MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Como as lawtechs impulsionam a advocacia brasileira?

Como as lawtechs impulsionam a advocacia brasileira?

Enquete realizada pela análise editorial em setembro do ano 2023 revela que 60% dos escritórios investem em ferramentas desenvolvidas por Lawtechs.

quinta-feira, 28 de março de 2024

Atualizado às 07:51

A enquete foi respondida por 266 escritórios do direito. Destes, 90% afirmaram que pretendem investir em soluções criadas por lawtechs.

Esses dados vão ao encontro do estudo realizado pela Future Marketing Insights, que afirma que o mercado mundial das legaltechs chegue a US$ 29,6 bilhões ainda em 2024, com uma projeção de ultrapassar os 60 bilhões em 2034.

Ao olharmos para o cenário atual, não é difícil compreender a projeção: hoje, existem ferramentas que tornam o trabalho jurídico mais rápido, eficiente e menos manual, além de soluções de compliance e tecnologias financeiras exclusivas para operadores do direito.

A democratização do acesso à tecnologia jurídica é um dos principais impactos positivos do desenvolvimento das lawtechs na advocacia brasileira. Antes, apenas os escritórios mais abastados podiam se dar ao luxo de implementar sistemas avançados de automação e gestão. Agora, com a proliferação de soluções tecnológicas acessíveis e escaláveis, até mesmo advogados autônomos e pequenos escritórios podem adotar ferramentas poderosas para aprimorar seu trabalho.

Conheça algumas aplicações dessas tecnologias que já têm ajudado muitos advogados hoje, em 2024!

Automação e gestão de documentos e dados. 

Todo advogado sabe que, todos os dias, uma grande quantidade de documentos e dados precisam ser processados. Então, por que não contar com uma tecnologia que possa fazer isso automaticamente? Existem algumas soluções no mercado que fazem tarefas repetitivas, liberando o profissional para outras atividades. 

Há ainda aquelas ferramentas capazes de obter rapidamente dados públicos e jurídicos dos tribunais, a fim de embasar ações jurídicas e calcular a probabilidade de êxito de um processo, com base em jurisprudência.

Gestão do escritório e departamentos jurídicos 

Nesse caso, tratam-se de ferramentas específicas para gestão de escritório. Existem ferramentas especializadas em organizar processos, equipes, clientes e financeiro do seu escritório, centralizando as informações e aumentando a eficiência da empresa como um todo.

A aplicação desse tipo de ferramenta geralmente traz um grande aumento na produtividade do escritório, além de facilitar a tomada de decisão e impulsionar o crescimento do negócio jurídico.

Relacionamento com a lei e com outros profissionais

Outra aplicação comum de ferramentas criadas por lawtechs são em dois pontos essenciais do profissional do direito: compliance e redes de profissionais. Por um lado, há ferramentas que ajudam os escritórios a operarem em conformidade com leis, normas e políticas internas. 

Por outro, existem tecnologias que criam verdadeiras redes de advogados, facilitando muito a prospecção de clientes. 

Soluções financeiras

Existem também aquelas empresas especializadas em soluções financeiras para operadores do direito. Os serviços das lawtechs financeiras vão desde a mediação de acordos até a antecipação de honorários, uma forma altamente vantajosa de ter acesso a valores que só chegariam depois de meses ou anos de espera.

Desafios e oportunidades

A transformação impulsionada pelas lawtechs também apresenta desafios, como a necessidade de adaptação dos profissionais às novas tecnologias, a segurança da informação e a ética no uso das ferramentas. No entanto, as oportunidades superam em muito os desafios, abrindo um leque de possibilidades para o futuro da profissão.

Gabriel Mancuso

Gabriel Mancuso

Especialista em Finanças e Economia e CEO da JusCash, lawtech especializada em antecipação de honorários advocatícios.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca