AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Evento - Liderança e Prosperidade Coletiva

Evento - Liderança e Prosperidade Coletiva

x

quarta-feira, 1 de junho de 2005

Atualizado em 7 de junho de 2005 15:36

 

Liderança e Prosperidade Coletiva

 

Como manter sua empresa competitiva e eficaz em um ambiente desafiador e em constante mudança? Os desafios de hoje exigem adaptação, capacidade de lidar com situações diversas, processos dinâmicos e alguns casos desconcertantes, que afetam os hábitos e valores das pessoas em uma empresa.

 

Exigem, enfim, uma liderança adaptativa.

 

Exercer com propriedade a liderança adaptativa significa promover mudanças profundas e reformular os conceitos, muitas vezes arraigados, a fim de garantir a sobrevivência da organização. Significa encorajar a diversidade de idéias e a criatividade, ao mesmo tempo em que se compartilha as responsabilidades com a equipe.

 

Para Marty Linsky - autor do livro "Liderança no Fio da Navalha" e sócio-fundador da Cambridge Leadership Associates (CLA), associação criada com o objetivo de auxiliar indivíduos e organizações a prosperarem em meio a mudanças, estimulando o desenvolvimento de culturas de liderança - um dos principais fatores responsáveis pelo êxito das empresas é o compartilhamento também de valores. "Os líderes adaptativos promovem movimentos favoráveis para a instituição e as pessoas que a compõem. Não há melhor forma de se buscar o sucesso ao dividir com todos os envolvidos essa responsabilidade, pois conduzir significa assumir riscos, sugerir mudanças e enfrentar desafios nem sempre previsíveis".

 

Bill Clinton, duas vezes presidente dos Estados Unidos e um dos líderes mais expressivos de nossa história, durante toda sua gestão soube conduzir com desenvoltura, de maneira exemplar, alguns dos relacionamentos mais sensíveis do pósguerra, em ambientes muitas vezes adversos.

 

Isso só foi possível com o respeito às diferenças de valores e culturas, administrando-as de maneira sinérgica, adaptando-se às inúmeras mudanças e compartilhando responsabilidades.

 

Desenvolver lideranças com este perfil é tão importante, na visão de Clinton, que uma das áreas de atuação da Fundação que leva seu nome dedica-se exclusivamente a esta questão.

Grandes especialistas em liderança e grandes líderes estarão reunidos neste evento inédito.

 

Participe e descubra que liderança adaptativa é uma atividade perigosa, porque é realmente relevante e conduz processos de mudanças difíceis, desafia hábitos e padrões de comportamento.

Seus riscos são, contudo justificados. Seus objetivos vão além dos ganhos materiais e do avanço pessoal. Ao melhorar a vida das pessoas ao seu redor, a liderança dá sentido à vida.

 

 

Biografia

 

Bill Clinton - William Jefferson Clinton

 

42 - Ex- Presidente dos Estados Unidos da América

 

William Jefferson Clinton foi eleito presidente dos EUA em 1992 e reeleito em 1996. - foi o primeiro presidente democrata a exercer um segundo mandato em seis décadas. Sob sua liderança, os EUA gozaram de uma economia mais forte em uma geração e a mais longa expansão econômica da historia americana. Os valores-chave do presidente Clinton de construção de uma comunidade, criação de oportunidades e assumindo responsabilidades, resultaram em um progresso sem precedentes para a América, inclusive levando o país de deficits recordes para superávits recordes; criou 22 milhões de empregos - mais do que qualquer outra administração; baixou os níveis de desemprego, criminalidade e pobreza; registrou também o mais elevado nível de casas próprias e alunos matriculados em ensino superior da história.

 

Suas realizações como presidente incluem o investimento crescente na área de educação, reduzindo impostos para famílias operarias, ajudando a milhões de americanos a saírem do seguro desemprego para o trabalho, expandindo o acesso à tecnologia, incentivando o investimento em comunidades subdesenvolvidas, protegendo o meio ambiente e promovendo a paz e fortalecendo a democracia em todo o mundo. O presidente Clinton foi governador do estado de Arkansas, presidente da National Governors' Association e o procurador geral do estado de Arkansas. Como o ex-presidente do Democratic Leadership Council (conselho de liderança democrático), é um dos fundadores originais e advogados chefes do movimento Third Way.

 

Após deixar a casa branca, o presidente Clinton criou a fundação William J. Clinton ( www.clintonfoundation.org ), com a dupla missão de desenvolver e favorecer o Clinton Presidential Center e continuar o seu trabalho iniciando durante a presidência. O objetivo da fundação Clinton é fortalecer a capacidade do povo norte americano e do mundo enfrentar os desafios da interdependência global. Para atingir esta missão, a fundação esta focada em quatro áreas críticas: saúde pública, com ênfase no HIV/AIDS; desenvolvimento econômico; serviços sociais e cidadania; e reconciliação racial ética e religiosa. Em 18 de Novembro de 2004 foi inaugurada a biblioteca e parque "William J. Clinton.Presidential Library and Park".

 

A Fundação Clinton trabalha principalmente, através de parceiros com os mesmos ideais individuais, organizações, empresas e governos que compartilhem a mesma missão. Por exemplo, o Presidente Clinton atua como Colaborador do Clube de Madrid, uma organização dedicada a fortalecer a democracia ao redor do mundo através de uma experiência inédita formando líderes governamentais em nações democráticos.

 

Logo após a catástrofe que atingiu Gujarat, Índia, o presidente Clinton ajudou a fundar a American India Foundation, dedicada a acelerar mudanças econômicas e sociais na Índia, através da aproximação entre as comunidades e recursos dos EUA e da Índia. Para complementar, o presidente Clinton atua como colaborador da the Families of Freedom Found, juntamente com o Senador Bob Dole, e arrecadaram 100 milhões de dólares em bolsas de estudos para famílias vítimas do 11 de setembro. Recentemente, o presidente Clinton aceitou o papel de enviado especial da ONU para socorro às nações atingidas pelo Tsunami.

 

 

Marty Linsky

 

Marty Linsky é um dos diretores da Cambridge Leadership Associates, LLC, uma consultoria para desenvolvimento de lideranças e membro do colegiado da JFK School of Goverment, na Harvard University. Tem extensa experiência como consultor, facilitador e tutor em questões de liderança, ética, relações externas, relações públicas, relações políticas, comunicação, planejamento estratégico e aulas baseadas no diálogo para um variado grupo de clientes do setor público e privado dentro e fora dos EUA. Em Harvard, leciona liderança, imprensa, legislação, política e administração pública e foi coordenador de diversos programas executivos de liderança e administração pública, dentro e fora dos EUA.

 

Voltou a Harvard em 1995, após três anos como Secretário chefe e depois conselheiro do Governador William Weld de Massachusetts.

 

Outras funções exercidas: Diretor Assistente do Institute of Politics de Harvard; Editor Executivo da The Advocates, PBS; Editor do The Real Paper; redator e repórter do The Boston Globe; Membro Assistente líder Minoritário da Massachusetts House of Representatives; e Advogado Assistente Geral da Commonwealth of Massachusetts.

 

Afiliações atuais: Diretor da The Cavallo Foundation; Editorial Advisory Board, PBS' Frontline; Trustee and Chair da The Gaudino Memorial Fund at Williams College; Trustee, 333 Central Park West Owners Corp.; e Advisory Board, African Program, Sabre Foundation. Associações recentes: Advisory Board, Poynter Institute for Media Studies; President do Institute for Alternative Journalism; co-chair, Selection Committee, EMMA prêmio de excelência no jornalismo sobre assuntos femininos; Membro do comitê de seleção, Nieman Fellowships; e diretor do Ford Hall Forum.

 

Suas mais recentes publicações incluem críticas de livros no The Wilson Quarterly, um capítulo entitulado "Talking to Your Teenager About Leadership", in Beyond Scandal - The Parents' Guide to Sex, Lies, & Leadership (JFL Books, Inc.). e um ensaio entitulado The Pursuit of Higher Standards in 'The Real World'" in Ethics, the Press and the Presidency ( Media Studies Center ). Seu trabalho mais recente é The View From the Top (Poynter Institute for Media Studies, 1997), um relatório de uma discussão com 14 pessoas que estarão à frente de organizações jornalísticas no século 21. Co-autor, junto com Ed Grefe do The New Corporate Activism (McGraw-Hill, 1995) e autor de Impact: How the Press Affects Federal Policy Making (W. W. Norton, 1986). Mais recentemente, completou o manuscrito, como co-autor com o Dr Ronald Heifetz do livro Leadership on the Line (Liderança no Fio da Navalha), que foi publicado pela Harvard Business School Press em abril de 2002.

 

Linsky é graduado pela Williams College and Harward Law School . Tem três filhos, Alison, Sam, e Max. Sua Mulher, Lynn Staley é Editora Assistente (design) da Newsweek. Para relaxar corre todos os dias, gosta de boa cerveja e comida mexicana (como recompensa pelas corridas) e coleciona cartões de baseball (tem mais de 25.000)

 

 

José Tolovi Júnior

 

Foi sócio-diretor da Arthur D. Little tendo sido previamente Diretor de Planejamento do Grupo Abril e também atuado em diversos cargos na Editora de Guias LTB, Banco Safra e IBM. É Doutor e Mestre em Sistemas de Informação e Decisão pela Ecole Supérieure des Affaires da Universidade de Grenoble - França, Pós-graduado em Administração de Empresas pela EAESP-FGV e Engenheiro Metalurgista pela Escola Politécnica da USP. Realizou também diversos cursos de especialização no MIT - EUA, EIASM - Bélgica e AOTS - Japão. É Diretor Executivo do Cambridge Leadership Associates no Brasil. Possui mais de 20 anos de experiência em consultoria empresarial com especialização em estratégia, organização e uso estratégico de sistemas de informação, com trabalhos no Brasil, França, Alemanha e Mercosul. É professor da EAESP-FGV e da Business School São Paulo, possuindo trabalhos publicados em diversas revistas e jornais do Brasil, Portugal, França e Itália.

 

 

Agenda

 

12h - 14h15 Credenciamento dos participantes da sessão geral.

 

 

14h15 Abertura do evento pelo Sr. José Ermírio de Moraes Neto - Presidente do Banco Votorantim

 

 

14h30 - 16h Presidente Bill Clinton

 

 

16h - 16h30 Coffee break

 

 

16h30 - 16h45 Professor Dr. José Tolovi Junior - Presidente do GPTW Institute Brasil

 

 

16h45 - 18h15 Professor Marty Linsky - Sócio-fundador do Cambridge Leadership Associates

 

 

18h15 - 18h30 Encerramento

 

 

18h30 - 20h Coquetel e sessão de autógrafos

 

 

______

 

Ganhadora:

 

Ana Cláudia Freddo, médica residente do Hospital das Clínicas

 

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

 

Clique aqui