MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Os fugitivos de Alcatraz estiveram no Brasil?

Os fugitivos de Alcatraz estiveram no Brasil?

Trata-se de texto elaborado com base em relatos, informações e notícias de que os irmaõs estiveram no Brasil, após a fuga da ilha de Alcatraz.

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Atualizado em 15 de maio de 2023 09:57

A fuga lendária de Alcatraz, nos EUA, há mais de 50 anos -- e que todos acreditavam que haviam morrido durante a fuga, podem ter morado no Brasil.

É o que narram os familiares dos americanos John Anglin, Clarence Anglin e Frank Morris, que escaparam da antiga prisão localizada em uma ilha de San Francisco em 1962. Os corpos dos três nunca foram encontrados, mas autoridades atribuíram a eles alguns ossos achados na baía de San Francisco na época. Após perícia do FBI, foi constatado, através de DNA, que os restos mortais não eram dos fugitivos.

Acreditava-se que, assim como acontecera com todas as outras pessoas que tentaram escapar da ilha, eles não tinham sobrevivido à fuga, nas águas da baía de San Francisco.

Segundo depoimentos e novas evidências mostradas em um documentário do canal "History", a história pode ter sido diferente. "Alcatraz: Search for the Truth" (Alcatraz: busca pela verdade), mostra depoimentos de familiares dos presos.

Pela primeira vez, eles cooperaram com os investigadores e forneceram gravações de áudio e fotografias inéditas que, segundo eles, provam que os dois homens sobreviveram à fuga e podem estar vivos até hoje, com cerca de 80 anos.

Os Irmãos, John e Clarence Anglin foram presos e enviados para Alcatraz, por assalto à mão armada. Na prisão, conheceram Frank Morris, com quem planejaram a fuga.

Os três cavaram túneis em suas celas e navegaram até a costa em uma balsa feita com capas de chuva roubadas. Para enganar os guardas, fizeram cabeças em tamanho real de papier-mâché e colocaram nas camas, como se fossem eles dormindo. A história inspirou o filme "Alcatraz - Fuga Impossível" (1979), com Clint Eastwood.    

Segundo a família, a mãe de John e Clarence recebeu por três anos cartões de Natal assinados pelos filhos. A caligrafia foi analisada e acredita-se que seja deles, apesar de a data dos cartões não ter sido comprovada.

A família também afirma que um exame de DNA revelou que os restos mortais achados na área não pertenciam a eles.

Os parentes dos fugitivos mostraram ainda fotografias que mostrariam os três homens bem mais velhos do que quando escaparam. Uma delas mostra os irmãos Anglin em um lugar que seria o Brasil.

Naquela noite de verão de 1962, dia 11 de Junho. Quatro prisioneiros de Alcatraz haviam planejado fugir, mas apenas três conseguiram: os irmãos Clarence e John Anglin e Frank Morris, todos condenados por assalto a bancos. A história da fuga inspirou filmes, livros, documentários. Teriam sobrevivido à fuga? Teriam conseguido escapar da prisão mais protegida dos Estados Unidos? O documentário mais recente Alcatraz: The Search for the Truth (Alcatraz: Em Busca da Verdade)2 retoma essas perguntas e acrescenta uma nova peça ao mistério. Uma imagem que supostamente mostra os irmãos Anglin vivos, 13 anos depois, em um rancho no Brasil.

O sobrinho dos fugitivos Anglin, Ken Widner, que durante todos esses anos haviam recebido correspondência deles. A prova seria um encontro dos fugitivos com um amigo de infância, chamado Fred Freezy, em 1992, no 30º aniversário da fuga. O homem afirmou que, em 1975, tinha viajado ao Brasil e, em uma cidade próxima ao Rio de Janeiro, um norte-americano se aproximou dele e perguntou: "Você se lembra de mim?". Freezy disse que os irmãos estavam morando em um rancho, e também tirou algumas fotos. O homem guardou o segredo por 17 anos, mas decidiu compartilhá-lo com a família. O documentário mostra as fotografias para um pesquisador forense, que afirma ser "muito provável" que a imagem corresponda aos ex-prisioneiros. Se estiverem vivos, John Anglin teria 85 anos e, seu irmão Clarence, 84.

A ilha de Alcatraz teve condenados famosos, como o mafioso Al Capone. O mito de "inescapável" foi abalada com a ação de Morris e dos irmãos Anglin, e o presídio foi fechado pelo governo de John F. Kennedy em março de 1963, nove meses depois da fuga do trio. Hoje, a antiga prisão é um dos principais pontos turísticos de San Francisco, popularmente conhecida como  "A Rocha" - a prisão famosa nos EUA, por ser de onde "ninguém escaparia".

Os familiares disseram ao FBI que deveriam começar uma investigação no Brasil, pois o trio teria acabado aqui, mas não há informação de qualquer investigação conjunta entre o FBI e a Polícia Federal do Brasil, até o momento.

-------------------

Fuga de Alcatraz: Os fugitivos de Alcatraz que vieram parar no Brasil | Internacional | EL PAÍS Brasil (elpais.com);

Alcatraz, Em Busca da Verdade, Search for the Truth - Canal História - Vídeo Dailymotion

Fugitivos de Alcatraz podem estar vivendo no Brasil, diz família | | O Dia (ig.com.br)

1979.1h 52min.Ação, Policial, Drama. Direção: Don Siegel. Roteiro Richard Tuggle. Elenco: Clint Eastwood, Patrick McGoohan, Roberts Blossom. Título original Escape from Alcatraz

Cristiano Valle Brito

Cristiano Valle Brito

Advogado criminalista há 15 anos no RJ, Ex-advogado da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária; Presidente da DH da ANACRIM; pós-graduado em Direito Penal e Criminologia na PUC/RS.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca