MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. Pensão por morte garante maior segurança e qualidade de vida aos dependentes?

Pensão por morte garante maior segurança e qualidade de vida aos dependentes?

Cônjuge e filhos menores de 21 anos possuem dependência econômica presumida por Lei. Demais dependentes devem provar dependência para conquistar benefício.

terça-feira, 26 de julho de 2022

Atualizado às 08:44

A perda de um ente querido causa um profundo pesar que pode deixar traumas e marcas de saudade para o resto da vida, além de dificuldades financeiras aos dependentes que perderam o provedor da família. Para amenizar estes prejuízos, a previdência acolhe estes dependentes com a pensão por morte, benefício que sofreu drásticas mudanças com a Reforma da Previdência.  Quem, então, tem direito à pensão por morte e por quanto tempo este benefício é válido para aqueles que ficaram?

Regulada pela lei 8.213/91, a pensão por morte é paga para os dependentes do falecido, ativo ou aposentado, com o valor referente ao da aposentadoria que ele recebia ou teria direito de receber. Dentre estes dependentes, estão, de forma hierárquica, o cônjuge e os filhos menores de 21 anos ou inválidos, seguindo dos pais do segurado e dos irmãos menores de 21 anos ou inválidos. 

Vale lembrar que também se enquadra como dependente aquele que vivia em união estável com o falecido sem estar oficialmente casado. Para ter direito ao benefício, é necessária a contribuição regular com a Previdência ou estar no prazo que garanta a condição de segurado.

A reforma da Previdência alterou o período de manutenção do benefício. Logo, para os óbitos ocorridos a partir de 1/1/21, a pensão por morte será de acordo com a idade do beneficiário na data do óbito e o número de contribuições mensais recolhidas. O benefício somente será vitalício se na data do óbito houver o preenchimento cumulativo de alguns requisitos, dentre eles, o número de contribuições, a idade do beneficiário e o tempo de casamento ou união estável.

O valor da pensão por morte depende da classe em que se encontra o dependente. Com a Reforma da Previdência novos cálculos foram estabelecidos. No caso dos falecidos já aposentados, a pensão é de 50% do valor da aposentadoria somado a 10% de cada dependente, com teto de 100%. Cônjuges sem dependentes recebem 60%.

Já para os não aposentados, o INSS faz o cálculo de qual seria o valor da aposentadoria por incapacidade permanente. Neste sentido, é considerado 60% da média salarial de todos as contribuições, com acréscimo de 2% para cada ano de pagamento do INSS acima dos 15 anos de contribuição para mulheres e 20 para homens, tendo como limite 100%.

O benefício poderá ser concedido em até 45 dias após a solicitação do benefício para o INSS. Caso este pedido tenha sido realizado em até 90 dias após a morte do segurado, a pensão será paga de forma retroativa. Se ultrapassar este período, o pagamento fica retroativo à data do requerimento.

Para não perder o benefício, é importante procurar uma assessoria jurídica qualificada que ajudará na garantia deste direito. Afinal, em meio ao processo de dor, fica o alento do sustento proporcionado pelo benefício adquirido na continuidade da vida deste dependente.

Lillyane Rocha

Lillyane Rocha

Advogada sócia da Jacó Coelho Advogados. É graduada em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira - Universo, especialista em Direito Previdenciário pelo Curso Proordem, com curso de extensão em Processo Civil pela Damásio Educacional.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca