AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo >
  4. 1º Encontro de Direito Internacional
Encontro

1º Encontro de Direito Internacional

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Atualizado às 07:17


1º Encontro de Direito Internacional

  • Data: 26/5
  • Horário: 13h30 às 17h30
  • Local: Anfiteatro da Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo, com transmissão simultânea para os auditórios.

A Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo promove no dia 26/5, das 13h30 às 17h30, o "1º Encontro de Direito Internacional". O evento é coordenado pelo Prof. Dr. Rui Décio Martins, vice-diretor da instituição e professor titular da disciplina de Direito Internacional. Os palestrantes convidados para a ocasião são: o Prof. Dr. Mohamed Habib, o Prof. Dr. Jorge Luis Mialhe e o Prof. Dr. José Blanes Sala. Eles apresentarão diferentes visões sobre a "Primavera Árabe".

A primeira palestra, intitulada "Compreender a História e a Geopolítica para Melhor Usar o Direito Internacional - Estudo de Caso: Primavera Árabe", será proferida pelo Prof. Dr. Mohamed Habib. Egípcio naturalizado no Brasil, o convidado é professor titular da Unicamp nas áreas de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Desenvolvimento Sustentável. "Ele vivenciou toda a questão de invasão da Inglaterra na sua cidade, Port Said, e tem acompanhado a 'primavera árabe', tem parentes no Egito, e vai constantemente para lá. Vai trazer a visão de um nativo sobre os acontecimentos, uma luz não jurídica, mas sim social", afirmou o Prof. Dr. Rui.

A segunda palestra será do Prof. Dr. Jorge Luis Mialhe, sobre "A 'Primavera Árabe' à luz das Resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas". O palestrante é Mestre em Direito Internacional pela USP, Doutor em História Social pela USP e possui dois Pós-doutorados, sendo um em História e Direito das Relações Internacionais, na Université de Paris III, França, e outro em Direito Internacional Ambiental no CRIDEAU-Université de Limoges, França. Cursou, ainda, a pós-graduação Lato Sensu em Direito Internacional na Faculdade de Direito da USP, a The Hague Academy of International Law (Haia, Países Baixos) e a Université de Laval em Québec (Canadá). Atualmente é professor assistente-doutor da UNESP Rio Claro e Professor do curso de Mestrado em Direito da Universidade Metodista de Piracicaba-UNIMEP.

Na terceira apresentação, o Prof. Dr. José Blanes Sala vai falar sobre "O movimento 'Primavera Árabe' e sua repercussão nas Relações Internacionais". O convidado estudou na Facultat de Geografia e História da Universitat de Barcelona. É Mestre e Doutor em Direito Internacional pela USP. Foi professor da UNESP Marília. É professor adjunto da UFABC (Universidade Federal do ABC). Atualmente, é Vice-Coordenador do Curso de Relações Internacionais da UFABC.

O vice-diretor fala sobre a importância do evento "O Brasil hoje está inserido no contexto internacional e é a sexta economia do mundo, com uma representação bastante elevada nos fóruns internacionais. Não é possível que nós não tenhamos também um encontro de Direito Internacional para mostrar um lado que não é visto em sala de aula. A ideia é trazer palestrantes de fora, com novas visões, novas luzes, novas experiências".

De acordo com o Prof. Dr. Rui, o interesse pela disciplina pelo Direito Internacional vem crescendo e a FDSBC tem alguns ex-alunos cursando mestrado e doutorado no exterior. Ele fala sobre os conhecimentos importantes para atuar nessa área. "Além do conhecimento nos idiomas inglês e espanhol, é necessário conhecer história geral e do Brasil, um pouco de economia, relações internacionais e política. Também é essencial fazer a leitura de jornais todos os dias, pois é neles que a área do Direito Internacional traz a prática", afirmou o professor.

Inscrições

De 14 a 23/5, somente via internet.

Alunos FDSBC: R$ 9,00

Demais interessados R$ 17,00 - Vagas limitadas

Realização

  • Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo

__________________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 4123-0222 - ramais 194/196

e-mail

cac@direitosbc.br

ou

Clique aqui