MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. O papel do sistema de justiça na reforma psiquiátrica

O papel do sistema de justiça na reforma psiquiátrica

Melina Fachin

Aquelas e aqueles que lutam por direitos humanos acreditam no poder transformador das histórias humanas, na capacidade de mobilizar e sensibilizar as pessoas para lutar por um mundo mais justo.

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Atualizado às 08:44

No último dia 16 o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná recebeu evento inédito e importante, de quilate internacional, sobre a promoção da saúde mental e o papel do judiciário na efetivação da política antimanicomial.

A presidente do CNJ e do STF, ministra Rosa Weber, esteve em Curitiba para firmar a importância do papel do sistema de justiça na reforma psiquiátrica e o compromisso esposado na resolução 487/23 do CNJ.

A resolução - fruto do intenso esforço e dedicação dos membros e membras do Grupo de Trabalho instituído pelo CNJ em 2021 Institui a Política Antimanicomial do Poder Judiciário e estabelece procedimentos e diretrizes para implementar a Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência e a lei 10.216/01, no âmbito do processo penal e da execução das medidas de segurança.

Ao conectar o tema da reforma psiquiátrica e a Resolução CNJ 487/23 com o caso Damião Ximenes Lopes, podemos compreender a importância do sistema de justiça na garantia dos direitos das pessoas com transtornos mentais e na promoção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Damião Ximenes Lopes, um jovem brasileiro de 30 anos, faleceu em 1999 após ser submetido a tratamento em uma instituição psiquiátrica. Sua morte, marcada por tortura e violência, trouxe à tona questões preocupantes sobre a forma como as pessoas com transtornos mentais eram tratadas dentro dessas instituições.

O caso Damião Ximenes Lopes foi a primeira sentença condenatória ao Estado Brasileiro na Corte Interamericana de Direitos Humanos e provocou um intenso debate sobre os direitos das pessoas com transtornos mentais e evidenciou a urgência de uma reforma psiquiátrica que colocasse em foco a desinstitucionalização e a promoção da inclusão social.

Diante dessa realidade, o sistema de justiça assumiu um papel fundamental na busca por justiça, reparação e transformação do modelo vigente. É no contexto de cumprimento das reparações determinadas pela Corte IDH que a Resolução CNJ 487/23, justamente batizada de Resolução Ximenes Lopes, institui a Política Antimanicomial do Poder Judiciário, como avanço significativo ao estabelecer diretrizes claras para o tratamento adequado das pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei, garantindo o respeito aos seus direitos e promovendo a inclusão social.

Referido documento traz diretrizes para o tratamento adequado das pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei, assegurando a sua integridade física e mental, bem como o respeito à sua dignidade. A partir de suas diretrizes, o sistema de justiça como um todo - e em especial ministério público, defensorias e magistratura - têm orientações claras sobre como lidar com pessoas com transtornos mentais em conflito com a lei, garantindo o respeito aos seus direitos e promovendo a inclusão social.

O paradigma impulsionado pelo Conselho Nacional de Justiça promove a humanização do sistema de justiça, ao incentivar a adoção de práticas que considerem a singularidade de cada pessoa com transtorno mental. Dessa forma, busca-se superar visões estigmatizantes e preconceituosas, priorizando o tratamento adequado, o respeito à autonomia e a promoção da saúde mental.

A resolução também estimula a articulação entre o sistema de justiça e outros setores, como a saúde e a assistência social, visando uma abordagem integral e integrada das questões relacionadas à saúde mental. Essa cooperação é essencial para garantir o atendimento adequado das demandas das pessoas com transtornos mentais, bem como para a efetivação de políticas públicas que promovam a inclusão e a igualdade.

Temos assim um avanço importante na promoção da reforma psiquiátrica e na consolidação da Política Antimanicomial no Poder Judiciário. O papel do sistema de justiça é fundamental nesse processo, pois cabe a ele garantir o acesso à justiça, proteger os direitos humanos e promover a inclusão social das pessoas com transtornos mentais.

Aquelas e aqueles que lutam por direitos humanos acreditam no poder transformador das histórias humanas, na capacidade de mobilizar e sensibilizar as pessoas para lutar por um mundo mais justo. Que a história de Damião Ximenes Lopes nos inspire ao tratamento adequado das pessoas com transtornos mentais, sobretudo aquelas mais vulnerabilizadas privadas de liberdade e em conflito com a lei.

_____________

*Artigo originalmente publicado no Blog do Fausto/Estadão.

Melina Fachin

Melina Fachin

Pós-doutora em democracia e direitos humanos (Universidade de Coimbra). Professora da UFPR. Sócia do escritório Fachin Advogados Associados.

Fachin Advogados Associados Fachin Advogados Associados

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca