AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Bandeira Cultural
Evento

Bandeira Cultural

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Atualizado às 15:20


Bandeira Cultural - Itu e Araçariguama

  • Data: 25/8
  • Horário: 8h30
  • Local: Ponto de encontro - Padarial Real (Av. Prof. Alfonso Bovero, 02)

O Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP promove no próximo dia 25/8 mais uma de suas bandeiras culturais. Os destinos destas jornadas serão as cidades de Itu e Araçariguama.

Orientado pelo Professor Jorge Cintra (USP/IHGSP) a bandeira cultural irá detalhar os caminhos e a expansão dos bandeirantes para o oeste do Estado e sua posterior fixação em fazendas, notadamente pelo ciclo do açúcar.

Roteiro detalhado

Araçariguama - Serão abordadas as trilhas do Peabiru e do Caminho Imperial. Para caracterizar a época será abordada brevemente a Matriz de Nossa Senhora da Penha, do banqueiro do sertão e do Parque Municipal da Mina de Ouro.

Itu - Abordaremos o ciclo do açúcar, da fixação do bandeirante como fazendeiro e, percorrendo o eixo principal da cidade, vamos contar a história da cidade e de seus principais edifícios, como a Casa Imperial, Cruzeiro de São Francisco, Igreja do Bom Jesus, Museu Almeida Júnior e o casario local entre outros pontos interessantes.

O passeio é gratuito e aberto aos interessados e familiares.

Observação

Se não puder encontrar no ponto de encontro, teremos um segundo ponto de encontro às 9h30 na Matriz de Araçariguama e o último ponto no Cruzeiro de São Francisco em Itu às 11h.

Realização

  • Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP

_______________

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

(11) 95470-3636
(falar com Jorge Cintra)