MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A figura do watchdog no direito de insolvência brasileiro

A figura do watchdog no direito de insolvência brasileiro

Claudio Montoro e Gabriela Ortega

A importância do watchdog nos processos de reorganização judicial de empresas como alternativa ao afastamento dos sócios da administração. Impactos da atuação e principais diferenças da figura do administrador judicial.

quarta-feira, 11 de maio de 2022

Atualizado às 07:17

(Imagem: Arte Migalhas)

1. Introdução

O presente artigo tem como objetivo analisar a atuação da recém-inserida figura do watchdog nos processos de insolvência. O conceito em tradução livre significa "pessoa ou o comitê cujo trabalho é certificar que as empresas não estão agindo ilegalmente ou de forma irresponsável - "A watchdog is a person or committee whose job is to make sure that companies do not act illegally or irresponsibly."1

O debate se intensifica a redor do tema em razão da nomeação de tal profissional em caso de grande repercussão em tramite na 1ª vara de Recuperações Judiciais e Falências da capital do Estado de São Paulo, no qual o magistrado que preside o feito, dr. João de Oliveira Rodrigues Filho, determinou a nomeação de watchdog para a investigação de desvio de atos de conduta da administração de empresa recuperanda, levando o debate à 1º Câmara de Direito Empresarial do TJ/SP que concluiu que as situações descritas nos autos sobre utilização dos valores obtidos com a venda das UPI's, constituição de empresas com integralização de capital através de bens das recuperandas, a vultuosa dívida fiscal, a inadimplência dos pagamentos à classe trabalhista noticiada pela administradora judicial, a destinação de mais de 32 milhões para constituição de outra empresa dentre outras denúncias, seriam indícios de que a gestão teria causado prejuízos ao cumprimento do plano de soerguimento, possibilitando "a nomeação de um observador, modalidade mais branda de intervenção, com a finalidade de assegurar a incolumidade do patrimônio social, acompanhando e fiscalizando diuturnamente as operações."2..

No acórdão, o ilustre desembargador Azuma Nishi destaca que o whatchdog é uma "forma mais branda de intervenção na administração da sociedade, que tem por precípuo escopo assegurar a incolumidade do patrimônio social, bem como acompanhar e fiscalizar diuturnamente as atividades da sociedade".

Ainda, quando da decisão de cumprimento às atribuições que foram determinadas, o magistrado ressaltou como obrigação do watchdog a atuação preventiva no tocante ao esvaziamento patrimonial e a dilapidação do patrimônio, ampliando sua atuação para descrever o valor repassado para a empresa do mesmo grupo, diante da apuração preliminar realizada pelo administrador judicial.3

Assim, de fato, mostra-se proporcional e consentâneo à espécie, a nomeação de um watchdog para acompanhamento das atividades do grupo, para proteção aos interesses dos credores e do cumprimento efetivo do plano de recuperação judicial. Vale lembrar que é possível o Poder Judiciário nomear, a depender do caso, um watchdog também conhecido como observador judicial, para apurar as ocorrências elencadas no art. 64 da lei 11.101/05, ou ainda como forma mais branda de intervenção na administração da sociedade, que tem por precípuo escopo assegurar a incolumidade do patrimônio social, bem como acompanhar e fiscalizar diuturnamente as atividades da sociedade.

2. A fundamentação jurídica e competências do watchdog nos processos de insolvência

Nosso atual sistema brasileiro de insolvência reconhece a empresa como um meio de geração de benefícios sociais reflexos ao exercício de sua atividade, preservando assim, as empresas endividadas a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, empregos e interesses dos credores e da comunidade e, em consequência, impõe aos credores sujeitos a um processo de recuperação judicial, o impedimento temporário da exigibilidade de seus direitos e o debate dos termos de um plano de recuperação que usualmente implica em deságio de créditos e na dilação dos prazos de seus pagamentos.

  • Clique aqui para conferir a íntegra do artigo.
Claudio Montoro

Claudio Montoro

Professor do Insper e administrador Judicial da Capital Administradora.

Gabriela Ortega

Gabriela Ortega

Advogada pós-graduada em Direito Empresarial, com especialização em Direito Falimentar e Recuperação de Empresas. Especialista em Direito Processual Civil pela Escola Paulista de Direito. Especialista em Recuperação Judicial e Falências pela Universidade de São Paulo Fundação Arcadas. Sócia no escritório M³O especializado em insolvência empresarial. Head responsável pelo departamento de recuperação judicial na Capital Administradora Judicial.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca