AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Especialização em Contabilidade, Controladoria e Finanças - CEFIN
Curso

Especialização em Contabilidade, Controladoria e Finanças - CEFIN

terça-feira, 14 de junho de 2011

Atualizado às 09:54


Especialização em Contabilidade, Controladoria e Finanças - CEFIN

  • Início: 25/7 (9ª turma)
  • Local: Nova sede da FIPECAFI (rua Maestro Cardim, 1170 - Bela Vista - SP - clique aqui)

Período e Periodicidade

O curso tem a duração de 1 ano, com aulas distribuídas aos sábados, das 8h às 14h. As provas serão realizadas no sábado à tarde no encerramento dos módulos.

Objetivos

Oferecer uma formação conceitual e prática ao jovem profissional nas áreas de Contabilidade, Controladoria e Finanças, dando-lhe condições de alavancar sua carreira.

O termo jovem aplica-se tanto ao profissional recém-formado, que inicia a carreira, quanto ao profissional experiente que vem de outra área de atuação. Ou seja, aplica-se ao jovem em idade e ao jovem naquela área de especialização profissional.

Instrumentalizá-lo em conceitos e técnicas nessas áreas de conhecimento, que lhe permitirão aplicação em situações práticas de seu dia a dia.

Público alvo

Formados dos cursos de Administração, Atuária, Direito, Economia, Engenharia e áreas afins que desejem obter especialização em Contabilidade, Finanças e Controladoria. Outro público que terá interesse no curso serão os formados em Contabilidade que desejem especializar-se em Finanças.

Concepção do Programa

O programa tem como base o oferecimento de um elenco de disciplinas, conduzidas por um corpo docente altamente qualificado que alia competência acadêmica, experiência profissional e didática. As disciplinas têm enfoque teórico-prático, com a discussão de conhecimentos que possam atuar como elementos catalisadores das mudanças necessárias para o enfrentamento das premissas de um mundo empresarial competitivo e dinâmico.

Coordenação

- Prof. Dr. Alexandre Assaf Neto
Formado em Economia, e pós-graduado Mestrado em Administração - Métodos Quantitativos no exterior, e Doutorado em Administração - Finanças na USP. Livre-Docente em Finanças pela USP. Trabalhou como docente e pesquisador na UnB, PUC-SP e FEA-SP/USP. Atuou no mercado financeiro e desenvolveu inúmeros projetos de consultoria e assessoria financeira a diferentes segmentos de empresas de grande porte. Emitiu diversos Pareceres Técnicos para grandes empresas. Algumas empresas: Cargill, SAP, Unibanco, SABESP, GARTNER Group Consulting, MANN Filter, Promoauto Austral (ARG), entre outras. Especialista em Corporate Finance e Valuation. Possui 11 (onze) livros publicados como autor e co-autor pela Editora Atlas e Inside Books Editora, e mais de 70 (setenta) artigos publicados em Congressos Nacionais e Internacionais e Revistas Técnico-Científicas. É membro do Conselho Editorial da Revista de Contabilidade & Finanças da FEA/USP e da Revista de Administração da UnB - Universidade de Brasília. É consultor, assessor e parecerista nas áreas de Finanças Corporativas, Controladoria, Investimentos e Avaliação (Valuation) em diversas organizações, sócio do IDAPP Consulting e executivo da Inside Books Editora. Membro da Câmara de Arbitragem do Mercado / Bovespa, e Profissional Financeiro Certificado: CFP - Certified Financial Planner. É pesquisador e docente dos cursos de MBA da FIPECAFI e Professor Titular em Finanças da FEA-RP/USP.

- Profa. Dra. Silvia Pereira de Castro Casa Nova
É Professora do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP e da FIPECAFI. Graduada em Administração Pública pela EAESP/FGV, possui Especialização em programa mantido pelo Fónds Léon Bekaert em convênio com o Governo Belga. É Mestre e Doutora em Ciências Contábeis pela FEA/USP e Pós-doutora pela EAESP/FGV. É Coordenadora do curso MBA Controller da FIPECAFI e da equipe de coordenação do eLearning FIPECAFI. É autora de diversos artigos científicos em vários congressos nacionais e internacionais e co-autora de livro e de capítulos de livros.

- Profa. Maria Rosa Trombetta (eLearning)
Graduada em Ciências Contábeis pela FEA/USP. Mestranda em Controladoria e Contabilidade pelo Programa de Pós-Graduação da FEA/USP. Gerente do eLearning FIPECAFI. É autora de artigos científicos em congressos nacionais e internacionais.

Palestras e Seminários

Serão promovidas palestras durante o curso com profissionais e especialistas sobre temas atuais, em tela no meio profissional, para as quais ainda não se tenha alcançado consenso.

Metodologia

O curso tem como suporte a experiência de quase 40 anos dos Programas de Mestrado e de Doutorado em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP.

As disciplinas serão ministradas em ordem lógica, visando propiciar aos participantes um desenvolvimento conceitual progressivo e consistente.

Para as disciplinas presenciais, a metodologia de ensino contempla um conjunto de instrumentos e técnicas que assegurem o atingimento dos objetivos do programa, destacando-se: Aulas Expositivas, Resolução de Casos, Trabalhos em Equipe, apresentação de Seminários e Jogos de Empresa. Para promover maior interação entre os participantes e tornar o curso mais dinâmico e proveitoso serão estimulados debates durante as exposições realizadas pelos professores e/ou pelos próprios participantes.

As disciplinas de eLearning utilizam um mix de mídias complementares. O participante tem disponíveis no ambiente de aprendizagem várias atividades: aulas virtuais, exercícios práticos, dinâmicas de grupo, textos e referências de bibliografia, bem como atividades de expansão do tema. Mais do que educação a distância, o eLearning FIPECAFI propõe o conceito de "aprendizado a distância", ou seja, nesse contexto, o aluno é o principal ator. Isso significa que o formato do curso, centrado no aluno adulto da área de negócios, além de estimular a troca de informações e experiências do grupo, estimula o desenvolvimento da postura ativa de aprendizagem.

Ao longo do curso serão distribuídos livros e apostilas e indicadas outras obras para serem consultadas.

Atividades Complementares

Como atividades complementares são oferecidas:

  • Módulo opcional no exterior para alunos formados (Euromed - Marseille);
  • Participação no Congresso USP de Controladoria e Contabilidade e no CONTECSI - Congresso Internacional de Gestão de Tecnologia e Sistemas de Informação;
  • Seminários com profissionais de mercado;
  • Seminários Internacionais;
  • Palestras.

Critérios de Seleção

O quesito fundamental que se coloca aos candidatos para ingresso no curso é ter empenho e dedicação conjugados com o interesse em desenvolver conhecimentos específicos.

Em termos formais é necessário que o candidato tenha graduação completa.

Além desses requisitos será necessário obter aprovação no processo seletivo composto por:

  • Análise do curriculum vitae;
  • Entrevista por banca composta por professores;
  • Teste de conhecimentos específicos em Raciocínio Lógico e Matemática Financeira.

Sistemas de Avaliação e Frequência

Avaliação Discente

Em cada disciplina será solicitado aos alunos a elaboração de trabalhos e a realização de exposições em classe. Além disso, deverá ser promovida avaliação final e aplicação de testes intermediários. Esses elementos permitem avaliar o empenho dos participantes e seu aproveitamento no processo de aprendizado. Somente terão direito ao certificado de conclusão os participantes que:

  • Obtenham conceito A ou B como média geral final (equivalente à nota média 7,5); e
  • Apresentem freqüência mínima de 85% às atividades do curso; e
  • Tenham aprovado o trabalho de conclusão de curso.

O certificado será expedido pela FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, conforme Portaria nº 3.786 de 17 de novembro de 2004, expedida pelo MEC, e terá registro próprio na Fundação.

Avaliação Docente e da Disciplina

Ao final de cada disciplina será promovida uma avaliação onde serão questionados: o desempenho didático dos professores, o programa da disciplina, o conteúdo do material didático, a carga de estudos, a importância da disciplina para formação do aluno. Nesta avaliação o aluno faz também sua auto-avaliação.

Avaliação do Curso

Ao final do curso será efetuada uma avaliação geral em que serão questionados: nível dos professores, conteúdo do curso, aplicabilidade dos conceitos na prática, qualidade do material didático, coordenação e secretaria, sistema de avaliação e infraestrutura e instalações. Serão solicitados ainda a indicação de temas ou disciplinas que deveriam ser incluídos ou excluídos do curso e outros comentários livres.

Controle de Frequência

Frequência mínima exigida é de 75% em cada disciplina. A frequência dos alunos é controlada por ponto eletrônico, com leitura da impressão digital.

Trabalho de Conclusão

O Trabalho de Conclusão de Curso será apresentado sob a forma de monografia, no prazo máximo de três meses após a conclusão do curso. Deverá ser feito individualmente. Para auxiliar em sua elaboração haverá uma disciplina de Metodologia do Trabalho Científico e reuniões periódicas com os coordenadores que serão responsáveis pela orientação aos participantes. As atividades previstas no curso relacionadas com o trabalho de conclusão são:

1. Serão oferecidas 6 (seis) horas-aula sobre Metodologia de Pesquisa, em que será apresentado e discutido o Manual de TCC e analisado um trabalho modelo;

2. A participação nesta disciplina é obrigatória, constituindo-se em uma das etapas necessárias para a elaboração do TCC.

3. Os alunos escolherão entre as opções de tema apresentadas no Manual, prepararão um projeto e o enviarão para avaliação dos coordenadores;

4. Deverão ser agendadas periodicamente reuniões com os coordenadores para discussão da evolução do TCC e resolução de dúvidas;

5. O trabalho final deverá ser entregue em até três meses após o término do curso;

6. O trabalho será avaliado pelo coordenador;

7. Para ser considerado aprovado o TCC deverá receber nota igual ou superior a 7 (sete) ou conceito equivalente.

Certificação

O certificado será expedido pela FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras, conforme Portaria nº 3.786 de 17 de novembro de 2004, expedida pelo MEC, e terá registro próprio na Fundação.

Tecnologia

As salas de aula são equipadas com projetor multimídia e computador com acesso a Internet, para uso para o docente. Estão disponíveis equipamentos audiovisuais. O material de apoio é providenciado e distribuído pela equipe de suporte. Serão disponibilizagos equipamentos de microinformática (notebooks) para aulas que utilizem softwares específicos e Jogo de Empresas e Jogo de Bancos. Softwares matemáticos e estatísticos à disposição dos alunos entre os quais SPSS, MINITAB e outros. Rede sem fio (wireless) disponível para acesso à Internet. Sistema de Gerenciamento Acadêmico informatizado e disponível em rede Intranet. Auditório com capacidade para 90 pessoas e infraestrutura de videoconterência. Acesso a bases de pesquisa em periódicos e livros pela Internet. Disponibilidade de Email para os alunos.

Para as disciplinas de eLearning será utilizado o Blackboard como Learning Management System (LMS - Ambiente de Aprendizagem). Nos encontros síncronos será utilizada a sala de aula virtual do Elluminate com o auxílio de ferramenta de comunicação por voz para o professor tutor o que proporcionará a integração dos alunos em tempo real e com a possibilidade de interação.

Investimento e condições de financiamento

O investimento total é de R$ 12.500,00 à vista ou matrícula de R$ 893,00 e 12 parcelas no valor de R$ 1.031,27.

A FIPECAFI reserva o direito de alterar ou cancelar o curso em função de não atingir o número mínimo de alunos por turma.

Realização

  • FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras

__________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 2184-2020

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui