MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. Os pés pelas mãos

Os pés pelas mãos

Incrível a capacidade dos políticos brasileiros! Ainda bem que não chegam às bobagens de um Bush ou de um Mikhail. Como resultado de total incompetência, os dois quase deflagram uma nova guerra mundial.

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Atualizado às 15:17


Os pés pelas mãos

Plínio Zabeu*

Incrível a capacidade dos políticos brasileiros! Ainda bem que não chegam às bobagens de um Bush ou de um Mikhail. Como resultado de total incompetência, os dois quase deflagram uma nova guerra mundial. O americano - que não se cansa de fazer guerras sem sentido - prometeu ao colega georgiano que o apoiaria em uma invasão do pequeno território que há anos luta por independência, com apoio da Rússia. E isso tudo apenas para cobrir o péssimo governo que imita o americano. Milhares de mortos.

No Brasil o desastre não chega a tanto embora não seja menor o número de vítimas. Mas, do ponto de vista moral, nossos conterrâneos deixam os dois lá em baixo numa escala de capacidade pra coisas ruins.

Sempre houve corrupção, roubalheira e outras mazelas sim. Quando Lula foi deputado contou 300 por ele classificados como "picaretas". Esperávamos que, se um dia chegasse à presidência, a primeira coisa que deveria fazer seria a eliminação ou pelo menos diminuição do tal número. Mas, qual o quê! O que assistimos foi simplesmente o agravamento da situação. Começou com o comprovado escândalo do tal Waldomiro. Lula perdeu uma ótima oportunidade de reforma se tivesse levado a cabo a investigação e a punição dos culpados. Mas, o que fazer, se o corrupto era amigo do mais importante ministro?

Como nada aconteceu as coisas foram se multiplicando. Foram tantas que nem vale à pena gastar espaço e tinta para repetir. E continua. Como defesa o presidente prefere dizer que, ou de nada sabia, ou então que se tratou de coisas de "aloprados". E, com uso das Medidas Provisórias (acaba de bater o recorde de FHC), foi inchando o governo. Ministérios pra tudo e pra nada. Secretarias que se incham com transformações. Dezenas de milhares de cargos criados para favorecer amigos, partidários e aliados. E, quando uma coisa maior explode, como o caso do envolvimento do partido mandante com as Farc (terroristas), eis que o Ministro da Justiça resolve "desenterrar defuntos". Não para condenar torturadores nem para acabar com a vergonhosa imoralidade das indenizações aos que lutaram pela implantação do comunismo no Brasil com regência de Fidel Castro, mas simplesmente para cobrir mais um tenebroso escândalo.

Já meio cansado eis que Lula, tentando dar alguma eficiência no sentido moral, vem agora com a proposta de mais uma reforma política. O projeto tem coisas muito boas nos primeiros capítulos. Mas logo aparecem as "brechas", já que ninguém é bobo para mudar algo que a eles está rendendo muito.

____________

*Médico





____________

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca