MIGALHAS DE PESO

  1. Home >
  2. De Peso >
  3. A importância do profissional Contábil é inegável

A importância do profissional Contábil é inegável

Fabio Rodrigues

Este ano promete para os profissionais da área contábil. Adoção das normas internacionais de contabilidade, que iniciaram em 2008, mudanças cada vez mais constantes na legislação tributária e crise econômica mundial batendo a porta de muitas empresas. A palavra rotina certamente será extinta do vocabulário desses profissionais.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Atualizado em 27 de abril de 2009 10:13


A importância do profissional Contábil é inegável

Fabio Rodrigues de Oliveira*

Este ano promete para os profissionais da área contábil. Adoção das normas internacionais de contabilidade, que iniciaram em 2008, mudanças cada vez mais constantes na legislação tributária e crise econômica mundial batendo a porta de muitas empresas. A palavra rotina certamente será extinta do vocabulário desses profissionais.

O primeiro grande desafio foi introduzido com a Lei 11.637/07  (clique aqui), que deu início à convergência dos padrões nacionais de contabilidade às Normas Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standard - IAS), atualmente conhecidas como normas IFRS (International Financial Reporting Standard), que são pronunciamentos contábeis internacionais publicados e revisados pelo IASB (International Accounting Standards Board), uma entidade independente do setor privado, com sede em Londres, Grã-Bretanha, constituída por mais de 140 entidades profissionais de todo o mundo, incluindo o Brasil.

Essas normas são importantes, pois conferem maior transparência e qualidade às informações contábeis, dando maior segurança aos investidores, além de comparabilidade entre empresas de diferentes países. O Comitê de Pronunciamentos Contábeis - CPC é o órgão responsável por promover essa convergência, e seus Pronunciamentos Técnicos devem ser acompanhados em profundidade pelos profissionais da área contábil.

O Sistema Público de Escrituração Digital - SPED, outra novidade, se por um lado poderá beneficiar os contribuintes na forma de simplificação e racionalização de obrigações acessórias, agilização dos procedimentos sujeitos a controle do fisco e redução de custos com armazenamento de documentos em papel, em outra frente, beneficiará as administrações tributárias (Estados, Distrito Federal, Municípios e União) pois possibilitará maior eficiência na fiscalização e arrecadação de tributos.

A partir da Escrituração Contábil Digital - ECD (parte integrante do SPED), toda a escrituração contábil do contribuinte ficará em ambiente digital, à disposição do fisco. Ou seja, para evitar possíveis problemas fiscais, deve ser dada máxima atenção à escrituração contábil, no que se refere à apuração dos tributos, inclusive, que poderá ser confrontada diretamente com a escrituração contábil a partir do SPED, independentemente de fiscalização física.

É importante observar que desde 1.1.09, todas as sociedades empresárias tributadas pelo Lucro Real estão obrigadas à ECD. Os profissionais que ainda não se atentaram a essa significativa mudança devem correr para se adaptar às novidades, do contrário, poderão ter sérios problemas no momento de cumprir com essa mais nova obrigação.

Em matéria tributária, um campo que nunca foi tranquilo, com a crise econômica mundial passou a sofrer ainda mais alterações. O governo, na tentativa de auxiliar setores da econômica que têm sido mais atingidos pela crise, tem aprovado diversos pacotes tributários introduzindo consideráveis alterações. Muitas mudanças ainda são esperadas, inclusive há notícias de possíveis parcelamentos de débitos tributários.

O Simples Nacional também não ficou de fora da enxurrada de alterações. Na busca de aprimorar o sistema unificado de recolhimento de imposto e contribuições, foram promovidas diversas alterações, ainda não assimiladas em sua plenitude por todos os profissionais. Aqueles que ainda não se atentaram a essas mudanças, precisam dar a devida atenção, pois há novidades interessantes para o contribuinte.

Como se nota, este ano tem sido bastante agitado, e muitas mudanças ainda estão por vir. As alterações na legislação brasileira atingem diretamente o trabalho do setor contábil, que deve estar sempre atento aos novos procedimentos, mantendo-se constantemente atualizado. Se por um lado, vislumbra-se mais responsabilidades para o contador, por outro, esse profissional nunca esteve tão valorizado no mercado, substituindo sua tradicional característica operacional, para ocupar o lugar de destaque que sempre mereceu.

Um ano de grandes badalações, mas que certamente trará muitas oportunidades ao profissional contábil que estiver preparado e souber aproveitá-las.

____________

*Gerente de Tributos Diretos da FISCOSoft Editora







___________

AUTORES MIGALHAS

Busque pelo nome ou parte do nome do autor para encontrar publicações no Portal Migalhas.

Busca