MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. 2023: O ano em que os juros explodirão e as empresas endividadas serão arrastadas para o fundo do poço

2023: O ano em que os juros explodirão e as empresas endividadas serão arrastadas para o fundo do poço

2023 promete ser um ano de grandes mudanças, especialmente para as empresas endividadas.

terça-feira, 10 de janeiro de 2023

Atualizado às 08:12

O ano de 2023 promete ser um ano de muitas surpresas. Após um período de juros baixos, o mercado vem sofrendo com a alta nos juros. Isto significa que as empresas endividadas terão que pagar mais pelo crédito que eventualmente será tomado junto às instituições financeiras, o que poderá levar à quebra de muitas delas. No entanto, nem todas as empresas serão afetadas da mesma forma. Aquelas que têm maior controle sobre seus gastos e são menos dependentes do crédito terão um caminho mais fácil para enfrentar este aumento nos juros. Já aquelas que são altamente endividadas e não têm controle sobre seus gastos poderão ser arrastadas para o fundo do poço pelos aumentos nos juros.

A economia brasileira nos últimos anos

A economia brasileira já sofreu muito nas últimas décadas, mas os anos mais recentes foram particularmente desafiadores. Desde 2019, a instabilidade econômica tem aumentado significativamente, e isso contribuiu para a alta dos juros, que começou a aumentar a partir de 2021. Embora a inflação do Brasil já esteja sob controle, os aumentos generalizados dos juros ameaçam em breve as empresas mais endividadas. Se o governo não tomar providências, estamos à beira de uma crise iminente em 2023, quando os juros explodirem e as empresas endividadas sorem arrastadas para o fundo do poço. O governo deve trabalhar para promover o crescimento econômico, equilibrar o orçamento e evitar a humilhação adicional das empresas e dos consumidores no Brasil.

As empresas endividadas no Brasil

2023 promete ser um ano marcado por dívidas e incertezas para as empresas brasileiras. Com a inflação crescente e os juros a se elevarem exponencialmente, diversas empresas, especialmente empresas de pequeno porte, estão em risco de prejuízos e falência. Acostumadas a manter empréstimos altos para financiar seus negócios, o acúmulo de dívidas PJ (Pessoa Jurídica) pode ser fatal para algumas empresas. Com dívidas defasadas e nenhuma fábrica aberta, as empresas endividadas correm o risco de enfrentar uma crise devastadora. Por isso, é importante que os empresários busquem alternativas de financiamento eficientes para reduzir os custos e mudem a cultura de endividamento antes que seja muito tarde. Empresas mais preparadas vão conseguir sobreviver às turbulências de 2023.

O que está por trás da alta dos juros?

O ano de 2023 promete ser um ano turbulento para as empresas brasileiras. A previsão de alta na taxa básica de juros, chamada SELIC, deverá significar a queda na lucratividade das empresas e aumento das dívidas. Isso acontecerá, pois a SELIC, que é a taxa usada para empréstimos entre os bancos, geralmente influencia as demais taxas de juros praticadas no mercado brasileiro, como por exemplo, os juros praticados em empréstimos e financiamentos.

A alta da SELIC significa que os empréstimos serão mais caros e isso fará com que muitas empresas deixem de tomar empréstimos, pois passarão a ser mais caros. Além disso, à medida que a SELIC continuar a subir, as empresas já endividadas sentirão ainda mais pressão para pagarem suas dívidas, pois as parcelas mensais tenderão a aumentar consideravelmente.

Isso fará com que a relação entre as empresas e os bancos se torne ainda mais tensa. Os bancos tenderão a apertar ainda mais os critérios de empréstimo, exigindo que as empresas apresentem garantias mais sólidas para conseguirem o empréstimo. Também haverá uma redução na oferta de empréstimos, já que os bancos terão maior preocupação de não perder dinheiro com empréstimos que não possam ser pagos.

Assim, o ano de 2023 poderá significar o extermínio de algumas empresas endividadas que não conseguirem lidar com a alta dos juros, ao passo que poderemos ver outras conseguirem prosperar graças à boa administração de suas finanças. O que está claro, é que a alta da SELIC terá um grande impacto no mercado brasileiro no ano de 2023 e as empresas endividadas tenderão a sofrer com isso.

Por que o aumento dos juros impactará as empresas endividadas?

Um dos momentos mais críticos que as empresas enfrentam nos últimos tempos é o aumento dos juros para empréstimos. Especialmente com o ano de 2023 aproximando-se, as empresas endividadas estão se preparando para a possível explosão dos juros. Ao longo dos últimos anos, o Banco Central dos EUA tem elevado o índice Selic para reduzir a inflação, o que acaba por encarecer os empréstimos. Leia no artigo para saber mais sobre porque esse aumento dos juros poderia impactar negativamente as empresas endividadas.

O problema é que, com a alta dos juros, as empresas endividadas terão que arcar com muitos custos adicionais devido ao aumento do custo dos empréstimos. Com menos dinheiro para gastar nos seus negócios, elas acabam não conseguindo se manter competitivas e profissionalmente eficientes. Isso, por sua vez, resulta em perda de lucro, desemprego e mais impostos para pagar. A consequência pode ser uma desaceleração significativa na economia global e cada vez menos empresas em busca do crescimento.

Uma das formas de limitar o impacto da alta dos juros, é investir na prevenção de dívidas, ou seja, otimizar o orçamento empresarial para que, em caso de alta dos juros, sejam minimizados os danos. Além disso, é importante manter um bom relacionamento com os bancos e obter melhores taxas de juros e condições para os empréstimos.

Em suma, estamos enfrentando um período muito delicado para as empresas, principalmente com o ano de 2023 se aproximando. É de extrema importância que todas as empresas endividadas se preparem para o possível aumento da Selic, o que resultará em custos extras, desemprego e perda de lucro. É necessário investir na prevenção de dívidas e manter um bom relacionamento com os bancos. Enfim, conheça melhor os efeitos que essa alta dos juros pode causar para as empresas endividadas neste artigo.

O que o empresário deve fazer para não ver sua empresa arruinada pelo endividamento com os bancos?

Desde o início da pandemia, o cenário econômico tem se tornado cada vez mais delicado e desafiador para as empresas. Muitas delas enfrentam incontáveis dívidas com os bancos e com as instituições financeiras que devem ser insatisfatoriamente pagas. Isso pode levar à ruína da empresa em um curto período de tempo caso nenhuma medida adequada seja tomada.

Contudo, não há motivo para desespero: há uma solução. No ano de 2023, os juros deverão explodir, o que significa que as empresas poderão negociar taxas mais baixas e, desta forma, sair do vermelho. Portanto, para evitar que sua empresa arruíne com as dívidas, é importante planejar as finanças a curto e longo prazo; buscar formas de aumentar a receita; fazer parcerias estratégicas; renegociar com os bancos e outras instituições financeiras e oferecer uma ótima experiência ao seu cliente. Se essas medidas forem tomadas, o empresário terá a oportunidade de fazer com que sua empresa lute e vença essa difícil batalha.

Conclusão

Como vimos, 2023 promete ser um ano de grandes mudanças, especialmente para as empresas endividadas. Os altos juros irão fazer com que as dívidas aumentem e as empresas serão arrastadas para o fundo do poço. Por isso, é importante que o empresário esteja preparado para enfrentar este cenário. Compartilhe essa postagem com o seu amigo empresário para que ele possa tomar as medidas necessárias para evitar que a empresa entre em ruína pelas dívidas bancárias.

Valdecir Rabelo Filho

VIP Valdecir Rabelo Filho

Advogado.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca