MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Dia da Terra: Importância da discussão da legislação ambiental e decisões judiciais

Dia da Terra: Importância da discussão da legislação ambiental e decisões judiciais

O Dia da Terra, em 22 de abril, destaca a importância da preservação ambiental e dos direitos das comunidades tradicionais. A Constituição e leis brasileiras como a lei de crimes ambientais e o Código Florestal protegem o meio ambiente. O Direito Ambiental guia ações sustentáveis e evita penalidades, fortalecendo a imagem corporativa.

quarta-feira, 17 de abril de 2024

Atualizado em 16 de abril de 2024 16:47

No dia 22 de abril, é celebrado o Dia da Terra, data que nos remete à reflexão sobre a importância da preservação do meio em que vivemos e da necessidade de discutir a legislação ambiental. A preservação ambiental e a defesa dos direitos das comunidades tradicionais são temas urgentes que envolvem decisões judiciais, como casos de crimes ambientais.

A proteção ao meio ambiente está fundamentada na CF/88, a qual reconhece o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado como um direito fundamental. O art. 225 da lei estabelece que é dever do poder público e da coletividade preservar e defender o meio ambiente para as presentes e futuras gerações.

Além da Constituição, o Brasil conta com uma vasta legislação ambiental que regula a utilização dos recursos naturais, a conservação da biodiversidade, o controle da poluição e outros aspectos cruciais para a preservação do meio ambiente. Leis como a Política Nacional do Meio Ambiente, a lei de crimes ambientais e o novo Código Florestal são exemplos de instrumentos legais que visam garantir a sustentabilidade ambiental.

O Direito Ambiental é essencial para orientar empresas e organizações a atuarem de forma responsável e compatível com a preservação ambiental. Cumprir as disposições legais não só contribui para a preservação do meio ambiente, mas também evita penalidades legais e fortalece a imagem corporativa baseada em valores de sustentabilidade.

A legislação ambiental impacta diretamente em assuntos como conformidade legal, reputação, gestão de riscos e oportunidades de negócios. Empresas que adotam práticas sustentáveis, como a redução de emissões de gases de efeito estufa e a promoção da economia circular, estão alinhadas com os princípios da governança ambiental, social e corporativa (ESG).

"A legislação ambiental desempenha um papel fundamental na busca por um futuro sustentável. É através dela que são estabelecidas as diretrizes e normas necessárias para a proteção e preservação do meio ambiente. Como advogados, estamos comprometidos em auxiliar nossos clientes a atuarem em conformidade com a legislação ambiental, garantindo que suas ações contribuam para a construção de um mundo mais sustentável e equilibrado", afirma André Menescal, Sócio-diretor do escritório Nelson Wilians Advogados no Ceará e no Maranhão.

O Dia da Terra reforça a urgência de se cuidar do planeta e a importância de conhecer e cumprir a legislação ambiental. É fundamental que governos, organizações e sociedade atuem de maneira co-responsável na busca por um desenvolvimento cada vez mais ecologicamente sustentável.

André Menescal

André Menescal

Sócio-diretor do escritório Nelson Wilians Advogados no Ceará e no Maranhão.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca