AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Aposentadoria espontânea e o contrato de trabalho - aspectos trabalhistas e previdenciários
Seminário

Aposentadoria espontânea e o contrato de trabalho - aspectos trabalhistas e previdenciários

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Atualizado às 09:43


Seminário

Aposentadoria espontânea e o contrato de trabalho - aspectos trabalhistas e previdenciários

  • Data: 1/6
  • Horário: 9h às 17h
  • Local
: Auditório da Central Prática - rua Frei Caneca, 159 - Cerqueira César - São Paulo/SP

Objetivo

Cada vez mais as empresas e os profissionais deparam-se com dúvidas cotidianas que não são solucionadas somente com a análise de um ramo jurídico isolado. A necessidade de interdisciplinaridade entre o direito do trabalho e o direito previdenciário é evidente, sob pena de apresentação de respostas incompletas ou até incorretas. O profissional que possui o conhecimento completo tanto na esfera trabalhista quanto na esfera previdenciária e acidentária é cada vez mais raro e valioso.

O treinamento em direito trabalhista e previdenciário sobre o tema da aposentadoria irá proporcionar ao participante essa ampla visão sobre a aposentadoria, tanto do ponto de vista do benefício previdenciário como do ponto de vista trabalhista, enfrentando a polêmica discussão sobre a forma de extinção do contrato de trabalho. Afinal, o empregado que se aposenta tem direito à multa do FGTS? Enfrentaremos a decisão do STF e o cancelamento da orientação jurisprudencial nº 177/SbDI-1. O treinamento será realizado de forma teórica e prática aplicada a temas polêmicos do cotidiano.

Público alvo

Advogados, contadores, auditores e demais profissionais das áreas fiscal, contábil e tributária.

Programação

8h40 às 9h - Credenciamento

9h às 10h20 - As relações empregatícias no cenário nacional

  • Celebração do contrato de trabalho;
  • Relação de emprego X vínculo empregatício.

10h20 às 10h30 - Perguntas e discussão

10h30 às 10h45 - Coffee Break

10h45 às 12h05 - Legislação previdenciária e aspectos gerais

Benefícios

  • Auxílio doença - tipo: previdenciário e acidentário;
  • Pensão por morte;
  • Perda da qualidade de segurado e período de graça;
  • Carências.

Análise de pedidos e recursos administrativos

  • Indeferimentos e ações judiciais
  • Cases e posicionamentos nos Tribunais

12h05 às 12h15 - Perguntas e discussão

12h15 às 13h45 - Almoço

13h45 às 15h05 - Aspectos legais do pedido de aposentadoria

Aposentadorias

  • Tempo de contribuição;
  • Por invalidez;
  • Por idade.

Análise de pedidos e recursos administrativos

Indeferimentos e ações judiciais

Cases e posicionamentos nos Tribunais

15h05 às 15h15 - Perguntas e discussão

15h15 às 15h30 - Coffee Break

15h30 às 16h50

Aposentadoria espontânea não interrompe o vínculo empregatício - controvérsias

  • A posição do STF e o cancelamento da Orientação Jurisprudencial nº 177;
  • Análise do art. 453 da CLT;
  • O direito à multa do FGTS;
  • Funcionário aposentado ainda na ativa e o saque mensal do FGTS.

Posicionamento Jurisprudencial

Cases

16h50 às 17h - Perguntas e discussão

Palestrantes

- Cristina Buchignani
Advogada trilíngue, graduada em 1987 pelas Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU. Pós-graduada em direito empresarial pela Universidade Mackenzie em 1991, tendo concluído MBA em direito empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV em 2002. Atualmente, mestranda em direito do trabalho na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Vasta experiência no âmbito consultivo e contencioso trabalhista, individual e especialmente em direito coletivo do trabalho. Sócia do escritório Emerenciano, Baggio e Associados - Advogados, coordenadora da área trabalhista sindical.

- Ana Júlia Brasi Pires Kachan
Advogada, pós-graduada em direito processual civil e direito previdenciário. Membro da comissão especial de direito previdenciário e acidentário da OAB/SP. Sócia do escritório Kachan, Sinotti e Kachan Advogados.

Coordenação Acadêmica

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolingüística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolingüística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.

Observações

* Estão inclusos no valor do investimento: crachá, material de apoio, certificado de participação, almoço e dois coffee breaks.

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

* Para saber sobre o valor do investimento e condições de parcelamento, consulte uma de nossas centrais de atendimento: São Paulo - (11) 3257-4979 - Rio de Janeiro - (21) 4063-6120 - Recife - (81) 4062-9270.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

__________

Ganhadores :

  • Débora Cíntia Camacho Tanganelli Spósito, da Stecca Engenharia
  • Ricardo Ferreira

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3257-4979

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui