MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O bloqueio de redes sociais como medida atípica coercitiva na execução

O bloqueio de redes sociais como medida atípica coercitiva na execução

Alana Bordonalli

Em uma sociedade e geração em que ser "influencer digital" tornou-se profissão; em que se proliferam a venda de infoprodutos nas redes sociais e em que muitas vezes o "valor" de uma conta no TikTok é maior que a de um comércio físico nas ruas.

sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Atualizado às 07:49

É de conhecimento que ocupar a posição de credor em um processo judicial não é fácil. Aos advogados da parte credora muitas vezes cabe um verdadeiro trabalho de investigação para localizar bens do devedor. De praxe, a localização de bens envolve os pedidos de pesquisa já conhecidos e amplamente utilizados como BACENJUD, RENAJUD e INFOJUD. É direito da parte credora utilizar-se do Poder Judiciário para localização de bens em nome do devedor, visando garantir o pagamento da dívida vez que o próprio art. 789 do Código de Processo Civil estabelece que o devedor responde com todos seus bens presentes e futuros para cumprimento de suas obrigações. Sendo as pesquisas positivas, tais bens serão encaminhados à penhora.

Ocorre que muitas vezes tais medidas são infrutíferas e o devedor, por sua vez, esquiva-se do pagamento ou da realização de acordo. Nestes casos, o Código de Processo Civil prevê a suspensão da execução e o arquivamento provisório dos autos, cabendo ao advogado acompanhar se há alguma mudança no patrimônio do devedor e rapidamente informar ao juízo.

Felizmente, as redes sociais chegaram para corroborar com essa investigação em nome dos credores que buscam o pagamento da dívida por parte do devedor. Ressalta-se que, segundo pesquisas, o Brasil é o terceiro país que mais utiliza redes sociais em todo mundo.  Ademais, algumas redes sociais como, por exemplo, o Instagram já é largamente empregado como meio de negócio, onde inclusive muitos profissionais optam por atuar como influenciadores digitais, mostrando sua rotina diária e firmando parcerias com grandes marcas.

Com a impossibilidade de execução do devedor por meios convencionais, cabe ao advogado do credor utilizar-se de sua criatividade para requerer medidas atípicas de execução, visando o cumprimento da ordem judicial. O art. 139, inciso IV incube aos magistrados determinar medidas indutivas ou coercitividades necessárias. Claro que tais medidas devem observar parâmetros legais, sendo que algumas possibilidades já são notoriamente reconhecidas na jurisprudência como: apreensão de passaporte ou suspensão da CNH.

Mas e quando o devedor em processo judicial exercer um papel de "influenciador digital" nas redes sociais? É possível ao credor aproveitar-se deste papel para coação do devedor ao pagamento da dívida? Foi o que compreendeu o Dr. Alberto Gentil de Almeida Pedroso em execução de título extrajudicial em trâmite perante a 8ª Vara Cível do Foro de Santo André em decisão proferida em julho deste ano (processo 1010581-88.2016.8.26.0554)

Conforme entendimento do magistrado, após 6 anos de execução frustrada sem colaboração, observou-se que o perfil do Instagram da parte devedora possuía mais de 200 mil seguidores, local em que ocorre venda de cursos online e divulgação de diversas marcas. Sendo assim, o juízo entendeu por determinar o imediato bloqueio do perfil do Instagram da influencer, com fundamento no art. 139 como medida atípica para pressão e com propósito de satisfação do crédito.

Ainda que existam questionamentos sobre as medidas atípicas de execução e limitações dos direitos dos devedores, certo é que após o bloqueio determinado pelo juízo, a executada compareceu aos autos e firmou um acordo para pagamento requerendo o desbloqueio urgente de seu perfil na rede social. Desta maneira, a manobra do credor atingiu seu propósito que é buscar o integral cumprimento da obrigação.

Em uma sociedade e geração em que ser "influencer digital" tornou-se profissão; em que se proliferam a venda de infoprodutos nas redes sociais e em que muitas vezes o "valor" de uma conta no TikTok é maior que a de um comércio físico nas ruas, o profissional do direito deve acompanhar estas mudanças para que possa utilizar-se dos meios legais para atingir o objetivo de toda execução: a completa satisfação do crédito.

Alana Bordonalli

Alana Bordonalli

Advogada da área cível do Massicano Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca