MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Condenado artista que criou NFTs "Metabirkin" que violam os direito marcários da grife francesa Hermès

Condenado artista que criou NFTs "Metabirkin" que violam os direito marcários da grife francesa Hermès

Marina de Abreu Stancaneli

O caso foi destaque na mídia por ser um dos primeiros julgamentos dos EUA a tratar de violação de propriedade intelectual envolvendo NFTs.

sexta-feira, 3 de março de 2023

Atualizado às 08:54

Um dos primeiros julgamentos dos EUA a tratar de violação de propriedade intelectual por tokens não-fungíveis (NFTs - Non-Fungible Tokens) considerou que o projeto "MetaBirkin" do artista Mason Rothschild viola os direitos marcários da grife Hermès.

O júri federal de Manhattan, nos Estados Unidos, recentemente decidiu que os tokens não-fungíveis (NFTs) criados pelo artista Mason Rothschild a partir das bolsas Birkin da Hermès, emblemático produto da grife de luxo francesa, violam as marcas registradas pela grife.

Isto porque, segundo entendimento do júri americano, as NFTs não-autorizadas pela grife provavelmente acarretariam confusão no mercado consumidor, induzindo os consumidores a associarem os tokens digitais do artista à grife francesa Hermès.

Destaca-se que o projeto denominado "MetaBirkin", criado pelo artista Mason Rothschild, se trata de uma coleção de tokens não-fungíveis contendo 100 NFTs baseados nas afamadas bolsas de couro Birkin da grife francesa. O projeto começou em 2021, quando o artista criou a NFT chamada "Baby Birkin", sua interpretação artística digital da bolsa Birkin, a qual foi leiloada no mercado por milhares de dólares.

A disputa jurídica envolvendo o artista e a grife de luxo se iniciou no ano passado, quando a Hermès recorreu ao Tribunal do Distrito Sul de Nova York, alegando que o uso da marca "MetaBirkin" pelo artista constitui violação e diluição de marca.

Na época, a grife francesa alegou que "a marca MetaBirkin simplesmente se apropria da famosa marca da Hermès, a Birkin, adicionando o prefixo 'meta' a ela". Segundo os representantes jurídicos da Hermès, os NFTs criados pelo artista configuram "infração de marca registrada, diluição de marca, cyberposse, falsas designações de origem e falsas descrições feitas da bolsa", violando a lei de marcas registradas de Nova York.

Corroborando o entendimento da grife de luxo, o júri americano concedeu à Hermès US$ 133 mil (cento e trinta e três mil dólares) em indenizações por violação de marca registrada, diluição e cybersquatting (cyberposse).

O caso foi destaque na mídia por ser um dos primeiros julgamentos dos EUA a tratar de violação de propriedade intelectual envolvendo NFTs (Non-Fungible Tokens), tokens digitais exclusivos em redes blockchain, utilizados, dentre outras maneiras, para atestar a propriedade de peças de arte digital.

Marina de Abreu Stancaneli

Marina de Abreu Stancaneli

Advogada área de Propriedade Intelectual da SiqueiraCastro.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca