AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. VIEW >
  4. Mestrado Acadêmico em Bioética do Centro Universitário São Camilo e Fórum Internacional de Bioética

Mestrado Acadêmico em Bioética do Centro Universitário São Camilo e Fórum Internacional de Bioética

x

quarta-feira, 21 de setembro de 2005

Atualizado em 20 de setembro de 2005 15:17

 

Mestrado Acadêmico em Bioética do Centro Universitário São Camilo e Fórum Internacional de Bioética

 

Com uma história de produção de conhecimento e de educação voltadas à Bioética, o Centro Universitário São Camilo, através do seu Reitor, Prof. Dr. Pe. Christian de Paul de Barchifontaine, e do seu Vice-Reitor e Superintendente da União Social Camiliana, Prof. Dr. Pe. Leocir Pessini, e do Núcleo de Bioética, vem contribuindo de forma significativa para o crescimento deste campo de estudo. Além disto, trabalha, nos seus Cursos de Graduação e de Pós-graduação, a Bioética como pano de fundo do desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes.

 

O Mestrado em Bioética do Centro Universitário São Camilo foi encaminhado para apreciação e autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação em setembro de 2003. O Curso foi recomendado pela CAPES na reunião do Conselho Técnico Científico (CTC) realizada em Brasília (DF) nos dias 17 e 18 de março de 2004. Posteriormente, foi reconhecido pelo Parecer CNE/CES nº 136/2005, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 06 de junho de 2005 (seção 01, página 11). Atualmente, o Curso conta com duas turmas em andamento, sendo a primeira iniciada em agosto de 2004.

 

O Curso traz em seu bojo a proposta de criação da ambiência para discussão e desenvolvimento técnico-científico e crítico acerca das questões ligadas à vida, abrangendo de maneira inter e multidisciplinar todas as ciências da vida, da saúde e do meio ambiente.

 

O Mestrado em Bioética do Centro Universitário São Camilo é único no Brasil, sendo coordenado pelo Prof. Dr. William Saad Hossne, que atualmente é Presidente da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e Membro do Comitê Internacional de Bioética da UNESCO. Além disto, é constituído por um grupo qualificado e especializado de professores doutores, sendo destinado a todos os profissionais de nível superior que desejam enveredar para esta área. O Curso representa um marco histórico para a pós-graduação stricto sensu do Centro Universitário São Camilo.

 

 

Forum Internacional de Bioética

 

 

Programação

 

 

23/9

 

19h - Bioética e religião: os 10 anos da Evangelium Vitae

 

Prof. Dr. Robert Barnet

Centro de Bioética Clínica da Universidade de Georgetown (Washington, DC)

 

 

24/9

 

8h30 - Tecnologia, final de vida e cuidados paliatiativos

 

Profa. Dra. Carol Taylor

Diretora do Centro de Bioética Clínica da Universidade de Georgetown (Washington, DC)

 

 

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

 

TELEFONE

 

0800-178585