AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. União Europeia - Aspectos Econômicos Políticos e Jurídicos da Integração
Curso

União Europeia - Aspectos Econômicos Políticos e Jurídicos da Integração

O Insper realiza a partir de 8/9 o curso União Europeia - Aspectos Econômicos Políticos e Jurídicos da Integração, em SP.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Atualizado às 07:34


Curso

União Europeia - Aspectos Econômicos Políticos e Jurídicos da Integração

  • Matrículas: até 4/9*
  • Início das aulas: 8/9
  • Horário: das 18h30 às 21h30
  • Local: Campus Insper - rua Quatá, 300 - Vila Olímpia - São Paulo/SP

*Sujeito a alteração sem prévio aviso em função do número de vagas

As aulas serão ministradas em inglês e não contarão com transmissão simultânea.

Objetivos

Aprimorar o conhecimento sobre Direito da Integração, assim como compreender a legislação existente e princípios aplicáveis às regras e diretrizes do Direito Comunitário Europeu.

Público-alvo

Estagiário de Direito, advogado, juiz, promotor, procurador e consultor jurídico; profissional das área de business, comércio internacional, finanças, economia e geopolítica; profissional com atividades relacionadas a negócios, relações e contratos internacionais envolvendo a União Européia; e profissional e acadêmico que desejam aprofundar-se no contexto europeu e em seu processo de integração.

Programa

8/9

  • Introduction to International Commercial Arbitration

9/9

  • Introduction to International Commercial Arbitration

14/9

  • Introduction to International Commercial Arbitration

15/9

  • Introduction to International Commercial Arbitration

17/9

  • O Processo de Integração Européia: Histórico e Perspectivas

20/9

  • Instituições e Ordem Legal da União Européia

22/9

  • Banco Central Europeu

24/9

  • União Monetária e Política Monetária da União Européia

27/9

  • Livre Movimentação de Trabalhadores, Bens e Serviços na União Européia

29/9

  • A Inexistência de Barreiras ao Comércio

1/10

  • Aspectos Geopolíticos e a União Européia

4/10

  • Introduction to European Company Law

5/10

  • Introduction to European Company Law

6/10

  • Introduction to European Company Law

7/10

  • Introduction to European Company Law

18/10

  • Apresentação de seminários e confraternização final do curso

Corpo docente

- Alberto do Amaral Júnior
Doutor, livre-docente e professor associado do Departamento de Direito Internacional da Faculdade de Direito da USP, visiting scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Yale em 2003 e 2007, foi diretor do Instituto Brasileiro de Direito e Política do Consumidor, BRASILCON, autor, entre outros, das seguintes obras: "A Solução de Controvérsias na OMC" e "Introdução ao Direito Internacional Público", organizador do livro "União Europeia" e autor de inúmeros artigos publicados no Brasil e no exterior.

- Daniel Gisberger
Fundador da Faculdade de Direito da Universidade de Lucerna, Suíça; professor de Direito Suíço, Direito Internacional Privado, Direito Empresarial e Processual e Direito Comparado; sócio da Wenger & Vieli AG, renomado escritório de advocacia suíço; possui LL.M. em Estudos sobre "Common Law" junto à Universidade de Georgetown, Estados Unidos, onde foi professor visitante (mesma experiência no Instituto Max-Planck para Direito Internacional em Hamburg, Alemanha); foi professor na Academia para Direito Internacional em Hague, Holanda, faculdades de Direito nos EUA e na Europa ocidental; participou como membro da delegação suíça na Conferência de Hague para a Unificação do Direito Internacional Privado; atualmente, é vice presidente da Câmara da Associação Suíca para Direito Internacional e chefe da comissão editorial do Jornal Suíço para Direito Internacional e Direito Europeu; diretor executivo do Centro de Resolução de Conflitos da Universidade de Lucerna; autor de inúmeras publicações sobre Direito Empresarial Internacional e Arbitragem; foi árbitro e consultor em proximadamente 100 procedimentos arbitragens internacionais comerciais, bem como perito em diversos procedimentos judiciais internacionais.

- Humberto Dantas
Formado em ciências sociais pela USP, com mestrado e doutorado em Ciência Política pela mesma instituição. Superintendente da Fundação Mario Covas e conselheiro de organizações como Movimento Voto Consciente, Oficina Municipal e Instituto Brasil 2022 onde atua na área de educação política. Leciona desde 1999 em instituições de educação superior como: USP (visitante), FAAP, LFG (pós-graduação), São Camilo, Anhembi Morumbi, ENAP, ESA-OAB e EPD. Desde 1995 acumulou experiência em relevantes instituições, com destaque para as áreas de Responsabilidade Social e de pesquisa: FIPE-USP, SERASA, Instituto Paradigma, Instituto Unibanco entre outras.

- Otto Nogami
Economista pela FEA/USP, MBA em Finanças pelo IBMEC Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais, Mestre em Economia pela Universidade Mackenzie, e Doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Cursos de especialização e aperfeiçoamento no Local Autonomy College - Ministry of Internal Affairs and Communications (Tóquio, Japão), na Harvard Business School (Boston, EUA), na Toyota Motor Company (Nagoya, Japão), e na Darden School of Business da Universidade da Virgínia (Charlottesville, EUA). Gestor de Fundos de Investimentos, credenciado pela CVM Comissão de Valores Mobiliários. Membro de Conselhos de Administração, Técnicos, Consultivos e Editoriais. Vice-Coordenador Geral dos Programas de MBA Executivo do Insper Instituto de Ensino e Pesquisa (antigo IBMEC São Paulo). É co-autor dos livros Recursos e desempenho dos programas de formação de mão-de-obra (Nobel/MTb, 1985), Fundamentos de economia (Terra, 1994), Princípios de economia (Thomson-Pioneira, 2005, 5 ed.), Princípios de economia - livro de exercícios (Thomson-Pioneira, 1999), Dinâmica da economia mundial contemporânea (Scortecci, 2003) e Latin American business cultures (New York: Pearson, 2005), e autor dos livros Não seja o pato do mercado financeiro (Avercamp, 2004) e Economia (IESDE, 2007).

- Pedro B. A. Dallari
Professor Associado do Departamento de Direito Internacional e Comparado da Faculdade de Direito e do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo. Advogado na cidade de São Paulo, foi Juiz do Tribunal Administrativo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (2004 a 2008), que presidiu em 2007 e 2008, e membro da Comissão de Verificação da Missão do Secretário Geral da OEA para o conflito entre Colômbia e Equador (2009). Tem publicações relacionadas principalmente ao tema da integração das normas de Direito Internacional Público ao Direito interno do Estado, sendo autor das obras jurídicas Constituição e relações exteriores e Constituição e tratados internacionais, ambas publicadas pela Editora Saraiva.

- Peter Sester
Doutor em Economia pela Universidade de Humbold, Alemanha. Doutor em Direito pela Universidade de Heidelberg. Bacharel em Direito e em Administração de Empresas pela Universidade de Heidelberg. Professor Honorário na Universidade de Freiburg, Alemanha e professor na Universidade de Karlsruhe. Diretor do Instituto da Informação e Direito Empresarial da Universidade de Karlsruhe, Alemanha. Palestrante em diversas universidades na Argentina, no Chile e no Brasil. Consultor de direito financeiro no escritório de advocacia internacional. Autor dos livros "Financiamento de projetos: estruturação e regulamentação", "Desenvolvimento dos Mercados de Capitais Brasileiro" e "Direito Empresarial Brasileiro". Sua principal especialidade é na área de "Corporate Finance and Governance", tendo publicado mais de 50 artigos em Revistas Jurídicas e de Economia.

- Umberto Celli Jr.
Professor de Direito Internacional da USP e do Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM) da USP. Professor convidado da Universidade Paris I (Panthéon - Sorbonne) (2009). Mestre e Doutor em Direito Internacional pela USP. Mestre em Direito Internacional pela Universidade de Nottingham, Inglaterra. Autor de diversas publicações na área de Direito internacional econômico, dentre outras do livro Comércio de Serviços na OMC: liberalização, condições e desafios (2009). Consultor em São Paulo.

Coordenador do Programa

- André Antunes Soares de Camargo
Doutorando em Direito Comercial pela USP, LL.M. em Direito Comercial e Contratual pela Universidade da Califórnia, EUA. Advogado em São Paulo nas áreas de Direito societário, contratual e empresarial, mercado de capitais e governança corporativa. Professor e Coordenador dos Programas de LL.M. do Insper - Ibmec São Paulo. Professor da faculdade de administração, do programa de mestrado profissionalizante em administração, dos programas de MBA Executivo e dos programas corporativos do Insper - Ibmec São Paulo. Professor e palestrante em diversas instituições de ensino superior.

Diretor Presidente

- Claudio L. S. Haddad

Direção Executiva

- Andrea Minardi

- Christian G. da J. Menescal

- Irineu Gustavo N. Gianesi

- Luca Borroni-Biancastelli

- Márcia Maria Nizzo de Moura

- Rinaldo Artes

Carga horária

45 horas, sendo 15 aulas de 3 horas cada mais 1 sessão com apresentação de seminários em grupo e conclusão do curso.

Investimento

R$ 1.500,00 (parcelado em até 3x).

*Incluso: todo o material do curso em formato eletrônico, caso o professor venha a torná-lo disponível.

Realização

  • Insper Instituto de Ensino e Pesquisa

____________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE/FAX

(11) 4504-2400

e-mail

co[email protected]

ou

Clique aqui

________________