MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Reflexões: ser advogado

Reflexões: ser advogado

Julio César Brandão

Aos 35 anos de advocacia, exercida em toda sua plenitude, pergunto-me se ainda tenho orgulho de ser advogado?

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Atualizado em 8 de agosto de 2008 13:52


Reflexões: ser advogado

Julio César Brandão*

Aos 35 anos de advocacia, exercida em toda sua plenitude, pergunto-me se ainda tenho orgulho de ser advogado?

Sim. A resposta é singela. Preocupo-me e, sinto certo temor pelos caminhos que a advocacia vem tomando ao longo dos anos, talvez premida, por um mundo cada vez mais selvagem e que está levando a perda dos valores éticos.

Tenho sim, profunda preocupação com a perda dos valores éticos, que atinge não só a nós, mas a toda sociedade.

Envolto em reflexões, neste momento, veio à lembrança o nome de Sobral Pinto e Evandro Lins, dois ícones da advocacia. Refletindo, procurei entender ou compreender, porque tanto se destacaram, tornando-se figuras emblemáticas e referenciais a todo e qualquer advogado que assim pensa ser. Um ponto em comum aos dois, me chamou muito a atenção: jamais abriram mão de seus princípios éticos. Lutaram bravamente pelos seus princípios e jamais perderam a dignidade.

Este é o nó gordio de uma velha e sempre e atual questão: a ética, onde deposito e sedimento minhas reflexões. A questão ética é absolutamente essencial e inquestionável na construção da profissão do advogado, ou parafraseando Kelsen, é um pressuposto É uma importante escolha decidir ser ético. Em uma sociedade selvagem como a nossa, voltada para os interesses individuais e egoísticos, ser ético implica encontrar todas as dificuldades em sua vida profissional expondo-se a desilusão, a indignação.

Defender valores éticos, no mundo contemporâneo, exige muita coragem e destemor diante da ausência de ética, da injustiça e da força.

Ser ético é ser irresponsavelmente destemido. É crer que os valores supremos do mundo precisam e devem ser resgatados. Ser ético é crer que o domínio do pensar seja um instrumento de mudança da sociedade. Ser ético é tentar ser virtuoso. Ser ético, enfim, é ser diferente.

Ser advogado e ser ético implica em uma luta incessante, noturna e diuturna, pelo aperfeiçoamento pessoal, buscando a realização do valor maior da Justiça.

Ser advogado é ser resistente à devastadora e irresponsável sociedade injusta, criada em nome do direito, do bem estar social e do desenvolvimento sustentável.

O advogado é em princípio um técnico conhecedor da ordem jurídica. Mas, isto não basta. Se não agregarmos valores éticos a esta nossa conduta e também a nossa ordem jurídica jamais poderemos ter orgulho de nossa profissão e sequer, poderemos enfrentar com altivez o encontro com o semelhante.

O advogado lida com o direito. E o direito só é direito porque lida com a vida. Viver e conviver implica em trocar valores.

A advocacia exercida com valores éticos atribui ao advogado autoridade moral. A autoridade moral que nos é atribuída é mais que suficiente para enfrentar, todo dia, as injustiças praticadas.

Que o digam Sobral Pinto e Evandro Lins e Silva, homens e advogados de profunda autoridade moral e que nos legaram uma vida exemplar.

Ser advogado é querer ser Sobral Pinto e Evandro, ao mesmo tempo.

Bem, tentar ser já é um grande passo.

Belo dia dos advogados a todos.

______________

*Advogado





____________

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca