MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Precisamos de mais exemplos de lideranças LGBTQIAPN+

Precisamos de mais exemplos de lideranças LGBTQIAPN+

Anelise Damasceno

A diversidade é o melhor para qualquer empresa, é a ferramenta mais potente para alcançarmos resultados muito mais efetivos e eficazes.

quarta-feira, 28 de junho de 2023

Atualizado às 08:02

Estou há 10 anos em um local de trabalho que proporciona um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo. Não posso negar o meu privilégio entre os profissionais LGBTQIAPN+ de trabalhar e ter cargo de liderança num espaço que dá voz e visibilidade a todos. 

O meu ambiente de trabalho, infelizmente, não é uma realidade no mercado de trabalho, pois poucos profissionais em cargos de alta liderança falam publicamente sobre orientação sexual ou identidade de gênero no Brasil - e, não por acaso, apenas 15% dos profissionais LGBTQIAPN+ falam sobre isso com a sua liderança. Segundo pesquisa feita pela consultoria Mais Diversidade com o apoio do Estadão, 54% dos profissionais acreditam que ter mais referências LGBTQIAPN+ entre executivos e executivas é um dos itens mais importantes no mercado de trabalho. De acordo com a consultoria, ter um líder abertamente LGBTQIAPN+ mostra que há uma chance grande - embora não uma garantia - de que aquele ambiente é seguro e que isso não será visto como um obstáculo na carreira.

Cerca de 68% de empregados LGBTQIAPN+ ouviram comentários preconceituosos nas organizações - muitas vezes disfarçados de piadas). E ainda 33% das empresas brasileiras afirmaram que não contratariam pessoas LGBTQIAPN+ para posições de liderança.

Por outro lado, segundo o estudo da Out Now, um em cada três gestores LGBTQIAPN+ do Brasil já não sente medo de se esconder para seus líderes e pares, o que é, sem dúvida um grande avanço. Sempre digo que precisamos cada vez mais pessoas diversas ocupando cargos de lideranças, tomando decisões, abrindo espaços cada vez mais seguros.

Aos poucos, estamos vivenciando mudanças significativas nas empresas, que têm valorizado cada vez mais o diferente e respeitado as pessoas pelo que elas verdadeiramente são. Posso dizer que conquistei o meu posto de trabalho, atualmente, atuando em um cargo de liderança e construi uma história. Daqui para frente é muito mais sobre usufruir desse local de fala para que outras pessoas LGBT se identifiquem e busquem sempre por locais seguros, diversos e acolhedores para se desenvolverem, sem medo de serem quem são.

A diversidade é o melhor para qualquer empresa, é a ferramenta mais potente para alcançarmos resultados muito mais efetivos e eficazes. Se cada um fizer a sua parte, vamos tonar os ambientes muito mais acolhedores para todos, sobretudo para quem é LGBTQIAPN+, esse é o nosso papel como líderes. Representatividade importa. Diversidade importa. Inclusão importa.

Anelise Damasceno

Anelise Damasceno

Sócia no Andrade Maia e Head de Diversidade, Equidade e Inclusão.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca