Migalhas

Terça-feira, 31 de março de 2020

ISSN 1983-392X

Seminário

Gestão de contencioso de massa e a recuperação de créditos


Seminário

Gestão de contencioso de massa e a recuperação de créditos

  • Data: 21/9
  • Horário: 9h às 17h30
  • Local: Av. Angélica, 2510 – cjs. 31 a 34 – Higienópolis - São Paulo/SP

Objetivo

A implementação de uma política de acordos eficiente é uma estratégia que dá ao contencioso maior agilidade e redução de custos. Por outro lado, é imprescindível que os planos de recuperação de créditos estejam alinhados ao Código de Defesa do Consumidor, a fim de evitar transtornos e desgastes perante o cliente devedor e aumento de custos pelos questionamentos judiciais.

Público-alvo

Executivos, gerentes e profissionais atuantes nas áreas jurídicas, de crédito e cobrança, recuperação de crédito e negócios.

Programação

8h30 às 9h - Credenciamento

9h às 10h10

- Lilian Barajas
Consultora de gestão e planejamento estratégico de contencioso de massa, trabalhei por 13 anos na Editora Globo S/A, sendo 07 anos gestora da área de defesa do consumidor, especialista em direito consumerista e planejamento estratégico pela FGV, diversos cursos de gestão de pessoas, coaching, liderança pela ESPM, Amana-key e HSM. Palestrante para empresa Direito em Cena (Rj) sobre provisão, administração e gestão do contencioso de massa.

Implementação e gerenciamento de acordos

  • Acordos - fazer/ não fazer? - tempo do curso da ação x recuperação do crédito – prós e contras;
  • Como realizar os acordos?
  • Aspectos psicológicos: técnicas de aproximação - presença de representantes da empresa; aspectos negociáveis: prazos/ garantias/ suspensão do processo.
  • Como gerenciar os terceirizados – alinhamento das bases de acordo e limitadores de atuação;
  • Utilização de prepostos - próprios/ terceiros e sua viabilidade.

10h10 às 10h20 - Perguntas e Comentários

10h20 às 10h40 - Coffee Break

10h40 às 11h50

- Telma Cecília Torrano
Sócia de Guazzelli e Torrano Advogados Associados. Formada pela PUC-RS, pós graduada em Direito Civil para Uniritter, Gestão Estratégica de Deptos e Escritórios de Advocacia pela UNISINOS-RS, Administração Legal de Dptos Jurídicos e Escritórios de Advocacia pela FGV-SP, cursando MBA em Gestão Econômica Estratégica de Negócios pela FGV -SP. Sócia fundadora do escritório Guazzelli & Torrano, indicado pelo 4o ano consecutivo como um dos mais admirados escritórios de advocacia na categoria full service. Indicada pelo 3o ano consecutivo como uma das mais admiradas advogadas na área de Direito do Consumidor.

Administração e gestão de contencioso de massa.

  • Principais questões para uma gestão eficaz;
  • Critérios rigorosos na formação da equipe jurídica e divisão eficiente de tarefas;
  • Software jurídico de alta performance;
  • Índices de desempenho;
  • Políticas de terceirização;
  • Políticas de acordo;
  • Eficiência no departamento administrativo e financeiro.

11h50 às 12h - Perguntas e Comentários

12h às 13h30 - Almoço

13h30 às 14h40

- Bruno Boris
Advogado sócio do escritório Fragata e Antunes Advogados. Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduado em Direito das Relações de Consumo pela PUC-SP. Mestre em Direito Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professor do curso de bacharelado da Universidade Presbiteriana Mackenzie nas matérias de Direito de Empresa, Direito Societário e Direito Falimentar. Professor da Pós-graduação lato sensu em Direito do Consumidor da Faculdade de Direito Damásio de Jesus.

Atuação dos órgãos de defesa do consumidor

  • Funcionamento dos Procons;
  • Funcionamento das associações de defesa dos direitos do consumidor;
  • Trâmite de uma reclamação;
  • Índices sobre cumprimentos de decisões dos Procons e cadastro de reclamações fundamentadas;
  • Interação com as empresas com alto número de demandas de consumo.

14h40 às 14h50 - Perguntas e discussão

14h50 às 15h50

Os débitos e a cobrança indevida.

  • Cobrança indevida e inscrição em cadastros de proteção ao crédito – formas de atuação e prevenção de riscos;
  • Prazos;
  • Decadência e prescrição;
  • Apuração de responsabilidade civil e a caracterização da culpa;
  • Danos à vítima - hipóteses que se configuram os danos morais e materiais e fixação de indenizações ocorridas.

15h50 às 16h - Perguntas e Comentários

16h às 16h20 - Coffee break

16h20 às 17h20

Gestão da recuperação de créditos – cobrança, negociação e abordagem jurídica

  • Diretrizes legais de recuperação de créditos;
  • Riscos jurídicos e fiscais na recuperação dos créditos;
  • O direito do consumidor no contexto da recuperação de créditos;
  • Canais de cobrança (própria, terceirizada, judicial);
  • Campanhas de recuperação;
  • Cobrança x negociação – diferenças;
  • Situações de concessão de prazos e redução de juros;

17h20 às 17h30 -Perguntas e Comentários

Coordenação acadêmica

- Mauro Scheer Luís
Bacharel em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com formação em PNL - Programação Neurolinguística - pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística (SBPNL), tendo participado de cursos e treinamentos de formação executiva na Alemanha e na Inglaterra. Cursou módulo de especialização em direito tributário no IBET - Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, instituto complementar à USP. Cursou módulos de MBA em excelência gerencial pela FAAP. Cursando pós-graduação em direito societário pela Fundação Getúlio Vargas/SP, e MBA em empreendedorismo e inovação pela B.I. International / Berkeley University of California. (Estados Unidos), Babson Executive Education (Estados Unidos) e Shanghai Jiao Tong University (China). Membro da Ordem dos Advogados do Brasil (Secção São Paulo), da AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e da APET - Associação Paulista de Estudos Tributários, autor de diversos artigos. Foi membro da comissão de cooperativismo da OAB-SP. Participa de reuniões de comitês técnicos na Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e Câmara Brasil-Alemanha (AHK). É advogado sócio-fundador de Scheer & Advogados Associados e coordenador acadêmico de instituição de ensino executivo.

* Inclusos : material de apoio (certificado, crachá e apostila), almoço e dois coffee breaks.

* A confirmação da realização do curso está sujeita a quorum mínimo; no caso de cancelamento, todo e qualquer valor pago a título de inscrição será devolvido, porém não nos responsabilizamos por gastos com passagens aéreas, traslados, hospedagem ou qualquer outra despesa.

Realização

  • Central Prática Educação Corporativa

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INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

TELEFONE

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Publicado em: quinta-feira, 16 de agosto de 2012

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