AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Editora Lex >
  4. Redação Jurídica e Prática Forense
Curso

Redação Jurídica e Prática Forense

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Atualizado às 09:13


Redação Jurídica e Prática Forense

  • Data: 17 a 20/1
  • Horário: 18h30 às 22h30
  • Local: Centro de Treinamento LEX - av. Paulista, 1.337 - 23º/24º andares - São Paulo/SP (ao lado do Ed. da Fiesp, em frente ao metrô Trianon-Masp)

A boa redação jurídica. Petição inicial: linguagem, organização e forma. Narrativa dos fatos no discurso jurídico e sua função argumentativa. Estratégias da persuasão. O transcurso do tempo. A progressão temporal dos fatos e a coerência narrativa. Revisão dos principais conteúdos gramaticais e apresentação das novas regras ortográficas.

Objetivo

Desenvolver no participante a capacidade de entender e redigir textos relacionados ao ambiente jurídico com competência e correção. O curso visa demonstrar que a linguagem jurídica e o uso adequado de nosso idioma são instrumentos indispensáveis para a realização de trabalho competente no ambiente jurídico. Muitas vezes a capacidade de expressão e organização da ideia fica aquém da qualidade com que o profissional domina o conceito. O curso procura apresentar de forma objetiva e prática métodos para melhorar a argumentação e a construção de expressões, períodos e parágrafos na estrutura textual de documentos empregados no dia-a-dia dos participantes, bem como oferecer uma revisão dos principais conteúdos gramaticais à luz das novas regras ortográficas.

Público alvo

Operadores do Direto, servidores públicos, concursandos e todos que querem melhorar sua redação jurídica.

Programa

1. Revisão dos seguintes preceitos gramaticais:

  • concordância nominal e verbal, regência nominal e verbal, uso da crase, colocação pronominal, grafia de números, citação de leis, emprego de expressões latinas e pontuação

2. Princípios da redação:

  • impessoalidade, formalidade, clareza, concisão, uso da norma culta e padronização

3. Os diferentes tipos de texto jurídico e sua linguagem de acordo com suas funções:

  • petição inicial, agravo, recursos especial e extraordinário

4. Vícios de linguagem:

  • falta ou erros de paralelismo sintático, pleonasmo, prolixidade, coloquialismo, gerundismo, excesso ou escassez de vírgulas

5. Estrutura textual:

  • do parágrafo ao texto completo

Professora

- Lilian Ferreira e Silva Damasceno
Professora de Língua Portuguesa, formada pelo UNICEUB no ano de 1995, com o Registro no MEC - 9701909; Especialista em Didática do Ensino Superior e Português Jurídico; Desde 1999 trabalha em preparatórios para Concursos Públicos; Ministra, também, aulas de Didática do Ensino Superior, Metodologia da Pesquisa e Português Jurídico nos Cursos de Pós-Graduação Jurídica (Brasília/Goiânia e Cuiabá); Em 2004, revisou o Manual de Redação Oficial do Distrito Federal; Em 2005 publicou, pela Editora Fortium, o livro: Curso completo de Português: Gramática, Interpretação de Textos e Redação.

Carga horária

16 horas

Forma de pagamento

Pessoa Física

AMEX, Mastercard, VISA (todos em até 6 vezes sem juros)
Cheque (em até 3 vezes)
Depósito Bancário

Pessoa Jurídica

AMEX, Mastercard, VISA (todos em até 3 vezes sem juros)
Boleto Bancário (em até 3 vezes)
Depósito Bancário

Assistência LEX

Na LEX processo de aprendizado não termina com o final das aulas. Os participantes têm assistência direta com o instrutor do curso, via e-mail, por mais 30 dias após o encerramento das aulas, para solucionar dúvidas e discutir questões que surgirem na prática e que estejam relacionadas aos temas abordados em sala de aula.

Material didático

Os participantes recebem material didático sob a forma de apostilas ou livros ou cópias de outros documentos, para o acompanhamento da explanação.

*Incluso : coffee-break.

Certificado de conclusão

Os participantes receberão o certificado de conclusão, desde que obtenham 75% de frequência.

Realização

  • Editora Lex

__________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 2158-8620 - São Paulo

4003-5151 - Outras regiões

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui