AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Lançamento da obra "Aspectos Polêmicos e Atuais no Direito Eleitoral"
Lançamento

Lançamento da obra "Aspectos Polêmicos e Atuais no Direito Eleitoral"

A Arraes Editores lançou ontem a obra "Aspectos Polêmicos e Atuais no Direito Eleitoral", organizada por Gabriela Rollemberg, Joelson Dias e Karina Kufa. O livro fomenta o diálogo sobre alguns dos temas mais atuais do Direito Eleitoral.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Atualizado às 08:49

 

Lançamento

 

A Arraes Editores lançou ontem a obra "Aspectos Polêmicos e Atuais no Direito Eleitoral", organizada por Gabriela Rollemberg, Joelson Dias e Karina Kufa.

"Em sua Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire propõe que, "sem o diálogo, não há comunicação e sem esta não há verdadeira educação".

Nos artigos reunidos a seguir, outro não foi o propósito dos organizadores senão justamente o de fomentar o diálogo sobre alguns dos temas mais atuais do Direito Eleitoral.

A expectativa é não somente levar os referidos assuntos ao conhecimento de estudiosos, candidatos e representantes de partidos políticos, mas, principalmente, que essas importantes reflexões, que, certamente, marcarão as eleições municipais de 2012, alcancem também o próprio eleitor, principal protagonista do processo eleitoral.

Afinal, democracia não é somente direito de votar e ser votado, mas, sobretudo, participação política.

E participação política compreendida aqui em sua acepção mais ampla, que diz com a própria história de vida das pessoas, com o seu cotidiano, ou seja, com a efetiva oportunidade de se engajarem no debate dos temas coletivos que afetarão a realização do seu próprio projeto de vida, como, por exemplo, os relacionados às eleições.

Assis Brasil dedicou boa parte de sua atuação política na idealização de medidas voltadas à correção dos rumos do sistema político-eleitoral vigente em sua época, na compreensão de que a República recentemente instalada não lograra realizar o sonho dos republicanos.

Passados exatos 80 anos desde a adoção de uma de suas maiores contribuições, o Código Eleitoral de 1932, inspirado na sua ideia de Justiça e Representação, bandeira dos revolucionários de 1930, o sonho dos republicanos e democratas segue ainda em permanente construção.

Como a sugerir que a democracia é obra mesmo sempre inacabada, a reclamar persistente aperfeiçoamento.

É nessa perspectiva, aliás, que, longe de pretenderem impor sua visão de mundo, os renomados autores dos artigos contemplados nesta obra, em suas esmeradas contribuições, não fazem mais que semear a inquietação, em verdadeiro convite, portanto, à participação do leitor nesse debate público sobre a consolidação do nosso regime democrático e o fortalecimento de nossas instituições republicanas". Os organizadores

Confira foto do evento :

Na foto : Carlos Rollemberg, Roberta Rollemberg, Daniela Teixeira, Ibaneis Rocha e a coordenadora da obra, Gabriela Rollemberg.

__________

__________

_________

Adquira já um exemplar :


__________