MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Tornando o prontuário médico seu amigo

Tornando o prontuário médico seu amigo

Embora haja um roteiro básico a ser seguido o trabalho do médico é bastante artesanal, pois nenhum indivíduo é igual ao outro. Portanto, não há uma receita de bolo a ser seguida e que irá funcionar para todos os casos.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Atualizado às 09:30

O PRONTUÁRIO MÉDICO nada mais é do que o registro da atuação médica, ou seja, nele iremos encontrar todas as informações relatadas e interpretadas pelo médico.

Ao ler um prontuário médico a primeira dificuldade que o advogado enfrenta é: apesar de as informações terem sido coletadas com uma linguagem coloquial o registro delas usa a linguagem formal com os termos técnicos específicos da medicina, o que dificulta a sua interpretação.

Por outro lado existem formas de superar essa dificuldade inicial ao compreendermos como é a estrutura básica desse registro, como a seguir:

  • identificação: são as informações básicas do individuo e do local/condições daquele atendimento
  • anamnese: é o conjunto das queixas que o indivíduo relata associadas às perguntas que são feitas pelo médico
  • exame físico: é o conjunto de manobras feitas pelo médico como medir a pressão arterial, ouvir os batimentos do coração, etc
  • hipóteses diagnósticas: são as possibilidades que podem explicar o que está causando o adoecimento do indivíduo, podendo ser mantidas ou alteradas ao longo da investigação
  • conduta: é o conjunto de medidas que o médico adota incluindo os exames complementares, a prescrição de remédios e as demais orientações

Embora haja um roteiro básico a ser seguido o trabalho do médico é bastante artesanal, pois nenhum indivíduo é igual ao outro. Portanto, não há uma receita de bolo a ser seguida e que irá funcionar para todos os casos.

O mais importante de tudo é que esse roteiro básico precisa ter coerência, pois o trabalho do médico é como o de um detetive: ambos devem analisar os fatos, organizá-los de maneira coerente ao longo do tempo e elaborar hipóteses para explicar e tentar prever os possíveis desfechos que podem surgir a partir destes.

Sendo assim esse roteiro serve apenas para nortear o raciocínio e ajudar na padronização das informações, pois é preciso haver uma linguagem em comum entre todos os médicos.

--------------------------

LYNN, Bickley. Bates - Propedêutica Médica Essencial - Avaliação Clínica, Anamnese, Exame Físico. 11a edição, Guanabara Koogan, 2021

PORTO, C.C. Semiologia Médica, 8a edição, Guanabara, 2019

Bárbara Ruivo

Bárbara Ruivo

Médica perita judicial pelo TJ/SP, pós-graduanda em DIREITO MÉDICO E DA SAÚDE pela Fundação Escola Superior do Ministério Público, profa. de Cirurgia Vascular na UPMC (França) e Clinica Médica na Uninove.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca