AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Administração Financeira
Curso

Administração Financeira

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Atualizado às 08:04


Administração Financeira

Orçamento e controle para organizações culturais e sem fins lucrativos

  • Data: 18 a 29/10
  • Horário: 19h às 22h
  • Local: AASP - Associação dos de Advogados de São Paulo - rua Alvares Penteado, 151 - Centro - São Paulo/SP

O objetivo do curso é apresentar as principais etapas para a elaboração e acompanhamento de orçamentos nas organizações. Para tanto, o curso abordará inicialmente os principais aspectos contábeis necessários à elaboração do orçamento; em seguida será abordada a questão do planejamento, etapa de identificação de necessidades para o sucesso do orçamento; na terceira aula apresentaremos as questões pertinentes à montagem do orçamento; e, por último, abordaremos a etapa mais importante e difícil do processo orçamentário: a etapa de controle, acompanhamento e proposições de correções para desvios em relação às metas.

Atualizar e capacitar profissionais de diversas áreas do campo cultural tem se tornado uma necessidade crescente para o desenvolvimento e sobrevivência destas organizações. Para dar maior vigor nestas entidades, um tema que tem merecido enfoque crescente é o da administração dos recursos. Nesse sentido, é indispensável o processo de elaboração e acompanhamento de orçamentos.

Programa

  • 18/10 - segunda-feira

Aula 1: Apresentar didaticamente a contabilidade para profissionais que, apesar de não exercerem atividade contábil, precisam entender a Contabilidade para desenvolver sua atividade.

  • 22/10 - sexta-feira

Aula 2: Planejamento do orçamento. Etapa anterior ao processo orçamentário, onde são identificadas as necessidades para o adequado desenvolvimento orçamento.

  • 26/10 - terça-feira

Aula 3: Elaboração do Orçamento. Apresentar detalhadamente a montagem de um orçamento empresarial.

  • 29/10 - sexta-feira

Aula 4: Acompanhamento e controle do orçamento. Planos de Ação para correções de desvios em relação às metas propostas.

Coordenação

- Márcio Martins Amorim
Formado em Ciências Econômicas pela Universidade Paulista, pós graduando no MBA - Gestão Executiva de Empresas da FMU. Atualmente é Controller da Associação Amigos do Projeto Guri, Organização Social de Cultura do Estado de São Paulo. Foi Controller do Museu de Arte Moderna do Estado de São Paulo - Mam no período 2005-2008. Atuou nas áreas contábil, financeira e de controladoria em indústrias de máquinas e equipamentos no período 1993-2004.

Professor

- Márcio Martins Amorim

Carga horária

12 horas

Inscrição

- R$ 660,00

Realização

  • CEMEC - Centro de Estudos de Mídia Entretenimento e Cultura

________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 2389-5708

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui