MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Comércio exterior: saiba como o ano eleitoral pode impactar

Comércio exterior: saiba como o ano eleitoral pode impactar

Entenda como o período eleitoral e a escolha de um candidato afeta o país nas relações de comércio internacional e quais os reflexos disso para economia nacional.

terça-feira, 24 de maio de 2022

Atualizado às 13:44

A economia e o comércio exterior dependem intrinsecamente das políticas governamentais adotadas pelos países, assim o período de eleição de um novo gestor, bem como a escolha de um novo representante pode impactar o país de diversas formas.

Nesse sentido, entende-se que cada candidato traça uma linha para a gestão do país, estabelecendo metas e diretrizes para o período de governo, assim, a depender da estratégica política, a relação do país com o comércio exterior também varia.

Isso ocorre porque vivemos em um período onde ao mesmo tempo em que há a soberania dos países, devido a globalização, estão todos interligados, existindo uma certa dependência internacional.

Sendo assim, um ponto fundamental do país que é afetado com o processo eleitoral é a economia. Empresários, investidores e interessados no mercado financeiro e no comércio tornam-se observadores do cenário eleitoral, já que qualquer decisão nesse período poderá ter resultados inesperados.

Eleições: Quais as mudanças no cenário do país?

O período eleitoral é considerado o momento de expressão de democracia e cidadania para muitos sistema, já que o cidadão fica responsável pela nomeação do representante do país por um determinado tempo.

Mais do que a eleição de uma figura, o ato de votar traduz sentimentos patrióticos de mudança, esperança ou renovação, conforme os ideais que os candidatos afirmam acreditar.

Essa conjuntura eleitoral provoca uma mobilização nas entidades políticas, principalmente nos partidos, que organizam campanhas, articulações com outros partidos e buscam apoiadores muito antes do ano eleitoral, buscando garantir o sucesso e a consequente eleição do candidato.

Normalmente, por causa dessas mobilizações, o ano eleitoral costuma ser agitado, com aparições, falas e manifestações a favor da figura política, gerando bastante movimentação principalmente no setor social, visto que é um momento de representação social.

  • Clique aqui para conferir a íntegra do artigo.
Cícero Costa

VIP Cícero Costa

Especialista em planejamento tributário de ICMS normal e em operação de importação por Alagoas, em regimes especiais de tributação e em benefícios fiscais de ICMS em Alagoas.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca