MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Professor Antonio Roque Dechen, um legado perene

Professor Antonio Roque Dechen, um legado perene

Homenagem ressalta cinco décadas de dedicação à ESALQ e à USP, excelência acadêmica, ética pública e legado duradouro.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

Atualizado em 19 de fevereiro de 2026 13:49

A ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, um dos pilares mais importantes da USP - Universidade de São Paulo, teve o privilégio de contar, por cinco décadas, com a atuação do professor Antonio Roque Dechen. Um ciclo de dedicação encerado com seu falecimento, em 15 de fevereiro de 2026. Sua trajetória, marcada pela nobreza pessoal e competência profissional; ademais de respeitabilidade e contribuições incontestáveis, merece ser celebrada.

Durante sua longa carreira na USP, o professor Dechen dedicou-se plenamente à instituição, sempre com competência, serenidade e um compromisso ético inabalável. Ele escolheu servir à Universidade, e não se servir dela - um diferencial raro e digno de admiração em qualquer tempo; especialmente em meio ao clima de disputas políticas que, por vezes, permeia até as instituições de ensino e pesquisa. Foi esse caráter exemplar que o levou a ocupar posições de destaque, como vice-reitor executivo de Administração entre 2010 e 2014, durante meu mandato à frente da Reitoria da USP.

A sólida formação acadêmica do professor Dechen é um testemunho de sua dedicação: engenheiro agrônomo formado pela ESALQ, em 1973; mestre; doutor; e professor titular pela mesma instituição. Sempre voltado à pesquisa de ponta, concentrou seus estudos em solos e nutrição de plantas. Como gestor, destacou-se como vice-diretor da ESALQ (1995-1999) e, posteriormente, como diretor (2007-2010). Ao longo de sua trajetória, acumulou uma expressiva produção acadêmica: 108 artigos científicos, 8 livros, 38 capítulos de livros; além de ter orientado 18 dissertações de mestrado e 17 teses de doutorado.

Foi, por um lustro, pesquisador no prestigiado Instituto Agronômico de Campinas, local em que encontrou a também pesquisadora Sônia Falci Dechen, com quem se casou.

Seu impacto na ESALQ foi igualmente notável nas comissões e associações em que atuou. Desempenhou papéis de liderança como: Coordenador do curso de pós-graduação em fisiologia e bioquímica de plantas; vice-presidente e presidente da comissão de pós-graduação; presidente do conselho curador da fundação de estudos agrários Luiz de Queiroz; presidente da associação dos ex-alunos; e diretor-presidente da mesma fundação. Ainda organizou a memorável celebração do Sesquicentenário de Luiz de Queiroz, reforçando com maestria o legado histórico da instituição.

Além disso, sua contribuição ultrapassou as fronteiras da ESALQ, com participação ativa em órgãos de relevância universitária. Foi coordenador do núcleo de apoio à pesquisa em bioenergia e sustentabilidade da USP, integrou a Comissão de Planejamento da Universidade e o Conselho Curador da Fundação de Apoio à Pesquisa da USP.

O professor Dechen também foi uma presença indispensável em entidades de classe. Participou do Conselho do Agronegócio da FIESP e do Conselho Deliberativo da Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo, além de cargos importantes no CREA-SP e no CONFEA, onde atuou como vice-presidente e liderou a Comissão de Educação. Ainda colaborou em projetos como o grupo Nutrientes Para a Vida, promovido pela ANDA.

Sua atuação em entidades de classe completa esse amplo espectro de realizações. Ele dedicou-se ao fortalecimento do agronegócio e das práticas sustentáveis como diretor da Fundação Agrisus e membro de diversas instituições, como a Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha e a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo.

Pela sua impressionante trajetória, recebeu diversas homenagens, incluindo o título de Cidadão Piracicabano (2007), a medalha paulista de Mérito Científico e Tecnológico, a medalha Fernando Costa da Associação de Engenheiros Agrônomos e a honraria máxima do Sistema CONFEA-CREA; além do prestigiado reconhecimento como Agrônomo do Ano.

Ainda que o espaço não seja suficiente para abarcar por completo suas inúmeras contribuições, a presente síntese testemunha a abrangência do trabalho e do impacto do professor Dechen.

Por fim, manifesto minha profunda gratidão por tudo o que ele fez pela USP, especialmente durante o período de 2010 a 2014. Junto a tantas pessoas de boa vontade da USP, rendo homenagem a sua memória. O professor Antonio Roque Dechen não é apenas uma lembrança, mas um exemplo vivo de excelência, dedicação e resiliência, que continuará a inspirar as futuras gerações.

João Grandino Rodas

João Grandino Rodas

Desembargador federal aposentado do TRF da 3ª região. Mestre em Direito pela Harvard University. Presidente do CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social. Sócio do escritório Grandino Rodas Advogados.

CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca