MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A comissão do 5G e a conexão da OAB/RJ com os desafios da inovação

A comissão do 5G e a conexão da OAB/RJ com os desafios da inovação

A OAB/RJ, na qualidade de importante defensora do Estado Democrático de Direito, não poderia ficar alheia a esta transformação nas relações jurídicas, em especial considerando a importância da Advocacia e do Judiciário fluminenses nas disputas envolvendo tecnologia e inovação.

quinta-feira, 30 de junho de 2022

Atualizado às 08:44

A Ordem dos Advogados do Brasil foi criada em 1930. Há mais de 90 anos, portanto, desempenha papel fundamental na defesa dos interesses e direitos da sociedade civil. Chega hoje a 1 milhão e 300 mil membros, reconhecida por uma atuação pautada pelos elevadíssimos padrões éticos estabelecidos por seu estatuto. Ao empossar os integrantes da Comissão Especial do 5G, Padrões Técnicos e Inovações Tecnológicas, a OAB/RJ acaba de dar mais um passo, entre muitos, em sua trajetória de conexão com desafios novos e inovadores do Direito.

As comissões temáticas são partes integrantes da Ordem, ajudando a difundir a discussão sobre temas relevantes para o país. É muito importante que profissionais do Direito recebam da OAB apoio para dedicar um olhar atento e especializado sobre as questões trazidas da inescapável realidade de inovações constantes, especialmente em telecomunicações. A Comissão vai promover estudos e debates sobre essas temáticas, auxiliando na interface da Advocacia com os demais agentes que fazem parte desse sistema. Tratará das consequências jurídicas da incorporação de tecnologias em padrões técnicos e da forma de sua adoção no Brasil.

A Comissão do 5G, como já é chamada, estará preocupada com os impactos das tecnologias no ambiente jurídico e com a proteção dos direitos de seus inventores. Naturalmente, atuará nas discussões jurídicas derivadas da implementação do 5G no país. Afinal, vivemos uma era de transformações disruptivas sem precedentes, apresentados diariamente a avanços que impactam nossa forma de viver, produzir e conviver em sociedade. São novidades que transformam relações jurídicas e influem no desenvolvimento econômico e social do País.

Inovações tecnológicas são o resultado de pesados e perenes investimentos em pesquisa e desenvolvimento. Eles geram produtos e serviços cada vez melhores e mais acessíveis, de alimentos e medicamentos a meios de transporte e de comunicação. A evolução da comunicação é evidente. Ela transforma a Educação, os processos produtivos, a prestação de serviços de saúde e o andamento dos processos judiciais, além de criar diversos outros serviços. Impactam até o exercício da democracia, na apuração de eleições, no controle de gastos do governo, na manutenção da segurança pública e em tantas outras frentes.

Segmentos diversos da sociedade mostram preocupação crescente em se manterem atualizados frente às inovações. O programa Justiça 4.0, por exemplo, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, aproxima sociedade e Justiça ao disponibilizar tecnologias e inteligência artificial, impulsionar a transformação digital do Judiciário e garantir serviços mais rápidos, eficazes e acessíveis. Já foi implantado por todos os tribunais do Estado do Rio de Janeiro. A atual gestão da OAB/RJ demonstra a mesma preocupação, tendo como uma de suas metas a ampliação do projeto de escritórios digitais.

A evolução do digital muda drasticamente a forma como consumidores, fabricantes e governos fornecem e consomem informações e realizam negócios. Uma consultoria prevê que até o fim deste ano haverá aproximadamente 29 bilhões de dispositivos conectados globalmente, 500 milhões conectados a redes sem fio de quinta geração, conhecidas como 5G.

Importantes tecnologias para o mundo moderno fazem parte de padrões, que são normas técnicas definidas coletivamente para assegurar desempenho e segurança adequada, bem como para garantir a interoperabilidade entre aparelhos, sistemas e redes de diferentes empresas. São os padrões que possibilitam, por exemplo, que um smartphone se conecte a um carro, uma geladeira, uma impressora ou outro smartphone, de qualquer fabricante, com a eficiência e segurança esperadas.

O consumidor é altamente beneficiado pela elevação do patamar de qualidade e  segurança, com as novas tecnologias acessíveis a um número cada vez maior número de pessoas. É clara a necessidade de uma forte proteção de patentes para que o sistema motive os inventores a compartilharem suas melhores ideias com o mundo, sabendo que podem fazê-lo sem expor seu trabalho à cópia ilegal ou ao uso não autorizado.

O Brasil é o quarto maior usuário de internet do mundo e o quinto mercado para aparelhos de telefonia móvel, sendo já o primeiro em buscas no Google originadas de desktops. Somos o segundo mercado da Netflix, o terceiro para o Instagram e o WhatsApp, e o quarto para o Facebook.

Em novembro passado, foi realizado o leilão das quatro faixas de frequência do 5G, arrematadas por cerca de R$ 47 bilhões para serem exploradas pelos próximos 20 anos. As 11 empresas vencedoras têm uma série de obrigações a cumprir, incluindo levar cobertura de banda larga a milhares de municípios e prover internet de qualidade a escolas de Educação Básica.

Dezenas de outras empresas investiram para tornarem-se fornecedoras daquelas, de modo a auxiliar no cumprimento das metas de conectividade e no desenvolvimento de novos negócios. O cenário, no entanto, ainda está sujeito aos efeitos da pandemia: o recente lockdown na China acentuou a escassez de semicondutores e os gargalos nas cadeias de comércio. Com isso, a Anatel aprovou um adiamento de 60 dias no prazo inicialmente previsto para a chegada do 5G a todas as capitais. O que deveria acontecer até 30 de junho próximo foi adiado para 29 de setembro.

Os próximos meses e anos serão de intensa transformação a reboque da chegada do 5G. A inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias continuarão transformando a maneira de nos relacionarmos, de produzirmos e de fazermos negócios. Nesse intenso cenário de mudanças, navegar com segurança em um ambiente de rápida evolução deve ser prioridade. Para que o Brasil não fique à margem dessa realidade, é importante dar a devida proteção às inovações. Afinal, as patentes de invenção são um direito fundamental protegido pela Constituição Federal. Um sistema jurídico com forte proteção à propriedade industrial fomenta a inovação e o desenvolvimento.

É neste contexto que a OAB/RJ, por seu Presidente Luciano Bandeira, em conjunto com sua Vice-Presidente Ana Tereza Basílio, decidiu criar a Comissão Especial do 5G, Padrões Técnicos e Inovação Tecnológica, a qual me cabe a honra de presidir. As novas realidades criadas por meio da inovação tecnológica exigem uma interface única entre diferentes áreas do Direito, como o direito empresarial, o direito processual, o direito concorrencial, o direito administrativo e, principalmente, a Advocacia contenciosa.

A OAB/RJ, na qualidade de importante defensora do Estado Democrático de Direito, não poderia ficar alheia a esta transformação nas relações jurídicas, em especial considerando a importância da Advocacia e do Judiciário fluminenses nas disputas envolvendo tecnologia e inovação. A qualidade das decisões e dos serviços advocatícios prestados em nosso estado vem gerando repercussão internacional. 

Os desafios da Comissão são, portanto, os mesmos da sociedade e do governo brasileiro. Se os desafios nacionais são similares aos encontrados em outros países, as soluções não são necessariamente as mesmas. O tamanho do nosso mercado e o do nosso território sugerem que nem tudo que funciona nos Estados Unidos ou na Europa possa ou deva ser aplicado ao Brasil. Em um mundo globalizado, a soberania e a exclusividade do Poder Judiciário na prestação da jurisdição em território nacional são inafastáveis. Temos que estar atentos para preservá-las, bem como com o exercício da nossa Advocacia.

Esse é, portanto, o desafio que a OAB/RJ nos apresenta ao criar a Comissão Especial do 5G, Padrões Técnicos e Inovação Tecnológica. 

Liliane Roriz

Liliane Roriz

Desembargadora Federal aposentada, sócia do Licks Attorneys.

LICKS ATTORNEYS LICKS ATTORNEYS

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca