MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. A relevância dos direitos do idoso e a sua inefetividade

A relevância dos direitos do idoso e a sua inefetividade

Luciana Carabagialle e Jamile A. Machnicki

A concretização dos direitos do idoso no Brasil está necessariamente associada a uma mudança cultural de aspecto social.

terça-feira, 28 de junho de 2022

Atualizado às 08:43

Envelhecer é inerente à condição humana. Faz parte da vida. De fato, só deixará de envelhecer, quem antes disso não mais estiver vivo.

Logo, é indispensável que o legislativo, o executivo e o judiciário se preocupem em contemplar, realizar e garantir os direitos dos idosos, sobretudo à proteção, à segurança, ao lazer e às oportunidades. Sendo igualmente importante que todos os cidadãos, enquanto sociedade, respeitem, acolham e deem espaço a essa população.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), entende como idoso o indivíduo que tenha 60 anos ou mais. O conceito foi incorporado pelo Brasil e está contido no Estatuto do Idoso, mais precisamente em seu artigo 1º. 

De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os anos de 2012 e 2017, houve um significativo aumento da população idosa no país, na ordem de 18%. E, considerando fatores como o aumento da qualidade de vida e a expansão da mulher no mercado de trabalho (causa diretamente ligada à diminuição da natalidade em países desenvolvidos), esse número só tende a crescer.

No processo de envelhecimento, a vida do homem como ser social contempla, além de mudanças biológicas, mudanças socioculturais. Significa dizer que o envelhecer atinge não apenas o indivíduo, mas também a estrutura do meio em que está inserido, a saber: a família, as instituições públicas e privadas, a política, e toda a organização contida na sociedade. 

O que se nota, contudo, é uma grande ambivalência relacionada aos idosos. Se, por um lado, exalta-se toda a sua experiência e sabedoria, por outro desvaloriza-se a sua força de trabalho e capacidade contributiva, em decorrência da inerente e natural vulnerabilidade, fragilidade física e, por vezes, de uma maior dificuldade em acompanhar a desenfreada movimentação e inovações do mundo atual, ainda que o envelhecer ocorra de forma saudável e adequada.

E é nesse contexto que o tema se torna especialmente relevante para os poderes legislativo, executivo e judiciário, que possuem o "poder dever" de elaborar, exercer e garantir os direitos dos idosos em meio a uma sociedade que, em grande parte, não os percebe como verdadeiramente úteis e importantes.

No ordenamento jurídico brasileiro, diversos diplomas legais contemplam a defesa dos idosos, a começar pela própria Constituição Federal de 1988, a Política Nacional do Idoso (lei 8842/94), a Lei de Prioridade de Atendimento às Pessoas com Deficiência, aos Idosos, Gestantes e Lactantes (lei 10.048), o Estatuto do Idoso (lei 10.741), o Benefício de Prestação Continuada (decreto 6.214) e o Fundo Nacional do Idoso (lei 12.213); com o objetivo de assegurar e proteger o direito de envelhecer, o direito à vida, à saúde, à liberdade, à cultura, ao lazer, ao transporte, ao acesso à justiça, à previdência, ao atendimento preferencial, dentre outros.

Ainda, destaca-se a previsão do artigo 54-C, inciso IV, do Código de Defesa do Consumidor, que veda o assédio ao idoso para qualquer tipo de contratação; e o artigo 55-J, inciso XIX, da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), recentemente publicada, segundo o qual o registro dos dados das pessoas idosas será efetuado de forma simples ao seu entendimento.

Porém, observando a prestação dos serviços públicos relacionados e o modo de pensar e agir de grande parte da sociedade, o que se constata é uma significativa discrepância entre o que está contido na legislação e o que vem sendo empregado na realidade. 

Segundo a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, a inefetividade das normas não está relacionada apenas à ineficácia das ações governamentais, mas também e principalmente ao preconceito contra a velhice e à negação social.

Isso ocorre porque histórica e culturalmente o Brasil não se planejou para atender as necessidades e a respeitar as características das pessoas idosas, de forma que o envelhecimento é tratado em geral como um problema para o Estado, para a família e para toda a sociedade.  

Neste sentido, de nada adianta termos vasta legislação, se não conseguirmos colocar em prática o contido nos textos legais, o que exige conscientização e verdadeiro comprometimento de todos.

Desta forma, conclui-se que a efetiva concretização dos direitos do idoso - que ainda engatinha em nosso país - passa pela necessária existência de leis, do exercício de políticas públicas e da proteção judicial, mas também está associada a uma necessária mudança cultural no aspecto social, abrangendo todas as instituições e a sociedade como um todo.

__________

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial da União; 10 jun.

BRASIL. Lei n. 8.842, de 4 de janeiro de 1994. Dispõe sobre a Política Nacional do Idoso, cria o Conselho Nacional do Idoso e dá outras providências. Diário Oficial da União 1994; 4 jan.

MONTEIRO, Ana Clésia Lisboa. et al. Envelhecimento populacional: efetivação dos direitos na terceira idade. Fev., 2018, v.12, n. 2, a 29, p.1. Disponível em https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n2a29.1-8.

Luciana Carabagialle

Luciana Carabagialle

Advogada no escritório Popp Advogados Associados.

Jamile A. Machnicki

Jamile A. Machnicki

Advogada no escritório Popp Advogados Associados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca