MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Diversidade e inclusão trazem benefícios às empresas

Diversidade e inclusão trazem benefícios às empresas

Exemplo disso é o aumento expressivo da capacidade criativa e da inovação.

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Atualizado às 14:00

Incorporar a política de diversidade e inclusão nas empresas está muito além da simples responsabilidade social.

Esclareça-se que quando uso "simples" não significa, de maneira alguma, algo desmerecedor, pois a responsabilidade social, nos tempos atuais é uma atitude digna e extremamente positiva no âmbito corporativo.

Isso porque a responsabilidade social é uma postura voluntária que empresas adotam para promover ações afirmativas para colaboradores e clientes, o que significa qualidade de vida e bem-estar a ambos os públicos (interno e externo).

Ao adotar tais políticas, a empresa terá, mais que responsabilidade social, grandes benefícios para ela própria. Exemplo disso é o aumento expressivo da capacidade criativa e da inovação para que seja possível alcançar melhores resultados práticos.

Outro ponto é que, ao incluir a diversidade, traz-se ao ambiente de trabalho diferenciais competitivos, com o fim de incorporar um clima organizacionais de mais respeito, liberdade de expressão e empatia no foco dos steakholders.

Um ambiente inclusivo é saudável, pois, além desses benefícios já citados também diminui a rotatividade entre os trabalhadores, que tendem a permanecer por mais tempo no local.

O grande desafio da diversidade e inclusão hoje está na implementação da política organizacional, que pressupõe mudanças para que se possibilite a equidade no ambiente profissional. E por quê? Porque a equidade requer adaptação das oportunidades internas.

Infelizmente muito ainda se vê em relação a discriminações a negros, LGBTQIA+, pessoas com deficiência e mulheres nos processos seletivos e dentro das próprias empresas.

A informação fica evidente ao analisar a pesquisa de International Business Report, que aponta que mulheres, no Brasil, ocupam apenas 34% de cargos de liderança, por exemplo. A Relação Anual de Informações Sociais mostrou que, em 2019, pessoas com deficiência representavam somente 1% dos empregados no país.

Longe de se confundir a inclusão com o assistencialismo, a diversidade nas empresas traz novas possibilidades, mais produtividade, troca de experiências e atinge, assim, melhores resultados, o que reflete, inclusive, nos lucros.

Para tanto, é preciso que as empresas invistam no desenvolvimento de políticas de inclusão, por meio de profissionais capacitados e experientes para essa aplicação.

Valeria Nagy

Valeria Nagy

Advogada. MBA em políticas públicas e direitos sociais. Ex-Coordenadora de Políticas para a Diversidade na Secretaria de Estado da Justiça - Governo de São Paulo.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca