MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Pai da filha de Xuxa pode ter os bens penhorados por dívida no cartão de crédito: Entenda o caso

Pai da filha de Xuxa pode ter os bens penhorados por dívida no cartão de crédito: Entenda o caso

O caso do pai da filha de Xuxa é apenas um exemplo de como as dívidas no cartão de crédito podem arruinar a vida de qualquer pessoa.

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Atualizado às 13:34

A dívida do cartão de crédito é um problema que afeta milhares de pessoas no Brasil.

Recentemente, o pai da filha da apresentadora Xuxa, Luciano Szafir, pode ter bens penhorados por uma dívida de R$ 100 mil em um cartão de crédito, a penhora foi determinada pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro.

Este caso chama a atenção para o problema da dívida do cartão de crédito e mostra que ela pode afetar qualquer um, independentemente da sua situação financeira.

Neste artigo, vamos entender como funciona a penhora de bens por dívidas em cartões de crédito e quais são as principais formas de evitar este problema.

O caso envolvendo o pai da filha de Xuxa que pode ter os bens penhorados por dívida no cartão de crédito chama a atenção para um problema recorrente: as dívidas no cartão de crédito. Muitas pessoas usam o cartão de crédito sem saber os riscos que estão correndo e acabam pedindo mais empréstimos do que podem pagar. Neste artigo, vamos entender como funcionam as dívidas no cartão de crédito e quais são os riscos que elas representam.

O que é uma dívida no cartão de crédito?

Uma dívida no cartão de crédito é um empréstimo que você solicita a uma instituição financeira para utilizar o limite do seu cartão e, assim, comprar produtos ou serviços com ele. A dívida se forma quando você não consegue pagar toda a fatura do período determinado pelo contrato celebrado entre o consumidor e a operadora do cartão.

Neste caso o empréstimo que você contrai quando usa o seu cartão de crédito em caso de atraso você deverá paga juros sobre a dívida e precisa pagar o valor total emprestado dentro de um determinado período de tempo. Se você não pagar a dívida, o credor poderá cobrar juros ainda mais altos e até mesmo penhorar os seus bens.

O pagamento do mínimo é recomendado em último caso apenas, uma vez que pagando o mínimo a tendência é que essa bola de neve aumente de forma considerável podendo tornar a dívida impagável.

Os juros do cartão de crédito são altos?

O cartão de crédito é uma das formas mais populares de pagamento. No entanto, os juros cobrados pelas empresas de cartão de crédito são altos. Em média, as taxas de juros do cartão de crédito ficam em média entre 70% ao mês, ultrapassando os 300% ao ano. Isto significa que se você não pagar sua fatura no cartão de crédito em dia, você terá que pagar juros altos.

Além disso, com o consequente atraso do pagamento da fatura, a tendencia é que aumente as taxas de juros uma vez que serão somadas as taxas remuneratórias e moratórias mais multa.

Estou com dívidas no cartão de crédito o que devo fazer?

Quando se está endividado com o cartão de crédito, é importante tomar algumas medidas para conseguir quitar a dívida e evitar maiores problemas.

Primeiro, é importante analisar sua situação financeira e ver se você realmente tem condições de quitar a dívida do cartão. Se não tiver, é melhor negociar com a empresa um plano de pagamento que seja viável para você.

Outra opção é pedir um empréstimo para quitar a dívida do cartão. Mas isso deve ser feito somente se você tiver certeza de que vai conseguir pagar o empréstimo, pois senão vai acabar ficando endividado novamente. Pegar um empréstimo com juros muito menor para quitar um com juros muito maior é estrategicamente positivo, mas o principal de tudo é ter controle.

Uma vez que você já sabe quanto precisa pagar para quitar sua dívida, é importante fazer um planejamento e estabelecer prioridades. O ideal é começar pelas dívidas com juros mais altos, pois isso irá evitar que você acabe pagando mais do que o necessário.

Para quem está com dívidas no cartão de crédito, o ideal é procurar por uma solução o quanto antes para não acabar ficando inadimplente e tendo os bens penhorados.

O banco me processou por conta da dívida no cartão de crédito e agora?

Quando um banco processa uma pessoa por dívidas no cartão de crédito, ela pode tomar diversas medidas, como penhorar bens ou bloquear a conta. Se você estiver passando por essa situação, é importante saber quais são seus direitos e o que deve fazer para defendê-los.

Primeiramente, saiba que o banco não pode simplesmente penhorar seus bens sem antes notificá-lo e oferecer a chance de negociar a dívida. Você também não pode ser penalizado pelo atraso em um pagamento se houver algum problema na cobrança, como um erro na fatura.

Caso o banco insista em penhorar seus bens a partir de um processo, além de se defender, você pode recorrer à Justiça para revisar toda a questão.

Além disso, é importante lembrar que você só será responsável pelas dívidas do cartão de crédito se for o titular da conta. Se você for apenas um usuário adicional, o banco não poderá cobrar de você.

Conclusão

O caso do pai da filha de Xuxa é apenas um exemplo de como as dívidas no cartão de crédito podem arruinar a vida de qualquer pessoa.

Valdecir Rabelo Filho

VIP Valdecir Rabelo Filho

Advogado.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca