MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Empréstimos bancários: pessoas físicas

Empréstimos bancários: pessoas físicas

É sempre importante estar atento as condições que são disponibilizadas no contrato, em destaque os juros que estão sendo aplicados àquela operação, pois são de natureza das instituições financeiras se utilizarem das abusividades como forma de lucro.

quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Atualizado em 13 de outubro de 2022 08:23

Uma das formas mais populares de concessão de crédito atualmente, os empréstimos bancários, fazem parte da realidade de inúmeros brasileiros. Isso se dá pela facilidade com que se é possível conseguir esse tipo crédito no mercado, hoje não só através de bancos, mas também financeiras e outras empresas do ramo.

O empréstimo pessoal, uma das modalidades de empréstimo bancário, consiste na concessão de uma determinada quantia em dinheiro, através de uma instituição bancária ou financeira, que pode ser utilizada pela pessoa da maneira como ela quiser, ou seja, o seu uso é livre e depende exclusivamente da necessidade daquele que recebe o crédito.

Essa quantia é disponibilizada e negociada diretamente com o beneficiário em relação a forma de pagamento e parcelas, bem como é acordado as condições do empréstimo em relação aos juros. Isso se dá pelo fato de ser um crédito que não necessita de explicação sobre sua utilização.

A maneira mais utilizada pelos brasileiros para alcançar esse crédito atualmente é através das empresas conhecidas como fintech, ou seja, empresas que disponibilizam serviços de tecnologia para atender os clientes nesses tipos de serviço.

Hoje não é necessário se dirigir a uma agência do banco ou financeira, por exemplo, para contratar essa modalidade de negócio, sendo possível realizar a ação por meio do computador ou celular.

Segundo Nogueira (2022), nos últimos anos, esses tipos de empresas, disponibilizaram para os brasileiros, principalmente famílias, mais ou menos R$ 12,774 bilhões de reais, um crescimento absurdo se comparado ao ano de 2019, de mais de 300%.

Em uma pesquisa rápida nos sites de buscas, é possível visualizar a crescente alta dos empréstimos pessoais, principalmente no ano de 2021. Isso sem dúvida se deu pelo surgimento da pandemia, que provocou danos em muitas famílias, as quais foram colocadas em situações de grande abalo financeiro, não lhes restando outra alternativa. Exemplo disso é o aumento significativo dos gastos com a saúde, que em relação ao ano passado, cresceu cerca de 161% (BRANDÃO, 2022).

Como dito, o cenário pandêmico contribuiu de maneira significa para o aumento na concessão de créditos, desses destacamos principalmente o da modalidade pessoal, fazendo empresas do ramo fintech se tornarem lucrativas e crescerem no mercado, e em contraposição disso, colocou mais pessoas em situação de risco de endividamento.

Por isso, é sempre importante estar atento as condições que são disponibilizadas no contrato, em destaque os juros que estão sendo aplicados àquela operação, pois são de natureza das instituições financeiras se utilizarem das abusividades como forma de lucro, para que aquilo que foi contratado para proporcionar um alívio em muitos casos, não se torne uma dor de cabeça ainda maior.

Heloisa da Silva Silverol

Heloisa da Silva Silverol

Advogada da VR Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca