AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. 1º Encontro de Direito Ambiental
Conferência

1º Encontro de Direito Ambiental

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Atualizado em 16 de agosto de 2011 16:37


1º Encontro de Direito Ambiental

  • Data: 27/8
  • Horário: 13h às 17h30
  • Local: Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (rua Java, 425 - Jd. Do Mar)

A camada Pré-Sal e as oportunidades de desenvolvimento econômico sustentável geradas com a exploração estarão em discussão do ponto de vista jurídico no "I Encontro de Direito Ambiental" da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo promove no dia 27/8 o "I Encontro de Direito Ambiental". O evento reúne importantes profissionais da área jurídica que discutem e apresentam os resultados de trabalhos realizados em torno do tema Pré-Sal e as oportunidades de desenvolvimento econômico sustentável geradas na região do grande ABC.

"Um dos maiores desafios na exploração da camada Pré-Sal está relacionado à minimização do impacto ambiental causado pela extração do petróleo. A ação destaca o Direito Ambiental como ferramenta de defesa e proteção do meio ambiente", explica a dra. Patrícia Caldeira, professora da FDSBC e coordenadora do I Encontro de Direito Ambiental.

Voltado aos profissionais da área, estudantes e docentes, o I Encontro de Direito Ambiental acontece no Anfiteatro da Faculdade, das 13h as 17h30. Abrindo as atividades, o dr. Celso Antonio Pacheco Fiorillo, Livre-Docente em Direito Ambiental e 1º vice-presidente da Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente da OAB/SP, ministra a palestra "O petróleo como bem ambiental e a exploração da camada Pré-Sal".

Na sequência, o painel "Oportunidades do Desenvolvimento Econômico Sustentável para a Região do ABC e as Instituições de Ensino: O caso do Pré-Sal" será apresentado pelo Dr. Jefferson José da Conceição, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de São Bernardo do Campo e pelo jornalista Gilberto Marson, atual Secretário de Gestão Ambiental da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

"Propor o debate de um tema tão relevante é de suma importância para a formação acadêmica e conscientização dos atuais e futuros operadores do Direito" finaliza a coordenadora do Encontro.

Inscrições

De 8 a 24/8

Investimento

- Alunos R$ 8,50

- Demais interessados R$ 16,00

Palestrantes

- Dr. Celso Antonio Pacheco Fiorillo
Advogado, Primeiro professor Livre-Docente em Direito Ambiental do Brasil (pela PUC/SP); Doutor e Mestre em Direito das Relações Sociais (pela PUC/SP); Coordenador e Professor de Pós-Graduação em Direito da Sociedade da Informação da FMU em São Paulo; Professor Visitante/Pesquisador da Facoltà di Giurisprudenza della Seconda Università di Napoli - ITÁLIA e Professor Convidado visitante da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Tomar - PORTUGAL; Professor Convidado dos Programas de Pós-Graduação (Mestrado) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e da Universidade Estadual de Maringá (Paraná); Presidente do COMITE DE DEFESA DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, no âmbito do MEIO AMBIENTE DIGITAL/SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO - OAB/SP; 1º Vice Presidente da Comissão de Sustentabilidade e Meio Ambiente da OAB/SP. Membro da UCN, the International Union for Conservation of Nature e Coordenador da REVISTA BRASILEIRA de DIREITO AMBIENTAL.

- Sr. Jefferson José da Conceição
Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Graduado em Economia pela UFRJ, Mestrado em Administração pela Universidade Imes e Doutorado em Sociologia pela USP.Professor Universitário da USCS, foi Suplente do Conselho Econômico e Social da Presidência da República e do Conselho da Agência Brasileira de Desenvolvimento Indutrial (ABDI).

- Sr. Gilberto Marson
Secretário de Gestão Ambiental da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, Jornalista, Ex- vereador e Ex- deputado Estadual. Líder de partido na ALESP e em projetos como a Lei Estadual de Resíduos Sólidos, Autor da Emenda Aglutinativa da Lei do Uso da Cobrança do Uso Racional da água.

Realização

  • Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

__________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 4123-0222 - ramais 194 ou 196

ou

pos@direitosbc.br

ou

Clique aqui