de digitalização de documentos
  • 3) Mais espaço para a inovação
  • 4) Horários flexíveis
  • 5) Registro de ponto e extras
  • 6) Proibição de abuso regulatório
  • 7) Desconsideração da personalidade jurídica
  • 8) Fortalecimento dos contratos

Quais os impactos da lei de liberdade econômica no Direito Civil?

Em primeiro lugar, a Lei da Liberdade Econômica agora reduz algumas burocracias antes exigidas, como a necessidade de alvará de funcionamento, etc.

Ocorre que, existem tanto impactos positivos, como o supramencionado, quanto impactos que podem ser negativos para alguns pequenos comerciantes.

Anteriormente, o mercado brasileiro era mais fechado. Com o novo regramento, o país fica mais aberto a investimento estrangeiro, na lógica do livre mercado, fazendo com que, muitas empresas brasileiras percam espaço e até venham a falir ao competir com gigantes internacionais.

Dessa maneira, é importante que as empresas brasileiras estejam preparadas para a concorrência que pode vir.

Como a lei 13.874/19 impacta a advocacia?

Qualquer mudança legislativa impacta diretamente na advocacia, uma vez que, a legislação é o principal objeto de atuação dos advogados e advogadas.

No caso de mudanças cíveis, quase que 100% dos advogados e advogadas são impactados e precisam correr para entender e alterar seu modus operandi em relação às mudanças.

Ademais, como qualquer negócio, os escritórios de advocacia e profissionais de departamentos jurídicos devem estar atentos às mudanças em relação à burocracia e a concorrência, já que, são também empreendimentos.

No mais, é estudar a nova lei e ficar a par de tudo sobre ela, a fim de auxiliar melhor seus clientes e direcionar melhor seu negócio.

Aline de Souza Pereira

Aline de Souza Pereira

Analista de Conteúdo do SAJ ADV. Graduanda de Jornalismo na UFSC.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca