segunda-feira, 21 de setembro de 2020

MIGALHAS DE PESO

Colômbia

O ano de 2007 foi muito interessante para os preços de transferência na Colômbia. Antes de apresentar as declarações informativas de 2006, os contribuintes foram obrigados a atualizar seu Registro Único Tributário (RUT) para poder apresentar suas declarações.


Preço de Transferência*

Colômbia (2007)

Diego González-Bendiksen*

Angélica Parga**

O ano de 2007 foi muito interessante para os preços de transferência na Colômbia. Antes de apresentar as declarações informativas de 2006, os contribuintes foram obrigados a atualizar seu Registro Único Tributário (RUT) para poder apresentar suas declarações. O contribuinte que não atualizasse o RUT não poderia apresentar sua declaração informativa. Com isso, a Autoridade Fiscal Colombiana (DIAN) tenta consolidar as informações de seus contribuintes mediante o uso de diferentes ferramentas.

Em termos de apresentações, os contribuintes cumpriram a obrigação formal de entregar suas declarações informativas eletrônicas de 2006 pelo segundo ano consecutivo. A novidade foi que as declarações informativas foram modificadas pela DIAN de forma que se tornaram muito mais organizadas e fáceis para o usuário em termos de informação sobre partes vinculadas, tipos e valores das operações, intervalo interquartil e a parte analisada. As declarações informativas foram entregues durante todo o mês de junho, dependendo do último algarismo do número de identificação tributária dos contribuintes. Foram aplicadas sanções a alguns contribuintes que não respeitaram as datas de apresentação e apresentaram as declarações extemporaneamente; alguns contribuintes foram solicitados a entregar declarações a pedido formal da DIAN e outros as entregaram espontaneamente. Em ambos os casos, as sanções foram calculadas devido à apresentação extemporânea.

Quanto aos procedimentos de auditoria e controle, a DIAN solicitou que diversos contribuintes apresentassem seus estudos de preços de transferência de 2005 e 2006. Também serão aplicadas sanções no caso de contribuintes que não cumprirem essa solicitação da DIAN. Até o momento, não houve nenhum tipo de problema nesse sentido.

Embora durante 2006 e 2007 a ferramenta utilizada pela DIAN para o cumprimento de auditorias tenha sido a arrecadação de declarações informativas e os estudos de preços de transferência, a DIAN tem se preparado para conduzir procedimentos exaustivos de auditoria, que provavelmente serão efetuados no decorrer deste ano (2008).

_______________

* Trench, Rossi e Watanabe Advogados, associado a Baker & McKenzie, publica em Migalhas uma série de artigos que descreve as principais mudanças ocorridas no ano de 2007 na prática de preços de transferência nos principais países da América Latina.

___________

**Integrantes do escritório Baker & McKenzie



______________

Atualizado em: 1/1/1900 12:00

Compartilhar

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca

É Autor Migalhas? Faça seu login aqui

AUTORES MIGALHAS

Carlos Araujo

Carlos Araujo

Migalheiro desde 2014

Ronald Sharp Junior

Ronald Sharp Junior

Migalheiro desde 2003

Edison Carlos Fernandes

Edison Carlos Fernandes

Migalheiro desde 2016

Breno Euzébio de Faria

Breno Euzébio de Faria

Migalheiro desde 2019

Eliasi Vieira

Eliasi Vieira

Migalheiro desde 2019

Thiago Hamilton Rufino

Thiago Hamilton Rufino

Migalheiro desde 2020

Antonio Pessoa Cardoso

Antonio Pessoa Cardoso

Migalheiro desde 2004

Ana Paula Lima

Ana Paula Lima

Migalheira desde 2016