MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A função social empresarial e as relações de trabalho

A função social empresarial e as relações de trabalho

De acordo com a teoria da Pirâmide de Maslow, que demonstra as necessidades humanas e como os colaboradores são impactados pelo ambiente de uma empresa, o ser humano possui como principais necessidades: fisiológicas, segurança, social, estima e realização profissional.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Atualizado às 08:26

Ao contrário do que tem sido noticiado no decorrer dos anos, os empresários não se preocupam tão somente com lucros, pois é possível notar o crescimento do número de empresas que tem buscado o bem-estar de seus colaboradores e pela implantação de um ambiente de trabalho com condições seguras e humanas.

Isso porque as empresas possuem uma função social perante a sociedade em geral.

A nossa Constituição Federal em seu artigo 170, inciso II dispõe que "A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social",  portanto, podemos afirmar que uma empresa é um meio que possibilita o desenvolvimento da sociedade de uma forma ampla e geral, pois tem por finalidade atingir os interesses individuais do empresário, ao passo que tem a finalidade de satisfazer os interesses da sociedade.

Para que uma empresa obtenha sucesso em seu ramo de atividade, é necessário que adote como política interna o bem-estar e harmonia no ambiente de trabalho, para tanto precisa entender que a empresa faz parte um ecossistema produtivo onde há outros três protagonistas, sendo eles os seus colaboradores, os fornecedores e os consumidores.

Neste artigo iremos focar nos colaboradores e as relações de trabalho, pois além do artigo 170 da nossa Carta Magna já mencionado, o artigo 7º do mesmo diploma legal dispõe sobre a proteção dos trabalhadores que é uma das atribuições da função social de uma empresa.

Em que pese a empresa ser uma geradora de empregos, ela precisa zelar e prezar por um ambiente de trabalho digno e seguro para os seus colaboradores, bem como entender que esses mesmos colaboradores são pessoas com necessidades e que possuem diferentes níveis de satisfação.

De acordo com a teoria da Pirâmide de Maslow, que demonstra as necessidades humanas e como os colaboradores são impactados pelo ambiente de uma empresa, o ser humano possui como principais necessidades: fisiológicas, segurança, social, estima e realização profissional.

Diante o exposto, é possível verificar que uma empresa que visa tão somente lucros e negligencia o bem-estar e satisfação de seus colaboradores está fadada ao insucesso, haja vista que além de gerar empregos e fomentar o mercado, ela deverá suprir as necessidades básicas de um ser humano para que ele tenha condições dignas de existência, bem como irá satisfazer as condições psicológicas e emocionais deste mesmo ser humano.  

Portanto, uma empresa precisa assegurar a integridade física, psicológica e moral de seus colaboradores, inclusive, prevendo como as suas ações podem impactar a vida de um colaborador perante a sociedade.

Karoline Alquimin

Karoline Alquimin

Advogada da área trabalhista do Massicano Advogados

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca