MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Migalhas de peso >
  4. A importância da elaboração do contrato de compra e venda por profissional capacitado

A importância da elaboração do contrato de compra e venda por profissional capacitado

Fernanda K. Vitorino Reis

É de suma importância a realização da Due Diligence imobiliária, pois nela serão analisados todos os documentos do imóvel e do seu vendedor.

sexta-feira, 3 de março de 2023

Atualizado às 08:47

Contrato, em um sentido amplo, é uma operação econômica entre duas ou mais pessoas. Nesse sentido, um contrato é uma troca econômica, visando a circulação de riqueza, sendo sinônimo do conceito de negócio.

No mundo jurídico, os contratos são um negócio que envolve a vontade consensual de duas partes (bilateral) ou mais (plurilateral) sobre um mesmo objeto, criando, modificando ou extinguindo direitos e obrigações.

O contrato de compra e venda de imóveis é um documento que, quando assinado pelas partes, garante um direito pessoal de que o que está descrito naquele documento será cumprido pelas partes e o seu descumprimento poderá acarretar uma indenização. No contrato que as partes determinam como o negócio será realizado, sua forma, os prazos, preços a serem pagos, as obrigações que deverão ser cumpridas por cada uma das partes, bem como as penalidades que poderão ser aplicadas a cada uma das partes em caso de descumprimento. Ele tem como principais características a consensualidade, bilateralidade, onerosidade e tipicidade, sendo essa última característica, em virtude do qual uma das partes se obriga a dar algo em favor da outra em troca de um preço em dinheiro.

O contrato de compra e venda de imóveis não gera direito real, não devendo ser confundido com a Promessa de Compra e Venda. Esta poderá ser registrada na matricula do imóvel, antecedendo a escritura e, uma vez registrada a Promessa de Compra e Venda, ela passa a informar, por meio de sua publicidade, que aquele imóvel não pode ser negociado, tendo em vista que está prometido a quem registrou. 

Um contrato de compra e venda de imóveis não é uma receita de bolo e não pode ser igual para todo tipo de compra e venda. Ele deve ser elaborado de acordo com aquele negócio jurídico que será realizado, contendo as características, formas e requisitos para aquela transação em especifico. Assim, um bom contrato de compra e venda deverá ser feito de forma individualizada e personalizada para aquele negócio jurídico através de bom advogado. 

A validade jurídica de um contrato de compra e venda de imóveis se dá com seu registro junto ao Cartório de Registro de Imóveis. Por isso, é muito importante que após assinatura das partes o contrato seja levado a registro.

Quanto aos riscos em um contrato de compra e venda, estes se dão em virtude das possibilidades de fraude contra credores, fraude à execução, processos e dívidas trabalhistas, débitos de condomínio, débitos de IPTU, se o imóvel garante alguma obrigação em qualquer localidade do país, entre muitos outros. Na maioria das vezes isso ocorre devido falta de analise previa de busca de informações sobre o imóvel e seu proprietário, acarretando a má elaboração do contrato. 

Desta forma, é de suma importância a realização da Due Diligence (diligência prévia) imobiliária, pois nela serão analisados todos os documentos do imóvel e do seu vendedor. Também é através da Due Diligence imobiliária que o comprador será considerado adquirente de boa-fé demonstrando assim que tomou as providencias mínimas necessárias para a aquisição do imóvel para que, posteriormente, não alegue o desconhecimento de algo que era necessário ser verificado antes da aquisição, por exemplo, certidão de ônus reais gravados na matricula do imóvel.

Por isso, é muito importante que, antes de se fazer qualquer negócio jurídico de compra e venda de um imóvel a parte interessada consulte um bom advogado para que ele analise todos os pontos e documentos para que haja maior segurança na realização dessa possível transação. Um bom advogado irá adotar as medidas necessárias para se ter maior assertividade na hora da negociação a ser realizadas, e elaborará um contrato de compra e venda que assegurando os direitos do cliente, pois só através de uma advocacia preventiva busca-se a diminuição de riscos e custos futuros, gerando assim economia e segurança para o cliente na hora da realização do negócio jurídico pretendido.

Fernanda K. Vitorino Reis

Fernanda K. Vitorino Reis

Advogada.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca