MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Mulheres, fontes de competência e determinação

Mulheres, fontes de competência e determinação

A nobreza das mulheres não está em suas identidades, mas em suas almas. Por isso, para elas, nossa saudação e agradecimentos.

quarta-feira, 8 de março de 2023

Atualizado às 08:18

No dia 8 de março celebramos o dia daquelas que são nossa inspiração. Apesar das homenagens serem merecidas durante todo o ano, é sempre bom celebrarmos este dia como uma forma de reconhecimento e admiração a todas as mulheres que lutam bravamente por seu espaço de direito, enaltecendo suas conquistas e reforçando o quão são importantes na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975, o Dia Internacional da Mulher é comemorado desde o início do século 20. A celebração teve origem no movimento operário, quando milhares de mulheres reivindicaram direitos como redução na jornada de trabalho e melhor remuneração. Uma semente plantada há décadas e que frutificou em melhores oportunidades para outras gerações de mulheres que, a cada ano, têm ocupado papéis de destaque no mercado.

Sabemos que esta caminhada de reconhecimento não foi e ainda não é fácil. As mulheres desempenham inúmeras funções com maestria, dignas de aplausos. No mercado de trabalho, especificamente, por muito tempo tiveram que provar sua competência e qualificação para conquistar seu espaço. Podemos dizer que as mulheres romperam barreiras e hoje são a maioria no mercado, inclusive em profissões que, antigamente, eram direcionadas aos homens, como a Advocacia.

Dados da Ordem dos Advogados do Brasil detalham que existem, em nosso país, 673.725 advogadas, enquanto temos 646.657 advogados. Em Goiás, as mulheres também ocupam mais cadeiras na Advocacia, somando 25.692 advogadas, em comparação aos 23.598 homens. Essa inversão na estatística iniciou em 2021, quando pela primeira vez na história, a OAB somou mais advogadas do que advogados inscritos.

E não estamos falando apenas de números, mas de competência. Hoje, temos mulheres ocupando cargos de alta patente, liderando equipes em grandes empresas. Locais conquistados não apenas pelo currículo brilhante adquirido por anos de estudo, mas por sua habilidade de realizar grandes projetos, com um olhar atento e generoso que refletem sua essência e natureza feminina. Mulheres que devem ser respeitadas por sua humanidade e conhecimento.

Aliás, não há espaço em nossa sociedade para o desrespeito para com elas. Infelizmente, ainda assistimos indignados a episódios de assédio moral e sexual, que devem ser repudiados. Ano passado, a Ordem dos Advogados do Brasil lançou uma campanha, chamada Advocacia sem Assédio, de conscientização, prevenção e enfrentamento da violência contra as mulheres, com lançamento de canal de denúncias para advogadas, além de eventos regionais para propagação de informação de qualidade, preventiva e protetiva.

Uma pesquisa realizada pelo Datafolha apontou que, em 2021, mais de 24% das mulheres acima de 16 anos foram vítimas de algum tipo de violência. Isso significa que 1 em cada 4 mulheres sofre com abusos psicológicos, sexuais, morais ou patrimoniais. Os dados são assustadores e nos fazem pensar que, infelizmente, ao nosso redor, mulheres que são nossas esposas, filhas, familiares, amigas ou conhecidas já passaram por este tipo de situação. É de doer o coração.

Por isso, convido a todos a terem um olhar de igualdade, justiça e respeito. A nobreza das mulheres não está em suas identidades, mas em suas almas. Por isso, para elas, nossa saudação e agradecimentos. Vocês são fontes inigualáveis de sabedoria, competência, beleza e determinação.

 

Jacó Carlos Silva Coelho

Jacó Carlos Silva Coelho

Sócio-fundador da sociedade Jacó Coelho Advogados. Presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Goiás, gestão 2022/2024 e Ex-Secretário Geral da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás, gestão 2016/2018 e 2019/2021.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca