AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Pós-graduação em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos
Pós-graduação

Pós-graduação em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Atualizado às 16:21


Pós-graduação em Métodos Alternativos de Solução de Conflitos

  • Início: 21/3 (às segundas e sextas)
  • Horário: 19h às 23h
  • Local: Unidade Memorial - rua Salvador Julianelli, s/n - Barra Funda - São Paulo/SP

Sobre o curso

O Brasil, seguindo o rumo de outros países latino-americanos, instituiu uma reforma do sistema judiciário, com a finalidade de tornar sua estrutura legal e de resolução de disputas competentes e eficientes. Um dos pontos enfocados nessa reforma foi a criação e/ou incentivo à utilização de mecanismos alternativos de resolução de conflitos para desafogar o Judiciário do imenso número de causas trazidas ao seu conhecimento, além de meios de resolução de conflitos mais flexíveis às exigências da globalização e do mercado, mas que, ainda assim, observam as normas estatais e da sociedade internacional.

Dessa forma, a partir de uma abordagem teórica, prática e ética, o curso fornecerá instrumentos para capacitar profissionais capazes de utilizar mecanismos de solução - como a negociação, a mediação, a conciliação e a arbitragem -, para resolver controvérsias, de maneira pacífica, colaborativa e participativa, seguindo a tendência mundial de resolver conflitos de modo privado e/ou de maneira menos contenciosa e célere.

Público alvo

O curso destina-se a profissionais que tratam de controvérsias pessoais, sociais, políticas, econômicas, psicológicas, trabalhistas, familiares e comunitárias, tais como os bacharéis em Direito, advogados, juízes, administradores, empresários, engenheiros, assistentes sociais, psicólogos e demais pessoas que tenham interesse em ampliar seus conhecimentos sobre métodos alternativos de solução de conflitos e/ou que desejem atuar como mediador, conciliador ou árbitro.

Diferenciais do curso na Uninove

A resolução de controvérsias de modo privado e menos contenciosa é tendência mundial. Seguindo essa inclinação, os módulos do curso visam estudar as teorias relativas ao conflito, analisando os meios de solução de controvérsias não apenas sob o prisma da Lei de Arbitragem brasileira, mas também sob a ótica internacional, além de estudar a fundo a mediação e a negociação e meios efetivos de solução de disputas nos cenários nacional e internacional. Para isso, o curso concilia a teoria e a prática desses métodos alternativos de solução de conflitos, prevendo um módulo que abordará estudos de casos de mediação e arbitragem.

Promoção Especial

A Uninove oferece condições especiais aos 40 primeiros alunos matriculados em cada curso de Pós-graduação em Direito: o primeiro módulo do curso será gratuito.

Carga horária

12 meses - 400 horas

Coordenadora

- Profa. dra. Adriana Mailart
Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina, realizando parte de sua pesquisa na Universidad de Valéncia, Espanha. Foi diretora bénévole da Câmara do Comércio belga-luxemburguesa-brasileira em Bruxelas, Bélgica. Atualmente é professora no curso de graduação e pós-graduação da UNINOVE. Desenvolve pesquisa na área do direito internacional e arbitragem. Publicou diversos artigos na área do direito internacional, meios alternativos de soluções de controvérsias e direito e desenvolvimento.

Realização

  • Universidade Nove de Julho - UNINOVE

__________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 2633-9000

ou

Clique aqui