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As principais reclamações dos consumidores contra os bancos

Os bancos, como instituições que detêm poder econômico, acabam abusando da situação. Porém, os consumidores têm se organizado cada vez mais para reivindicar seus direitos.

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Atualizado às 12:54

Os bancos são as principais instituições financeiras do país e, como tal, estão sujeitos a uma série de regras e regulamentações. No entanto, nem sempre é fácil para os consumidores saberem quais são essas regras e como elas se aplicam a eles. Isso pode levar a situações em que os consumidores se sentem lesados pelos bancos ou não conseguem obter o serviço que esperavam.

Neste artigo, vamos abordar as principais reclamações dos consumidores contra os bancos.

É SURPREENDENTE, MAS SÃO ESSAS AS PRINCIPAIS RECLAMAÇÕES:

Atendimento ao cliente

Atendimento ao cliente é a principal reclamação dos consumidores em relação aos bancos. Segundo o Procon-SP, em foram registradas mais de mil queixas contra instituições financeiras, sendo que delas se referem a problemas no atendimento.

Os principais motivos de reclamação são: demora na solução de problemas, falta de informações claras e atendimento ruim. Além disso, os consumidores também se queixam da falta de transparência nos serviços prestados pelos bancos e das altas taxas cobradas pelas instituições.

Para evitar problemas com o atendimento, o Procon-SP recomenda que os consumidores pesquisem sobre a reputação da instituição financeira antes de escolher um banco para realizar operações. Além disso, é importante estar atento às taxas cobradas pelo banco e ler com atenção todos os documentos assinados.

Problemas com cartões de crédito e débito

Os cartões de crédito e débito são alguns dos produtos financeiros mais utilizados pelos consumidores brasileiros. Segundo a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços), o número de cartões em circulação no país ultrapassou a marca dos milhões em 2017.

Apesar de serem extremamente convenientes, os cartões também podem causar muitos problemas aos seus usuários. As principais reclamações dos consumidores contra os bancos são referentes a cobranças indevidas, taxas abusivas e problemas na utilização do cartão.

Uma das maneiras mais comuns de os bancos cobrarem indevidamente seus clientes é através da chamada "tarifa de manutenção". Essa taxa é cobrada anualmente pelo simples fato de o cliente possuir um cartão, mesmo que este não seja utilizado. Outra forma comum de cobrança indevida é a chamada "tarifa de emissão", que é cobrada quando o cliente solicita um novo cartão, mesmo que estejam sendo emitidos para substituir um cartão já existente e que não está vencido.

Além das taxas abusivas, os consumidores também reclamam dos problemas na utilização do cartão. Muitos relataram ter tido seus cartões bloqueados sem motivo aparente ou ter sido impedidos de realizar determinadas operações mesmo estando dentro do limite estabelecido pelo banco. Outro problema bastante comum é o atraso na liberação do crédito nas compras parceladas, o que pode causar muitos transtornos aos consumidores.

Para evitar esses problemas, é importante que os consumidores fiquem atentos às condições estabelecidas pelo banco no contrato do cartão e verifiquem regularmente sua fatura para verificar se há alguma cobrança indevida. Além disso, caso tenha algum problema com o seu cartão, não hesite em entrar em contato com o banco para solicitar uma solução.

Cobrança de tarifas abusivas e enganosas

Os bancos, inúmeras vezes cobram tarifas abusivas e enganosas aos seus clientes. Muitos consumidores se queixam de que os bancos além de cobrarem taxas exorbitantes pelos serviços que prestam, embutem outros serviços que o consumidor sequer solicitou, o que acaba encarecendo o custo total dos produtos financeiros. Além disso, os bancos recebem milhares de reclamações por supostamente enganar seus clientes quanto às informações clara a respeito das taxas cobradas, às vezes omitindo informações importantes e não dando as devidas explicações sobre os custos envolvidos.

Falha na aprovação de empréstimos

Os consumidores têm se queixado que os bancos estão falhando em aprovar empréstimos, mesmo quando eles cumprem todos os requisitos, mas qual são esses requisitos (tema para um novo artigo, em breve para nossos leitores). Isso pode deixar as pessoas sem acesso ao dinheiro necessário para cobrir despesas imprevistas ou fazer investimentos. Além disso, os consumidores têm reclamado que os bancos estão se recusando a aprovar empréstimos com juros baixos, o que pode custar-lhes mais dinheiro no longo prazo. Isso é muito mais comum do que parece e pode ter um plano de fundo claro, REGISTRATO do BACEN, querem um artigo sobre esse tema, comente abaixo.

Oposição à mudança de banco

A portabilidade de conta bancária é um processo que pode ser realizado pelo consumidor para transferir a titularidade da sua conta para outro banco. No entanto, muitos consumidores têm reclamado que esse processo é burocrático e difícil de ser realizado.

O primeiro passo para realizar a portabilidade é solicitar ao seu banco atual o formulário de portabilidade. Em seguida, o consumidor deve preencher esse formulário com os dados solicitados e enviá-lo para o novo banco escolhido. Porém, muitas vezes os bancos não fornecem todas as informações necessárias para o preenchimento do formulário, o que acaba atrasando todo o processo.

Além disso, após o envio do formulário, o novo banco tem até dias úteis para confirmar a portabilidade da conta. No entanto, muitas vezes essa confirmação não acontece dentro do prazo estabelecido, o que acaba gerando mais transtornos para o consumidor.

Portanto, fica evidente que a portabilidade de conta bancária ainda é um processo burocrático e difícil de ser realizado pelos consumidores. Esperamos que as autoridades regulatórias possam tomar as medidas necessárias para simplificar esse processo e torná-lo mais eficiente.

Falta de transparência nas comissões bancárias

A falta de informações claras infelizmente é comum nas operações envolvendo bancos, seja pela necessidade que as coisas aconteçam rápido por conta das metas, seja por qual motivo for, fato é que os bancos pecam muito nesse ponto e os maiores prejudicados são os consumidores. Dessa forma os bancos são acusados rotineiramente de não serem transparentes ou de não dar as devidas explicações e informações sobre as taxas e tarifas cobradas aos seus clientes.

Muitos consumidores reclamam que são cobrados por serviços que não solicitaram ou que não entendem como funcionam.

Valdecir Rabelo Filho

VIP Valdecir Rabelo Filho

Advogado.

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