MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Como saber se meu contrato bancário está abusivo

Como saber se meu contrato bancário está abusivo

Ao contratar um empréstimo bancário, financiamento de bens, entre outros serviços bancários, se atente a obter o contrato com todas as características apresentadas.

quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Atualizado às 08:54

Ao contratar serviços bancários, é de grande importância saber qual a taxas de juros será aplicada, para evitar que seja lesado por cobranças altamente abusivas, gerando onerosidade excessiva ao consumidor.

Atualmente, o Brasil está entre os 6 países que mais cobram juros no mundo, e muito embora seja recordista nessa cobrança, não há uma legislação que defina um teto de taxas a ser cobrado, o que causa ainda mais uma vulnerabilidade pela parte do consumidor.

No entanto, existem formas de descobrir se o seu contrato bancário possui taxas de juros acima da média do mercado, tornando-a abusiva.

Como se sabe, no Brasil, as instituições financeiras estão sujeitas à fiscalização do BACEN. Trata-se de uma autarquia responsável por manter a economia do país estável, potencializando, assim, o poder de compra dos brasileiros.

Todo mês o BACEN faz uma divulgação das taxas médias de mercado, referente a cada modalidade de crédito, que deverá ser aplicado pelas instituições financeiras em cada contrato celebrado com o consumidor. Logo, o consumidor poderá comparar a taxa média de mercado anual e mensal, com a taxa que foi aplicado no contrato celebrado, podendo, ainda, se utilizar de um laudo contábil. Para isso, é importante que o consumidor exija na hora da contratação do serviço o contrato, onde contém todas as informações.

Além da aplicação das taxas superiores à de mercado estipulado pelo BACEN, é considerado taxas de juros abusivos quando possui capitalização de juros; quando há tarifas embutidas nessas taxas aplicadas; e se o valor da taxa cobrada for divergente ao que está descrito no contrato.

A discrepância encontrada entre a taxa aplicada e a taxa média de mercado estabelecida pelo BACEN, causa um desequilíbrio contratual, gerando uma vantagem excessiva pela instituição financeira. Conforme relata o nosso Código Civil brasileiro enriquecer às custas de outra pessoa sem motivo injustificado é crime.

Com a aplicação de altas taxas de juros, na maioria das vezes, o contrato se torna altamente oneroso, gerando uma dificuldade ao consumidor de quitá-lo, e consequentemente, a negativação do seu nome, que hoje, abrange mais de 39% da população brasileira.

Dessa forma, ao contratar um empréstimo bancário, financiamento de bens, entre outros serviços bancários, se atente a obter o contrato com todas as características apresentadas, se informe acerca das taxas médias de mercado referente a modalidade do seu credito e verifique se o seu contrato não se enquadra entre muitos casos de abusividade bancária.

Roberta Reis Batista

Roberta Reis Batista

Advogada da VR Advogados.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca