MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Os conselhos de administração e a política de dados das empresas

Os conselhos de administração e a política de dados das empresas

Para enfrentar os desafios complexos da era dos dados, os conselhos podem se beneficiar da perspectiva e experiência das Next-Gen.

terça-feira, 2 de abril de 2024

Atualizado às 07:44

O momento  de transformação digital sem precedentes, faz com que cada vez mais, os dados sejam considerados ativo valioso de uma empresa, oferecendo insights críticos para a tomada de decisões e aprimoramento da eficiência operacional. E a gestão eficaz dos dados requer não apenas tecnologia avançada, mas também uma abordagem estratégica e ética.

Neste quadro, os conselhos de administração desempenham um papel fundamental na definição e monitoramento das políticas de dados das organizações. Sua responsabilidade se estende além da supervisão do desempenho geral da empresa, incluindo a garantia de conformidade com as regulamentações pertinentes, como a LGPD no Brasil e o GDPR na União Europeia.

Os conselheiros devem estar cientes dos riscos associados à gestão de dados, promovendo uma cultura de responsabilidade e transparência no seu uso. Isso não apenas protege a empresa contra possíveis litígios e penalidades regulatórias, mas também salvaguarda a confiança dos clientes e partes interessadas, aspecto crucial para a sustentabilidade e reputação da organização.

Next-Gen e os insights para impulsionar a inovação e a competitividade

Um ponto importante a ser destacado, é que para enfrentar os desafios complexos da era dos dados, os conselhos podem se beneficiar da perspectiva e experiência das Next-Gen. Esses líderes emergentes, muitas vezes mais familiarizados com as tecnologias digitais e as tendências do mercado, podem oferecer insights valiosos sobre como alavancar os dados para impulsionar a inovação e a competitividade.

A empresa de streaming Netflix é um exemplo de como a integração de líderes Next-Gen em seu conselho de administração tem impactado positivamente suas políticas de dados. Em 2018, a Netflix nomeou Mathias Doepfner, CEO da Axel Springer, uma empresa de mídia digital, para seu conselho. Doepfner trouxe consigo uma vasta experiência na indústria de mídia digital e uma compreensão profunda das oportunidades e desafios relacionados aos dados na era digital. Sua nomeação ajudou a Netflix a aprimorar suas estratégias de coleta, análise e uso de dados para personalização de conteúdo, recomendações e tomada de decisões de negócios.

Além disso, a colaboração entre Doepfner e membros mais experientes do conselho da Netflix, como Reed Hastings, tem sido crucial para garantir que a empresa esteja sempre à frente das curvas tecnológicas e regulatórias em relação à proteção de dados e privacidade do usuário.

Intercâmbio de conhecimentos entre gerações

As Next-Gen podem, também, desempenhar um papel fundamental na educação e sensibilização dos membros do conselho sobre as últimas tendências e melhores práticas em gestão de dados. Ao promover a aprendizagem contínua e o intercâmbio de conhecimentos entre gerações, as empresas garantesm que estejam sempre à frente das curvas tecnológicas e regulatórias, preparadas para enfrentar os desafios do futuro.

Mas a colaboração entre conselhos e Next-Gen não se limita apenas à esfera tecnológica. As empresas também enfrentam pressões crescentes para adotar políticas de dados inclusivas e socialmente responsáveis. A diversidade de perspectivas e experiências trazidas pelos mais jovens pode ser inestimável na formulação de políticas que reflitam os valores e necessidades de uma ampla gama de stakeholders.

Izabela Rücker Curi

Izabela Rücker Curi

Advogada e sócia fundadora do escritório Rücker Curi Advocacia e Consultoria Jurídica e da Smart Law, uma startup focada em soluções jurídicas personalizadas para o cliente corporativo, que mesclam inteligência humana e artificial. É board member certificada pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa IBGC-São Paulo, mediadora ad hoc e consultora da Global Chambers na região Sul. É mestre em Direito pela PUC-SP e negociadora especializada pela Harvard Law School.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca