MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O tráfico de pessoas e a política de prevenção e enfrentamento

O tráfico de pessoas e a política de prevenção e enfrentamento

A amplitude da questão para a resolução do problema vai muito além de núcleos e projetos que buscam provocar o Estado, auxiliar as vítimas e informar a população.

segunda-feira, 1 de agosto de 2022

Atualizado às 09:33

Dia 30 de julho é considerado o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico Humano. A data foi instituída através da Assembleia Geral das Nações Unidas, no ano de 2013.

Crime de alta complexidade, o tráfico de pessoas é uma das formas mais graves de violação dos direitos humanos e, por entrelaçar questões socioeconômicas e culturais alinhadas ao lucro volumoso, a prática se sustenta até os dias atuais, tendo o Poder Público dificuldades no seu combate.

Estudos realizados pela ONU e apontados pela UM. GIFT - Iniciativa Global da ONU contra o Tráfico de Pessoas no ano de 2021, demonstram que mais de 2,5 milhões de pessoas são vítimas da prática criminosa todos os anos, sendo estas, em sua maioria, mulheres, crianças e adolescente, traficadas para exploração sexual e escrava.

O crime é regulamentado pela lei 13.344/16, que foi criada e promulgada após a CPI do Tráfico de Pessoas, que tramitou no Senado no ano de 2011 e 2012. Visando facilitar o reconhecimento da prática criminosa, a Lei acrescentou um artigo ao Código Penal brasileiro, estendendo as modalidades da seguinte maneira:

Art. 149-A.  Agenciar, aliciar, recrutar, transportar, transferir, comprar, alojar ou acolher pessoa, mediante grave ameaça, violência, coação, fraude ou abuso, com a finalidade de:         

I - Remover-lhe órgãos, tecidos ou partes do corpo;            

II - Submetê-la a trabalho em condições análogas à de escravo;            

III - Submetê-la a qualquer tipo de servidão;            

IV - Adoção ilegal; ou            

V - Exploração sexual.            

Pena - reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa.            

§ 1º A pena é aumentada de um terço até a metade se:             

I - O crime for cometido por funcionário público no exercício de suas funções ou a pretexto de exercê-las;            

II - O crime for cometido contra criança, adolescente ou pessoa idosa ou com deficiência;            

III - O agente se prevalecer de relações de parentesco, domésticas, de coabitação, de hospitalidade, de dependência econômica, de autoridade ou de superioridade hierárquica inerente ao exercício de emprego, cargo ou função; ou            

IV - A vítima do tráfico de pessoas for retirada do território nacional.            

§ 2º A pena é reduzida de um a dois terços se o agente for primário e não integrar organização criminosa.

A lei regulamentadora foi destinada à conexão do crime com o Protocolo de Palermo, que é parte adicional à Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional Relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, em Especial Mulheres e Crianças, que ganhou força nos anos 2000.

No Estado do Paraná, foi estabelecido o Dia Estadual Contra o Tráfico de Pessoas. Sancionado pela lei 19.424/18, a última semana do mês de julho é destinada a simbologia da campanha Coração Azul, onde a Assembleia Legislativa fica iluminada na respectiva cor, objetivando o alerta à sociedade a respeito do tráfico de pessoas, gerando reflexão à um crime que tem grandes proporções e atinge diversos núcleos econômicos.

No Brasil, existem alguns projetos que visam combater o crime de tráfico de pessoas, assim como os Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NTEPS) e Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM). Os entes atuam de maneira direta com a Federação, buscando medidas que possam auxiliar no enfrentamento à prática criminosa.

Contudo, ainda que haja esforço dos Núcleos para o cessar do tráfico de pessoas, o Brasil se encontra em 2º lugar na lista de observação em relatório emitido pelo Trafficking in Persons Report - 2021, do Departamento de Estado dos Estados Unidos, que afirma inexistir métodos adequados para o enfrentamento direto de combate ao crime.

O mesmo Relatório, aponta que houve tendência de aumento de vítimas no decorrer da pandemia da COVID-19, devido ao aumento de pessoas vulneráveis e suscetíveis à prática, agravando suas chances de exploração.

No Brasil, a pandemia diminuiu drasticamente a fiscalização do Estado na prática criminosa, tendo em vista que a atenção dos agentes esteve voltada a resolução da crise, de modo que, pouco se falou e quase nada se divulgou acerca do tráfico de pessoas, facilitando a exposição das vítimas, que indefesas e desprotegidas, acabaram tragicamente nas mãos dos criminosos.

O fato é que, a amplitude da questão para a resolução do problema vai muito além de núcleos e projetos que buscam provocar o Estado, auxiliar as vítimas e informar a população. O enfrentamento ao tráfico de pessoas é um trabalho coletivo, que une a sociedade e os entes federados, sendo de extrema relevância a colaboração dos setores e de grande importância às mobilizações e datas simbólicas de alerta à prática que gera tamanha exploração e violação aos direitos humanos.

Gabriele C. A. Ferreira

Gabriele C. A. Ferreira

Bacharel em Direito.

Kleber F. Alves

Kleber F. Alves

Advogado do escritório Popp Advogados Associados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca