MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O caráter alimentar do plantão médico

O caráter alimentar do plantão médico

Infelizmente, a pejotização da medicina tem como consequência o atraso e até mesmo a inadimplência do pagamento dos plantões médicos, ferindo assim, o princípio da dignidade da pessoa humana.

quinta-feira, 14 de julho de 2022

Atualizado às 14:07

O caráter alimentar do salário é uma garantia constitucional do trabalhador, e merece atenção especial considerando que é através dele que o empregado tira o seu sustento.  

E quando a prestação de serviços médicos é executada sem carteira assinada, por intermédio de pessoas jurídicas, a contraprestação pecuária perde a natureza alimentar?  

NÃO! A relação contratual existente entre médico e empresa médica não afasta a obrigatoriedade do cumprimento das cláusulas de pagamento, que apesar de não receber a denominação de salário, continua com a mesma natureza alimentar, ou seja, os médicos também devem ter a segurança jurídica de que receberão os valores dos plantões executados para assim suprir as suas necessidades.  

Infelizmente, a pejotização da medicina tem como consequência o atraso e até mesmo a inadimplência do pagamento dos plantões médicos, ferindo assim, o princípio da dignidade da pessoa humana. 

A falta de pagamento de honorários médicos se dá por vários motivos, ausência de fiscalização de contratos, retenção de pagamentos por indícios de fraude contratual, e demais práticas comuns (e inaceitáveis) existentes nos contratos firmados entre Estados/municípios e empresas privadas.  

Em contrapartida, os médicos continuam cumprindo com suas obrigações contratuais e ético profissionais, mesmo sem previsão de receber. 

Portanto, resta ao médico buscar o recebimento dos plantões atrasados, seja por meio de negociações extrajudiciais ou mesmo ações de cobrança, cabendo ainda denúncias ao sindicato dos médicos, CRM, MP e ao Tribunal de Contas para apurar possíveis desvios de verbas públicas. 

Gyanny Dantas

Gyanny Dantas

Advogada no estado do Pará.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca