MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A cessão de créditos trabalhistas como instrumento de fomento e modernização da advocacia

A cessão de créditos trabalhistas como instrumento de fomento e modernização da advocacia

Alternativa moderna no sistema jurídico, amplia liquidez, fortalece a advocacia e reduz dependência do crédito tradicional no Brasil.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2026

Atualizado em 13 de fevereiro de 2026 13:10

A cessão de créditos trabalhistas vem ganhando espaço como uma alternativa legítima e moderna dentro do sistema jurídico brasileiro. Longe de representar qualquer tipo de risco ou especulação, ela tem se mostrado uma ferramenta de fomento econômico que beneficia tanto advogados quanto trabalhadores, estimulando o crescimento da advocacia e injetando liquidez na economia real. Não é um exagero considerar a cessão de créditos trabalhistas como um mecanismo de democratização do crédito, principalmente num país em que o custo do crédito é inquestionavelmente alto.

Em essência, a operação é simples. Assim, de modo geral, quando um crédito já foi reconhecido judicialmente ou possui legítima expectativa de ser reconhecido, em razão, por exemplo, de uma decisão judicial de segundo grau, mas ainda não se tornou disponível, o titular pode antecipar, total ou parcialmente, esse valor ao transferir o Direito Creditório a um investidor especializado. Essa transação ocorre de forma segura, com base em contratos claros que delimitam valores, prazos e responsabilidades. O cedente recebe, a título de preço pela cessão, uma parcela imediata do que já é seu por direito e o investidor assume integralmente o risco da operação, passando a figurar como cessionário do Direito Creditório.

A diferença fundamental entre a cessão e um empréstimo bancário é que, aqui, não há endividamento nem parcelas. O trabalhador ou o advogado não assume novas obrigações financeiras, apenas antecipa parte de um crédito disponível e que lhe é de direito. Essa antecipação transforma tempo em oportunidade, representando uma alternativa de liquidez segura a quem aguarda há anos por um desfecho judicial.

A estrutura que combina governança, compliance e tecnologia, garante que a cessão de créditos seja uma prática segura e responsável. Hoje, é possível utilizar dados, modelos preditivos e inteligência artificial para medir o risco e o valor de cada crédito com precisão. Isso dá transparência ao processo e consolida um mercado que opera com seriedade e previsibilidade.

O impacto econômico desse mecanismo é expressivo. De acordo com estudo do professor Carlos Ragazzo, da Fundação Getulio Vargas (FGV Direito Rio), apresentado no livro Crédito Trabalhista e Justiça Econômica, há mais de um trilhão de reais em créditos trabalhistas em discussão no país. Parte desses valores permanece imobilizada, à espera de decisões finais. A circulação desses recursos pode gerar um efeito semelhante ao de grandes programas de estímulo econômico, ao devolver poder de compra aos trabalhadores e fôlego financeiro aos escritórios que atuam com êxito. Isso tudo dentro do contexto de alto endividamento das famílias brasileiras, como demonstram diversos dados publicados por fontes oficiais.

Para a advocacia, a cessão representa um avanço em termos de planejamento estratégico e sustentabilidade. Permite equilibrar o fluxo de caixa dos escritórios, remunerar equipes e investir em inovação, sem depender exclusivamente do tempo de tramitação judicial. Para o trabalhador, oferece uma alternativa saudável ao crédito tradicional, sem juros abusivos e sem o risco de endividamento.

O amadurecimento desse mercado demonstra que o Direito e a economia podem caminhar juntos em prol do desenvolvimento. Com transparência, governança e informação, a cessão de créditos trabalhistas deixa de ser um tema de controvérsia e se torna um instrumento de progresso. Ela profissionaliza a advocacia, dinamiza a economia e dá um novo sentido à ideia de acesso à Justiça, ao permitir que o direito reconhecido se converta em dignidade e oportunidade no presente.

Rafael Lima

Rafael Lima

Advogado e fundador da BT Créditos, empresa pioneira em cessão de créditos trabalhistas no Brasil.

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca