AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. 1º Fórum sobre questões polêmicas de PIS/COFINS e de EFD
Conferência

1º Fórum sobre questões polêmicas de PIS/COFINS e de EFD

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Atualizado às 11:36


1º Fórum sobre questões polêmicas de PIS/COFINS e de EFD

  • Data: 9 e 10/11
  • Horário: 9h às 18h (9/11) e 9h às 17h (10/11)
  • Local: Hotel Pestana São Paulo (rua Tutóia, 77 - São Paulo/SP)

Objetivo

Discutir, debater e propiciar a troca de experiências relativamente a assuntos polêmicos de PIS/COFINS e de EFD-PIS/COFINS.

Público alvo

Tributaristas; Contabilistas; Controllers; Gestores tributários; Diretores de empresas e demais profissionais envolvidos na apuração de PIS/COFINS e na elaboração da EFD-PIS/COFINS.

Programa

9/11

8h30 às 9h - Credenciamento

9h às 12h - 1ª mesa - A não cumulatividade do PIS e da COFINS

Debatedores

- Antonio Airton Ferreira
FISCOSoft

- Waine Peron e Robinson Ramos
Ernst & Young Terco

- Juliana Ono
FISCOSoft

Temas

  • Créditos sobre imobilizado (com MP 540)
  • Bens usados; Novidades (MP 540/2011); Empresas comerciais
  • Crédito sobre frete: Legislação e entendimentos do fisco; Informação na EFD-PIS/COFINS.

10h às 10h15 - Intervalo

13h30 às 15h40 - 2ª mesa - Apuração proporcional de créditos

Palestrantes

- Elidie Bifano
PWC

- Rosana Santos
Deloitte

Temas

  • Hipóteses em que é utilizada; métodos
  • Problemas práticos e soluções para a implantação da EFD-PIS/COFINS

15h25 às 15h40 - Intervalo

15h40 às 18h - 3ª mesa - Reflexos da transparência da EFD-PIS/COFINS

Palestrantes

- Vanessa Miranda
FISCOSoft

- Carlos Alberto Nascimento
Mastersaf

Temas

  • Reflexos do preenchimento das informações de PIS/COFINS na NF-e
  • Reflexos da transparência da EFD-PIS/COFINS

18h - Encerramento

10/11

9h às 11h10 - 1ª mesa - Natureza da EFD-PIS/COFINS X Natureza do PIS e da COFINS

Palestrantes

- José Antônio Minatel
Minatel advogados

- André Proença
AEP Consultoria

Temas

  • Fato gerador do PIS e da COFINS
  • Emissão de documentos fiscais: momento da emissão; problemas apresentados na EFD-PIS/COFINS

10h às 10h15 - Intervalo

11h10 às 14h50 - 2ª mesa - Créditos sobre insumos

Palestrantes

- Fabio Rodrigues
FISCOSoft

- Natanael Martins
Martins, Chamon e Franco Advogados e Consultores

Temas

  • Conceito de insumos e entendimento do fisco;
  • Caminhos para o contribuinte diante do entendimento restritivo do fisco com relação ao conceito de insumos.

12h às 13h30 - Almoço

14h50 às 17h - 3ª mesa - Aspectos polêmicos da EFD-PIS/COFINS

Palestrantes

- Carolina Verginelli
Deloitte

- Vera Lucia Gomes
SPEDNET

Temas

  • Aspectos polêmicos sobre CFOP's na EFD-/PIS COFINS
  • Aspectos polêmicos sobre CST's na EFD-PIS/COFINS

15h30 às 15h45 - Intervalo

17h - Encerramento

Instrutores/Palestrantes

- André Proença
Bacharel em direito, contabilista, consultor empresarial de Imposto de Renda e Contabilidade. Palestrante e Instrutor de cursos voltados à área tributária/contábil.

- Antonio Airton Ferreira
Bacharel em Direito e em Economia; Foi Auditor Fiscal do Tesouro Nacional durante 20 anos exercendo a função de Chefe da Divisão de Fiscalização; Ex-Delegado da Receita Federal de Julgamento em Campinas/SP; Professor de Direito Tributário PUC-CAMPINAS (Faculdade de Contabilidade) Especialista em Direito Constitucional pela PUC/Campinas; Palestrante em vários cursos e seminários voltados para a área da legislação tributária federal; Administrador da FISCOSoft Editora Ltda.

- Carolina Verginelli
Gerente Sênior de Consultoria Tributária da Deloitte; Advogada inscrita na Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de São Paulo, 2000; Contadora inscrita no Conselho Regional de Contabilidade, São Paulo, 2008; Pós-graduanda em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários. Possui 13 anos de experiência na área dos tributos indiretos, atuando de maneira ativa nos projetos da Deloitte relacionados ao SPED (ECD, EFD e NF-e), auxiliando tanto na implementação de projetos, como em treinamentos e seminários a clientes. É palestrante em seminários relacionados à área de Consultoria Tributária, bem como participa dos treinamentos internos relacionados à prática.

- Elidie Bifano
Formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de São Paulo, especialista em Direito Tributário pela Universidade de São Paulo e pela Pontifícia Universidade Católica, além de mestre e doutora em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica. Diretora de consultoria da PwC. Tem mais de 35 anos de experiência profissional em assessoria empresarial, legal e tributária, dos quais mais de 30 anos dedicados ao atendimento de grandes empresas. Nos últimos anos, tem atuado significativamente no atendimento de empresas brasileiras registradas na SEC, além de ter obtido sólida experiência em empresas registradas na CVM. É autora de livros e de diversas participações em livros e periódicos especializados, além de professora de cursos de pós-graduação da USP, FGV, PUC, IBET e IBDT.

- Fabio Rodrigues de Oliveira
Diretor de Projetos Especiais da FISCOSoft; Advogado; Contabilista; Mestrando em Ciências Contábeis; Coautor dos livros "Manual Prático do Simples Nacional", "Manual do PIS e da COFINS", "Manual Prático para Restituição, Ressarcimento, Reembolso e Compensação de Tributos Federais - PER/DCOMP", "Regulamento do Imposto de Renda - Anotado e Comentado" e "Manual de Autenticação dos Livros Digitais" (FISCOSoft Editora).

- Juliana O. Ono
Advogada; Bacharel em Direito pela PUC-Campinas; Pós-graduada em Direito Tributário pela Fundação Getúlio Vargas - FGV; Pós-graduada em Direito Tributário pelo IBET; Consultora de Imposto de Renda, CSLL, PIS e COFINS; Diretora de Conteúdo da FISCOSoft; Coautora dos livros "Regulamento do Imposto de Renda - Anotado e Comentado", "Manual Prático do Simples Nacional" e "Manual do PIS e da COFINS" (FISCOSoft Editora); Palestrante e instrutora de Cursos pela FISCOSoft.

- Natanael Martins
Formado pela Universidade de São Paulo USP. Mestrando em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professor no curso de especialização em direito tributário do IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários. Autor de pareceres e artigos publicados em livros e revistas especializadas na área tributária. Ex-Conselheiro do 1º Conselho de Contribuintes do Ministério da Fazenda.

- Robinson Rossi Ramos
Conta com mais de 30 anos de experiência profissional na área tributária, adquirida em trabalhos de consultoria em empresas nacionais e multinacionais de diversos segmentos; Responsável pela coordenação de estudos relacionados à atualização na legislação dos impostos indiretos, no Departamento de Tax da Ernst&Young; Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo.

- Vanessa Miranda
Advogada e contabilista; Pós-graduada em Direito Tributário pelo IBET; Consultora de Imposto de Renda, CSLL, PIS e COFINS; Gerente de Tributos Diretos da FISCOSoft; Palestrante e instrutora de Cursos pela FISCOSoft.

- Vera Lúcia Gomes
Consultora empresarial, sócia da SPEDNET, empresa de soluções para obrigações acessórias digitais; Formada em Administração de Empresas, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Especialista em obrigações acessórias digitais e custos industriais;Acumula 13 anos de experiência em definição e supervisão de Custos de Produção, Orçamentários e de Reposição nas empresas Dresser, Corning, Produquímica e Usina São Manuel; Desde 2000 atua na definição, implantação, análise e atualização de obrigações fiscais das três esferas governamentais; Participante do projeto piloto SPED, entre 2006 e 2007, pelas empresas Redecard, Telefônica e Toyota; Palestrante e Consultora de EFD-PIS/Cofins e EFD-Fiscal pela Fiscosoft.

- Waine Domingos Peron
Diretor de Tax da Ernst&Young; 16 anos de experiência em Consultoria Tributária, com notória especialização em planejamentos fiscais; Doutorando em Dir. Constitucional e Mestre em Dir. de Empresa, Pós Graduado em Dir.Tributário e em Dir. Internacional; Foi Conselheiro do Conselho de Contribuintes do Município de São Paulo.

Coordenação Científica

- Juliana Ono

Investimento

R$ 1290,00

* Inscrições efetivadas até o dia 30/9 - valor promocional de R$ 1.190,00

* Inclusos: Coffee break; Material de Apoio e Certificado.

Realização

  • FISCOSoft Editora

______________

Ganhadora :

  • Fernanda Cristine Capato

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 3382-1030

e-mail

[email protected]

ou

Clique aqui