MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A lei geral de proteção de dados é letra morta?

A lei geral de proteção de dados é letra morta?

Hoje vemos uma queda no interesse por projetos de adequação, o tema passou a ser visto como algo de baixo risco pelas empresas. Mas será que a LGPD está morta? Confira essa análise sobre as novas demandas da proteção de dados.

sábado, 3 de fevereiro de 2024

Atualizado em 2 de fevereiro de 2024 14:25

A LGPD foi aprovada em 2018 e só entrou em vigência no ano de 2020. No início, a expectativa da lei superaqueceu o mercado, houve a projeção de um cenário de aplicações de sanções e multas rigorosas, o que gerou uma corrida das empresas em busca da adequação à lei, pois era necessário começar a conformidade do zero, mapear todas as operações de tratamento, todos os riscos.

Contudo, a aplicação da primeira penalidade administrativa por parte da Autoridade Nacional de Proteção de Dados - ANPD só veio a ocorrer em meados de 2023.

Especialmente as empresas de grande e médio porte já cumpriram o dever de casa e se ajustaram, possuem ao menos o básico na proteção de dados.

Hoje, o mercado da LGPD arrefeceu, vemos uma queda no "boom" de projetos de adequação e mesmo com o trabalho de fiscalização não apenas da ANPD, mas também de órgãos como o Ministério Público e os PROCONs, o tema passou a ser visto apenas como mais algo a ser cumprido, de baixo risco e as empresas passaram a priorizar outras coisas.

O que esperar do mercado de proteção de dados?

A ANPD está estruturada e iniciando um processo de fazer as pessoas respeitarem a lei, está começando a desenrolar os primeiros procedimentos administrativos, aplicar as primeiras multas, em tratativas para os primeiros Termos de Ajustamento de Conduta - TAC. 

Diferente do que se esperava, a primeira multa aplicada pela ANPD não foi direcionada a uma grande empresa de tecnologia, mas sim a uma empresa pequena, o que acionou a atenção do mercado novamente, especialmente das empresas menores.

A ANPD também divulgou a relação de investigações em andamento na entidade, que aponta um grande número contra entidades e órgãos públicos.

A partir de agora o setor público passa a abrir os olhos para a necessidade de se adequar à LGPD, bem como o receio de responsabilização dos gestores públicos por improbidade administrativa na hipótese de irregularidades. Isso deve voltar a impulsionar os projetos de adequação.

As empresas não podem se descuidar e precisam manter a adequação à LGPD iniciadas e toda a estruturação envolvida, pois o movimento para "regulação digital" está caminhando (regulação da IA e Política Nacional de Cibersegurança).

A ética de dados e transparência algorítmica é um assunto que mistura privacidade, proteção de dados e inteligência artificial e vem muito forte, pois a reputação dos cidadãos será diretamente afetada pelo padrão ético adotado no tratamento dos dados e as medidas para prevenir e mitigar discriminação.

O que se percebe desde o final de 2022, é que à medida que as empresas já implementaram medidas básicas de conformidade, tem ocorrido uma mudança na demanda de proteção de dados, ela passou a ser mais por meio de consultas, pareceres, tira dúvidas, atualização, treinamentos da equipe e respostas aos Titulares de Dados que são realizadas pelo DPO.

Há de se considerar também, que a LGPD vem sendo cada vez mais adotada pelos tribunais. O número de decisões judiciais em que dispositivos da norma foram usados de forma relevante teve um aumento de 81,4% entre 2022 e 2023, ou seja, as demandas de proteção de dados deixam de ser apenas da área consultiva/preventiva e começam a crescer na área contenciosa administrativa (defesa em procedimentos administrativos junto à ANPD, MP e Procon) e judicial (demandas judiciais envolvendo a LGPD, seja na seara trabalhista, cível, consumidor, etc.).

Paula Melina Firmiano Tudisco

Paula Melina Firmiano Tudisco

Advogada Gestora de Direito Digital no Küster Machado Advogados, possui expertise em Direito Digital, presta consultoria em privacidade e proteção de dados, DPO as a service, inovação e tecnologia.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca