MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A importância da parceria entre escritórios de advocacia e clientes no contencioso massificado

A importância da parceria entre escritórios de advocacia e clientes no contencioso massificado

No contencioso massificado a parceria entre o escritório de advocacia e o cliente é ainda mais importante devido ao grande volume de demandas e deve ter como pilares a transparência, comunicação, confiança.

sábado, 16 de dezembro de 2023

Atualizado em 15 de dezembro de 2023 14:12

Em um mundo coorporativo cada vez mais competitivo, as empresas precisam se diferenciar para se manterem relevantes. E uma das formas de fazer isso é estabelecer relações de parceria mutuamente benéficas para com seus prestadores de serviço, trazendo maior agilidade e qualidade para seus procedimentos e fluxos, além de uma boa imagem institucional para o público interno e externo.

No contencioso massificado, a relação entre cliente e advogado é ainda mais importante, pois esta integração é essencial para garantir o sucesso nas atuações processuais. Isso porque, nesse contexto, o advogado precisa lidar com um grande volume de demandas, sem deixar de dedicar atenção e técnica para os processos.

Esta relação de parceria entre cliente e escritório deve ser baseada na confiança, na transparência, na comunicação e no respeito mútuo, sendo dever do escritório entender as necessidades dos seus clientes e trabalhar em conjunto para alcançá-las.

Ademais, para que haja uma boa relação entre os dois polos, é importante que ambas as partes estejam comprometidas com o bom resultado dos processos e o crescimento da empresa.

É importante dizer que nesta relação, o cliente deve estar disposto a fornecer todas as informações necessárias para que o advogado possa trabalhar de forma eficaz. O cliente deve ser transparente com os advogados que irão representá-lo, tendo em vista que as informações detalhadas são extremamente necessárias para que os advogados entendam a rotina, o objetivo empresarial, bem como as dores da empresa.

Já o advogado, deve manter o cliente informado sobre o andamento do processo e responder às suas dúvidas de forma clara e objetiva, bem como sempre buscar maneiras de agregar valor aos negócios da empresa.

Destaca-se que um dos elementos principais para a construção de uma boa relação entre cliente e advogado é a comunicação. Uma vez que, é extremamente importante que o cliente se sinta à vontade para conversar com os advogados sobre qualquer assunto relacionado às suas demandas jurídicas.

Outro elemento importante é a confiança, pois o cliente deve confiar no advogado e acreditar que ele está trabalhando em seu melhor interesse. Já o advogado possui o dever de ser honesto e transparente com o cliente, informando-o sobre todos os riscos e possibilidades dos processos.

Observa-se, ainda, que para o fortalecimento desta relação de parceria entre escritório e cliente, os escritórios devem seguir quatro estratégias importantíssimas, que são: conhecer o negócio do cliente e seus objetivos, ser transparente com o seu cliente sobre o que o escritório poderá oferecer, permanecer disponível para responder às perguntas dos clientes e para ajudá-los a resolverem problemas, e, por fim, se manter proativo e oferecer soluções para todos os conflitos judiciais da empresa-cliente.

Ademais, a relação de parceria entre escritórios de advocacia e clientes é uma relação ganha-ganha. Quando as duas partes trabalham em conjunto, os resultados são alcançados com maior eficiência e impacto positivo para os dois lados.

Vejamos abaixo os benefícios que uma parceria consolidada e bem-sucedida entre escritório e cliente pode trazer para as demandas jurídicas da empresa:

  • Melhores serviços e soluções: ao conhecer os negócios da empresa, o escritório tem maiores condições de oferecer serviços e soluções que atendam de fato às necessidades do cliente, de forma a agregar valor para além do resultado positivo dos processos.
  • Maior satisfação: os clientes que se sentem parceiros dos escritórios estão mais satisfeitos com os serviços prestados. Isso pode levar a um aumento da produtividade e da competitividade.
  • Melhor resultado para os negócios: a parceria escritório e cliente culmina em melhores resultados para os negócios da empresa, gerando assim, maior lucratividade.
  • Redução do passivo: uma atuação mais próxima do escritório com seus clientes tem também um papel importante na redução ou controle do passivo da empresa, na medida em que permite a implementação de uma série de medidas preventivas e revisão de fluxos e controles internos.

No caso de demanda massificada, é importante que o cliente tenha muita atenção na escolha do escritório que irá representá-lo. Já que para atender a alta demanda de prazos gerados pela advocacia massificada, é preciso que o escritório tenha conhecimento técnico e operacional, uma controladoria jurídica eficiente e dedicada, bem como esteja municiado das melhores tecnologias do mercado jurídico. Além disso, é importante que o escritório tenha um bom controle dos volumosos dados que transitam na atuação do contencioso massificado, para auxiliar o cliente inclusive na tomada de decisões estratégicas.

Assim, conclui-se que uma boa interação entre o cliente e o escritório de advocacia é essencial para viabilizar um cenário de sucesso dos conflitos judiciais - especialmente nas demandas massificadas - e o crescimento dos negócios da empresa. Quando os advogados estão alinhados com o cliente, conhecem o seu negócio e objetivos estratégicos, os resultados das demandas processuais são mais eficazes e satisfatórios.

Natália Morgado Alves

Natália Morgado Alves

Advogada, pós-graduanda em direito e processo do trabalho pela PUC-RS e pós-graduanda em direito econômico e regulatório pela PUC-RIO.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca